Oficina - Humanização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Ações Estratégicas na Atenção Básica
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Pacto dos Indicadores da Atenção Básica
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
Grupo 3 Relatório Final.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Avaliação Institucional
O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA
SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE PLANEJAMENTOESTRATÉGICO
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Educação Permanente em Saúde :
Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS
Humanização Processo Pessoal, Interpessoal e Institucional
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
HUMANIZA CEPAC.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Educação Ambiental - GPEEA
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Política Nacional de Humanização
ROBERTA RIBEIRO NUNES; JOÃO BOSCO LIMA BARBOSA
Oficina 2- Diretor - Gestor de uma escola aprendente
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Educação Permanente em Saúde Relatora – Ghisleine C. A. da Silva.
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Promovendo Soluções Sociais
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Apresentação da Síntese do Trabalho
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Do esforço em conjunto e por uma nova realidade: Pensando e fazendo uma Segurança Cidadã.
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
 ANÁLISE CRÍTICA O ensino das graduações de saúde deve formar profissionais generalistas nas diversas profissões. A iniciativa do curso foi bastante proveitosa,
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Encontro Estadual do PMAQ
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Oficina - Humanização

Conceito Olhar o ser humano como um todo Ser resolutivo Liberdade para agir Comprometimento Relação entre sujeitos Não fragmentar Acolhimento como postura Garantia de acesso Espaço de discussão coletivo Ser humano em ação – fazer-se homem

Conceito Desenvolver as multirrelações internas e externas, dando resolutividade através da eqüidade, com responsabilidade entre profissionais e usuários, buscando um atendimento que valorize as necessidades bio-psico-socioeconômicas dos envolvidos no processo de produzir saúde.

Diagnóstico – Área Acadêmica/Cursos de Formação em Saúde Embora exista na academia Colegiado Democrático, este não funciona como deveria, deve haver maior responsabilização dos sujeitos Há dificuldades para iniciar o processo ensino-aprendizagem com relação ao planejamento; ainda utiliza-se o modelo tradicional, sem enfocar a problematização

Diagnóstico – Área de Serviço Falta: maior atenção – respeito – escuta ativa – responsabilidade – aprofundamento da história do paciente – integração da equipe – avaliação de risco – relação de confiança – paciência – tolerância – humildade – comprometimento. Existem: rotinas rígidas – gestão não compartilhada – consultas relâmpago – atendimento centrado na patologia – falta de planejamento – modelo verticalizado – falta de RH – deficiência de espaços físicos e materiais

Propostas – Academia/Curso de Formação em Saúde Responsável Prazo Sensibilizar docentes para Inserir a discussão HumanizaSUS em todas as matérias da área de saúde Discentes Curto prazo Criar grupos de alunos para disseminar o HumanizaSUS para a comunidade Discente Incentivar a participação de acadêmicos em cursos de extensão que virão contribuir para a humanização dos atendimentos. Ex: cursos voltados à PPD (libras, braile, etc.) Docentes e discentes Curto e médio prazo Multiplicar a oficina HumanizaSUS nas faculdades

Propostas - Serviço Propostas Responsável Prazo Criar onde ainda não existe e implementar onde já existe espaços de encontros entre as equipes de saúde, incluindo as chefias e o controle social, para a análise de dados, a discussão dos processos e fluxos de trabalho, planejamento coletivo e estudos de casos (evento sentinela) – proporcionar EPS Equipes de saúde Curto prazo Desenvolver oficinas de HumanizaSUS, envolvendo gestores e profissionais de saúde Constituir GTHs nas regionais de saúde e municípios onde ainda não existe