Literacia da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Diversidade, desafio, mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar
Matemática para todos Educação Básica
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
TROCA AS VOLTAS À GRIPE COM A BIBLIOTECA GRIPE A.
Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Escola Básica Integrada de Salir 2008/2009 Literacia Da Informação Guião de Pesquisa de Informação Modelo Big.
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Sérgio Elias Vieira Cury
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Missão da BE  Apoiar o processo de ensino aprendizagem  Promover hábitos de leitura  Construir conhecimentos  Interagir com a Comunidade  Despertar.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
Pesquisa e Uso da Informação
Encontro de Coordenadores de BE EB 2,3 e ES - Concelho de Sintra
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Programa Comenius Bilateral
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Competências e Habilidades
ÁREA PROJECTO.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Perguntas de Modelação
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
Como fazer um trabalho de pesquisa
1. 2 Encontro de Coordenadores de BE – EB23 e ES – Sintra
uma comunidade lusófona. uma comunidade lusófona é um projecto tomou ganhou cresceu;
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Transcrição da apresentação:

Literacia da Informação CIBE Ana Farrajota

“Conjunto de habilidades requeridas pelos indivíduos para reconhecer quando necessitam de informação e localizar, avaliar e usar a informação necessária com eficácia” (ALA, 1989)

Literacia da Informação Actualmente, não basta saber ler ou escrever. É fundamental que as pessoas sejam capazes de obter e compreender a informação em diferentes suportes, bem como perceber ideias novas para as usar quando necessárias.

Literacia da Informação Num mundo em que a informação e o conhecimento estão a constituir-se como factores determinantes da vida social, a capacidade de usar informação escrita de forma generalizada, tornou-se essencial. É hoje incontornável o facto de que as capacidades reduzidas neste domínio geram riscos sérios de exclusão social.

Literacia da Informação A literacia consiste num conjunto de competências que se vão aperfeiçoando ao longo do tempo e através da experiência adquirida em pesquisa, selecção e avaliação da informação.

Literacia da Informação Evolução do conceito de Literacia da Informação Abrangência e transversalidade Relação com outras literacias Presença em todas as disciplinas, ambientes de aprendizagem e níveis de educação LI versus Literacia Tecnológica LI versus Competências de Biblioteca

Literacia da Informação Foco no utilizador “Competência” processual chave para transformar informação em conhecimento Mobilização de competências: de biblioteca tecnológicas de informação de pensamento crítico Valores éticos e atitudes Aprendizagem ao longo da vida

Literacia da Informação Identifica uma necessidade ou um problema – No primeiro contacto com a literacia da informação o aluno deverá: Perguntar sobre uma gama vasta de tópicos, assuntos, problemas, etc. Reconhecer a necessidade de gerir e completar a informação a um certo nível (razoável) de compreensão. Fazer brainstorming sobre o assunto e formular questões.

Literacia da Informação Procurar recursos fáceis Identificado o assunto e formuladas as questões o aluno deverá: Identificar potenciais fontes de informação, incluindo documentos impressos, não impressos e electrónicos, dentro e fora da escola (i.e. em suporte informático - internet, cd-rom - audio-visual...) . Utilizar estratégias eficazes de pesquisa recorrendo a palavras-chave, frases e conceitos. Aceder à informação usando índices, tabelas de conteúdos, pesquisa cruzada e suporte informático. Avaliar as fontes a utilizar (i.e. leituras, pontos de vista / opiniões, formatos de documentos). Rejeitar fontes que não servem as suas necessidades.

Literacia da Informação Reunir a informação Depois da identificação e avaliação das fontes o aluno deverá: Ler, observar e ouvir uma grande variedade de materiais apropriados. Reunir material de suporte ao assunto. Começar a elaborar / construir / produzir informação sobre certos aspectos do assunto.

Literacia da Informação Analisar a informação Enquanto os materiais/documentos estão a ser lidos, observados, tratados, o aluno deverá: Descobrir e explorar palavras-chave e ideias principais. Determinar a correcção, relevância e qualidade da informação (autor, data, etc) e rejeitar a informação desnecessária. Diferenciar entre facto e opinião, concordância e discordância, fontes principais e secundárias, causa e efeito.

Literacia da Informação Identificar pontos de vista, diversidade e influência cultural. Reconhecer omissões e erros de lógica. Reconhecer a inter-relação entre os conceitos. Reflectir sobre as questões que surgem, rejeitando algumas ou todas; decidir recolher mais informação / documentação para substituir a anterior.

