O Papel do Marketing “O Fortaleza Que Queremos”

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Transcrição da apresentação:

O Papel do Marketing “O Fortaleza Que Queremos” Wilson Bastos Universidade do Arizona-Estudante de Ph.D. Marketing

Agradecimento Demétrius Coelho Ribeiro – Diretor de Atividades Sociais, Promoções e Marketing do Fortaleza. Cesar Nobre – Conselheiro do MITT e do Fortaleza. Mozart Martins Júnior – Diretor da Gráfica Cearense. Mozart Martins – Presidente do Conselho Deliberativo do Fortaleza. Pauto Artur – Presidente do Conselho Executivo do Fortaleza.

Agradecimento Universidade do Arizona Linda Price, Ph.D. Diretora do Departamento de Marketing Lan Chaplin, Ph.D. Professora de Marketing da Villanova University Sidney Levy, Ph.D. Distinto Professor de Marketing da

O que e Marketing? Marketing é a atividade, grupo de instituicoes, e processos para criar, comunicar, entregar, e trocar valores entre consumidores, clientes, associados e a sociedade em geral. (Associacão Americana de Marketing – definicao aprovada em outubro de 2007).

O que e Marketing? Estratégia Modelagem Comportamento do Consumidor (Sociologia e Psicologia)

O que e Marketing? Propaganda Preco Marca A Mente do consumidor Materialismo Localizacão do produto Involvimento com o produto Lealdade Memória Processamento de informacão inconscientemente Satisfacão do cliente

Agenda Porque Compramos? Marca – A Marca Fortaleza (Re)posicionamento da Marca Fortaleza O Torcedor (Consumidor) Comunidade da Marca Novos Profissionais Estádio Alcides Santos Sócio Torcedor Comunicacão/Site Responsabilidade Social

Porque Compramos? Necessidade Física (ex: alimento, medicamento) Desejo (ex: relógio) Comunicar Algo Sobre Si (ex: Rolex, Adidas) Manifestar Algo em Direcão a Outras Pessoas (ex: Mont Blanc, Livro, Rosas) Construir ou Manter uma Ligacão/Conexão (Rindfleisch, Borroughs, e Wong, 2009)

Marca Princípios - Egípcios - Começo do século XX Situação Atual - Qualquer coisa pode ser marca (igreja, cidade, pessoa) - Marcas com personalidade Imagem/Posicionamento da Marca Imagem Confusa – Consequências Moda

A Marca Fortaleza

A Marca Fortaleza Tricolor de Aço Time da Garotada

A Marca Fortaleza Mensagens do Fortaleza enfraquecido Contratação anunciada e não concretizada Marketing baseado em mensagens de ajuda ao time

A Marca Fortaleza - Ajuda Consumidores – Compra e Ajuda? Nós não somos representativos. Quando o estádio lota? Concorrência por ajuda. Conclusão: Imagem da Marca Solida e Baseada em Trocas de Valores

A Marca Fortaleza – Como? Mudanca de cultura e mensagem (tempo, esforco, sincronia e persistência). Jogadores são a linha de frente/porta vozes Mídia Uso da marca por terceiros (padronização, eficiência, receita) Problemas em não controlar falsificação da marca Receita Consumidor Sabedor - Comparação e Frustração Consumidor não Sabedor - Risco de Qualidade

A Marca Fortaleza – Pontos Adicionais Valor da marca Ceará X Fortaleza – Cearense VS Brasileiro. Relacionamento com a marca Fortaleza é distinto.

O Consumidor/Torcedor Um dos maiores desafios do profissional de marketing. Use todas as oportunidades para informar, entreter, educar, persuadir: - Intervalo (torcedor com pandeiro). - Compra nas lojas do Fortaleza. - Convocação, comemoração e agradecimento em outdoor. - Passeata.

O Consumidor/Torcedor O que o Fortaleza vende? - “O que vale e o show” -  “Se o Ronaldo não entrasse em campo pelo Corinthians, a contratação dele ainda assim seria positiva” (Andrés Sanchez). Sofisticação do consumidor – marketing emocional. Baumeister – Esgotamento das capacidades cognitivas lida a compra emocional (glucose) = Loja.

O Consumidor/Torcedor Educar e Criar Paixão - História (museu do Fortaleza) - Como foi feito (maior abertura) - O que deu errado (oportunidade de risos) Ponto de Decisão - Decisão planejada ou de impulso? - Importante para divulgação do jogo (praia ou outdoor?). - Como obter esse conhecimento?

Comunidade da Marca O que e? - Porta voz da marca - Leal – estilo de vida - Direito de voz - Auto ajuda Exemplo no futebol

Comunidade da Marca Comunidades para diferentes grupos - Reuniões (filiação) - Hierarquia (status) - Musicas e rituais (criatividade) - Colônia de férias (novos tricolores – Time da Garotada) - Conferencias locais e nacionais (conhecimento e diversão) - Apropriada no cenário de mobilidade geográfica.

Novos Profissionais 1 + 1 > 2 - Time de sucesso. - Coral de sucesso. - Fortaleza de sucesso. Profissionais competentes – recrutamento (rigoroso), remuneração e treinamento.

Estádio Alcides Santos Bem vindo. Sistema de som. Museu e tour com guia profissional (arrecadação para o time e aprendizado e aproximação do torcedor). Manter torcedor no estádio no pós-jogo (entrevistas, divertimento). Alugar cadeirinhas.

Sócio Torcedor Porto Alegre – 1.4 milhão. “Inter Chega a Marca dos 80 Mil Sócios” (site do clube, em 19 de abril de 2009) Benefícios: 50% de desconto no ingresso (dividir risco). Preferência na aquisição do ingresso. Sorteios e promoções. Descontos em estabelecimentos comerciais. Direito a voto para eleger conselheiros e presidente. Desconto em academia do clube.

Sócio Torcedor Visita ao Museu Tricolor de Aço. Tour no Alcides Santos e/ou CT. Benefícios adicionais baseado em bom pagamento e lealdade. Atividades com atletas (racha, sessão de autógrafos, almoço no Pici).

Comunicação/Site Venda de ingressos, produtos e sócio torcedor pelo site do clube. Ingresso recarregável. Benefícios para o torcedor: - No estádio, menos dinheiro e fila pro torcedor. - Distanciamento psicológico de gastos.

Comunicação/Site Benefícios para o clube: - Coleta de informação de contato (e-mail, telefone, endereço). - Oportunidade de aprender sobre o consumidor (questionário, freqüência de compra, tipo de compra, classe social). - Menos perigo de roubo de renda. - Melhor previsão de publico e planejamento. - Fortaleza sem limites – alcance a torcedores em outros estados e no exterior.

Comunicação/Site Comunicação com mídia e publico pelo site: - Democracia de acesso a informação. - Baixo custo e enorme cobertura = eficiência. - Não necessidade de debate. Exemplo: Zico Um assessor de imprensa deve ser um escudo eficiente da diretoria e um criador de imagem favorável.

Responsabilidade Social Retribuir à sociedade e usar tal atividade em programas de relações publicas (imagem da marca). Inclusão de jogadores. Criação de convênios com empresas. Futebol tem uma enorme visibilidade que e valiosa a empresas em vários tipos de industrias (ex: novas marcas, marcas buscando reviver sua imagem)

Rumo ao Penta! Obrigado