Análise Semiótica de Anúncios Publicitários de Automóveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
Advertisements

Consumismo e publicidade
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
A Sociedade da Informação versus a Sociedade do Conhecimento
Análise de Imagem (Martine Joly)
Imprimir apresentações em diversos formatos
França Inglaterra Portugal
Objetivos de mídia Objetivos de mídia são objetivos de marketing;
O título da apresentação deve ocupar até quatro linhas
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
A Redken é uma marca que foi comprada pela multinacional de beleza L’Oréal em 1993, mundialmente conhecida, a marca é sinônimo de moda, ciência e inspiração.
Pequena revisão e alguns conselhos
MACS Análise, representação e redução de dados..
Introdução aos Princípios e elementos de design
ALGUMAS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE UM POWERPOINT
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Análise de Imagem (Martine Joly)
Campanha Publicitária
“ Volkswagen 60 Anos ”.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO.
O que é slogan? É uma frase imperativa, de impacto, feita para ser lembrada facilmente. Tem como objetivo “vender” um produto ou uma ideia. Pode ser usado.
FOLHETO/”FLYER” E AUTOCOLANTE
A função comercial e o marketing
COMPUTAÇÃO GRAFICA DAVIDE MOURO SALGUEIRO.
Vamos estudar banda desenhada!
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
XADREZ O JOGO DE XADREZ DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO E CONTRIBUI PARA FORMAR O ESPÍRITO DE INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE INSTIGAR A CRIATIVIDADE E DESENVOLVER.
Clique espaço para continuar
Foto Automática Este programa elabora uma foto sua, a partir dos dados que inserir sobre suas características faciais.
> > as mensagens Texto informativo e/ou imagem racional (logos)
A minha primeira apresentação…
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
©2004 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. A minha primeira apresentação…  
Um suporte na Sala de Aula
Cores: estímulo visual no PDV
O “Inegável” Mundo Da Internet.
INTRODUÇÃO À FOLHA DE CÁLCULO
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE CAMPANHA BEBIDA E DIREÇAO ~
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Clicando com o mouse, você verá o passo a passo
… para uma boa apresentação
Marketing Digital Prof. Junior Barbosa.
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
Alunos, 2MB: Gabriela Botelho João Guilherme Bonatto José Victor Caetano.
INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE
Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas
UNIDADE 4: Processamento de texto
Fotografia Publicitária II
Tendências da Linguagem Publicitária
TIPOLOGIA E DESIGN.
GUIA DE ESTILOS PARA UTILIZAÇÃO DA MARCA PETWORKING POR MEZCLA DESIGN.
TEXTO PUBLICITÁRIO.
Textos dos media Maria Serafina Roque
Fundamentos de Interface
1.4 Velocidade e movimentos
Foto Publicitária.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
REDAÇÃO III TEXTO PARA REVISTA.
Propaganda e Planejamento de Mídia
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Imagem e Indumentária do orador.
Primeira Apresentação
Diferenças na recepção da imagem feminina em propagandas comerciais
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 2/6/ :46 1 ATRIBUTOS BÁSICOS (Continuação) Molduras de Imagem Para melhorar a apresentação.
Ilusões de Óptica. Algo parece mover-se nesta imagem:
FOLDER PUBLICITÁRIO.
VAMOS BRINCAR ÀS CORES.
Transcrição da apresentação:

Análise Semiótica de Anúncios Publicitários de Automóveis Silvana Soares Barbosa CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Introdução A publicidade apodera-se de uma enorme percentagem da economia mundial; Os comerciantes lutam constantemente para atrair o público consumidor; O objectivo da publicidade é enunciar as funções e qualidades essenciais dos produtos; o primeiro contacto que o consumidor tem com o produto são, efectivamente as imagens.

Imagens Analisadas Moldura: Não. Imagem 1 Enquadramento: Vertical e dá-nos uma impressão de grande proximidade. O casal é o ponto fulcral da imagem. Formas: Curvas. Cores: branco, cinzento e cor da pele. Textura: Não é lisa. Desvalorização da mulher e é materializada como um objecto de diversão. Comparação Mulher/Carro. Slogan: The ultimate attraction – A última atracção. O sexo masculino é quem desfruta dessa diversão, colocando a mulher e o carro num patamar análogo. Imagem 1

Imagem dividida em 3 partes: YES YOU CAN Moldura: Não. Enquadramento: Vertical Imagem vista de cima (esquerda), cima (direita) para baixo. O carro não é o mais focado, mas sim o conteúdo linguístico (facilidades de pagamento). Formas: linhas rectas (casa), linhas curvas (carro). Cores: Azul, branco, castanho, verde e cinza. Ícone: Obama (esperança). Publicidade lançada na mesma altura da campanha de Obama para tentar atingir um novo público-alvo. Conteúdo linguístico é mais focado que o carro. Imagem 2

Imagem 3 Moldura: Sim. Enquadramento: Imagem 3 é horizontal e imagem 4 é vertical. Suporte: Outdoors (Ruas da Califórnia, EUA) O carro é ponto mais focado nas 2 imagens. Formas: Unicamente as formas dos carros. Cores: Imagem 3 cinzento e preto, imagem 4 preto e branco (contraste nas cores). A Audi e a BMW - batalha publicitária. Audi provoca – BMW responde à provocação. Slogan: meio de comunicação. A Intertextualidade destes anúncios remetem para um jogo de xadrez. Metáfora: A Publicidade é uma batalha Imagem 4

Imagem 5 Moldura: Não. Enquadramento: Vertical. Ponto fulcral da imagem: Gesto do homem (má educação). Formas: Várias (corpo humano e sofá). Cores: Essencialmente preto e castanho, mas também cor da pele e branco. Não tem conteúdo linguístico, só a marca do carro – Bentley. Ausência de slogan. Interpretações variadas – “eu tenho um Bentley e vocês não”. Bentley = marca de carros muito dispendiosa e luxuosa. Luxo ≠ má educação.

Imagens que também vão ser analisadas no Trabalho Final Imagem 6 Esta publicidade associa o poder económico com a potência do motor, propondo que a assunção de um estatuto sócio-profissional médio-alto passa por um comportamento menos correcto na estrada. Slogan: “É hora de atacar”, apresenta aspectos morfologicamente agressivos do veículo, incitando não simplesmente à velocidade excessiva, mas também a comportamentos violentos e ameaçadores contra outros “utentes” rodoviários. Elipse.

Imagem 7 Slogan: You know you’re not the first Você sabe que não é a primeira. Anúncio utilizado para uma campanha de selecção de carros usados da BMW. Desvalorização da mulher. Comparação Mulher/Carro. Mulher conotado como objecto sexual. Um carro usado serve tanto como um novo. “Usar” a mulher ou usar um carro, ambos estão prontos para satisfazer qualquer necessidade como um máquina, não importando as vezes que é “usado” nem “por quem”.

Imagem 8 Anúncio de 2 páginas. Vários conteúdos linguísticos. Nesta peça publicitária é chamado à atenção, o facto do Homem não abdicar da presença dos seus animais de estimação. Na compra de uma carro, este tem de ter espaço para a família do homem e para a família do cão, sendo a melhor compra um automóvel com”raça” (tal como o cão) – legenda do carro na página da direita. Slogan da página da esquerda: “Para famílias que exigem mais do automóvel da família” O tamanha do carro é o mais focalizado neste anúncio, dando maior destaque aos cães.

Conclusão A publicidade surge como parte complementar da sociedade de consumo; São as campanhas publicitárias que desenvolvem os produtos; Todas as publicidades destinam-se para o consumismo e aliciam os clientes a adquirir novos padrões de vida.

Fim