Literacia da Informação Interpreta e sintetiza a informação Depois de analisar a informação, o aluno deverá: Encontrar formas eficazes/correctas para tirar e tomar notas. Resumir e registar a informação por palavras suas. Tirar conclusões baseadas na informação recolhida.

Literacia da Informação MODELOS (Ex: Big6 Skills, PLUS, Seven Pillars, Information Seeking Process, …) Definição da tarefa Pesquisa de informação Localização e acesso Uso da informação Síntese Avaliação

EXEMPLOS

EB1 CASTRO VERDE

Estratégias / Actividades Pesquisa, acesso, tratamento e produção de informação sobre cada região Contacto com outros municípios, Postos de Turismo e Bibliotecas Municipais para solicitar o envio de materiais sobre as suas regiões Troca de correspondência e de produtos regionais por cada turma com uma escola de cada região

Estratégias / Actividades Audição de lendas, contos e histórias tradicionais Visitas de Estudo Produção de maletas Pedagógicas

Estratégias / Actividades Produção de programas mensais na Rádio Local sobre cada região, sob o nome “Cantos e Encantos de um país” Workshops de danças tradicionais oriundas de cada região

Estratégias / Actividades Convite a personalidades para falar sobre as regiões de que eram oriundos Criação de um Coro para interpretar canções do Cancioneiro Popular Português

Estratégias / Actividades Celebração de festas tradicionais: Magusto, Vamos cantar os reis Feira Gastronómica, com produção e venda de pratos regionais

Estratégias / Actividades “Serões culturais” com as famílias para apresentar os trabalhos dos alunos

Estratégias / Actividades Espectáculo no final do ano lectivo _ “Vem ver passar Portugal” II _ onde, através de encenações, danças e músicas tradicionais das regiões estudadas, alunos e professores deram a conhecer à comunidade alguns dos resultados do Projecto.

EB23 GALOPIM DE CARVALHO

Como Fazer um Trabalho de Pesquisa?

Workshops com os Professores Tópicos 1º Período Workshop 1 Uma visão construtivista da aprendizagem. A aprendizagem baseada em recursos. A aprendizagem colaborativa. Workshop 2 O que é a literacia de informação? Modelos de literacia de informação. A literacia de informação no Projecto Educativo. O “nosso” modelo. 2º Período Workshop 3 Como usar o catálogo da biblioteca? Como pesquisar na Internet? Workshop 4 Como avaliar páginas web? Direitos e deveres dos utilizadores da informação. 3º Período Workshop 5 “Explica por palavras tuas o que aprendeste” Workshop 6 “Acompanha o processo e avalia os resultados do teu trabalho” Workshops sobre LI com os Professores das Áreas de Projecto para lhes permitir pôr em prática o Programa com os seus alunos

Currículo de Literacia de Informação Elaboração e apresentação ao CP por uma equipa constituída pela coordenadora da biblioteca e por docentes dos diferentes níveis ensino de uma proposta de um Currículo de Literacia da Informação, a integrar o Projecto Curricular do Agrupamento, do 3º ao 9º ano de escolaridade

BLOG da BE Galopim de Carvalho

Outras Estratégias / Actividades Planeamento com os professores das Áreas de Projecto, das actividades a desenvolver, das competências de informação a trabalhar e dos recursos a utilizar, em função dos temas escolhidos pelas diferentes turmas ou anos e dos métodos e técnicas aprendidos nos workshops. 2º CEB 3º CEB Jogos Olímpicos Ser Saudável Problemas Ambientais A Matemática, a Vida e o Jogo Terras onde nascemos Lendas e Mitos … A Arte Urbana Os Direitos Humanos Heróis

Outras Estratégias / Actividades Envolvimento de várias disciplinas e áreas: Língua Portuguesa, Inglês, História, Educação Visual, Educação Musical, Educação Física, Formação Cívica, etc. Aulas em colaboração na BE Produção de dossiers temáticos de apoio aos temas das Áreas de Projecto Apoio informal sempre que necessário a alunos ou grupos

Outras Estratégias / Actividades Sessões de acolhimento e formação de utilizadores para os novos alunos: “ à Descoberta da BE” Visitas guiadas à BE para os novos professores Recrutamento e treino de alunos monitores