5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude

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Transcrição da apresentação:

5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude MINISTÉRIO DA SAÚDE Direcção Nacional de assistÊncia Médica 5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude Apresentador: Maputo, Julho 2008

Melhoria da Qualidade (por desenvolver) Conceito Breve historial Componentes prioritarias Humanização dos cuidados de saúde Areas prioritarias: PCI Enfermaria modelo SMI

Humanização dos Cuidados de Saúde

Formato da apresentação Introdução: Conceito de Humanização Por que Humanizar o Cuidado de Saúde Plano de Acção para Humanização dos Cuidados de Saúde Abordagem Serviços prioritários Objectivos Principais Intervenções Proximos passos

Conceito de Humanização Humanização, implica na melhoria das relações humanas nos serviços de saúde e no reconhecimento e respeito aos direitos fundamentais dos utentes e dos trabalhadores Humanização, é algo que sente e se percebe quando esta presente ou ausente. A humanização consiste na busca da compreensão das pessoas e das suas neccessidades, aplicação dos princípios da ética, individualização da atenção ao utente, defesa e protecção da vida e do bem estar, garantia do direito à informação, à privacidade e a uma assistência de boa qualidade técnico-científica.

Por que Humanizar o Cuidado de Saúde? Falta de atenção e respeito no cuidado aos utentes com individuos Longo tempo de espera Cobranças ilícitas Fraca capacidade dos profissionais de saúde para a compreensão das demandas e expectativas dos utentes Novas tecnologias Especialização do conhecimento -Doença é vista como objecto do saber cientifico desarticulada do homem RH limitados Deficiência de Recursos Materiais e Medicamentosos etc

Plano de Acção para Humanização dos Cuidados de Saúde e a Abordagem de “Gestão e Reconhecimento dos Serviços com Base em Padrões de Desempenho´´ (GBPr) A abordagem GBPr será utilizada para a implementação da iniciativa de Humanização dos Cuidados de Saude. Vem sendo Desde 2004, o Ministério da Saude vem usando esta abordagem para a melhoria da qualidade dos serviços nas áreas de PCI SMI e Enfermarias Modelos Formação

Os quatros passos da Abordagem de GBPr para a implementação da Iniciativa de Humanização dos Cuidados de Saúde com base em padrões de desempenho Passo 1: Definição dos padrões e elaboração dos instrumentos de medição do desempenho (IMD) - os padrões de qualidade devem ser práticos, adequado a realidade nacional e facilmente mensuráveis. Passo 2: Implementação dos padrões nos hospitais - Realizar as linhas de base nos hospitais; analisar os resultados; identificar as lacunas e causas; elaborar e implementar os planos operacionais para obter rápidas melhorias; realizar a supervisão facilitadora e medições subsequentes para avaliação dos progressos. Passo 3: Medição dos progressos - Este processo tem seu enfoque de baixo para cima, com base no controle local, “empoderamento” dos trabalhadores de saúde e aumento da motivação. As medições podem ser feitas através de auto avaliação/interna, avaliação por pares/ entre trabalhadores do mesmo hospital, ou entre hospitais ou avaliação externa. Passo 4: Reconhecimento dos progressos - Visa aumentar a motivação e valorizar o esforço dos trabalhadores da saúde e da comunidade. Os mecanismos de reconhecimento devem ser sustentáveis, institucionais e podem incluir: retro -alimentação positiva, reconhecimento social e reconhecimento material.

Critérios de Verificação Instrumento de Medição do Desempenho (IMD) Área: Maternidade- Consulta pré-natal Padrões de desempenho Critérios de Verificação S, N ou NA Comentários CUIDADO PRÉ-NATAL - Instruções para o supervisor: Observe o atendimento de 1 mulher grávida que vem para a consulta pré-natal (CPN) usando os padrões de 5 - 10. O trabalhador de saúde recebe e trata a mulher grávida de forma cordial e respeitosa Observe durante a CPN se o trabalhador de saúde: Usa o crachá de identificação Cumprimenta e apresenta-se de uma forma cordial Trata a mulher pelo nome Garante a privacidade e confidencialidade Usando uma linguagem que a mulher entende, fornece as informações e responde às perguntas cordialmente ___________

Serviços prioritários Serviços de urgência (Banco de Socorros e seus serviços auxiliares de urgência e maternidades) Serviços ambulatórios das diferentes áreas Serviços de internamento Em cada área de serviço serão incluídos os serviços de apoio vigentes como: Laboratório; Banco de sangue; Exames especializados Sistemas de informação, monitoria e avaliação; Sistemas de gestão de recursos humanos, físicos e materiais.

Objectivos Geral: Humanizar os Cuidados de Saúde no Serviço Nacional de Saúde em Moçambique Específicos: Criar e implementar instrumentos/estruturas para a implementação do plano de humanização Assegurar uma gestão humanizada das Instituições de Saúde Promover o atendimento humanizado aos utentes dos Serviços de Saúde Promover a humanização das condições de trabalho nos Serviços de Saúde

Principais Intervenções/objectivo especifico Criar e implementar instrumentos/estruturas para a implementação do plano de humanização Elaborar e implementar o plano de acção, padrões e instrumentos de monitoria do processo de HCS Criar e operacionalizar os Comités de humanização a todos os níveis (nacional, prov., distrit. e US) Capacitar os profissionais integrantes das equipas implementadoras na abordagem GBPr Assegurar a avaliação e reconhecimento sistemático dos progressos

2. Assegurar uma gestão humanizada das Instituições de Saúde Promover a Cultura humanística na prestação de cuidados centrada no utente as necessidades do utente melhorados Melhorar a organização dos serviços de saúde apropriados as necessidades do utente melhorados Assegurar espaços físicos e equipamentos adequados aos serviços em prestação

3. Promover o atendimento humanizado aos utentes dos serviços de saúde Melhorar as condições de acesso e de prestação dos serviços, e de segurança aos utentes Melhorar as habilidades de interacção-comunicação profissional-utente

4. Promover a humanização das condições de trabalho nos serviços de saúde Melhorar comunicação e relacionamento entre profissionais Fortalecer as acções de valorização do trabalho e motivação do profissional Melhorar as competências técnico-profissionais na prestação de serviços Assegurar o envolvimento dos trabalhadores e comunidade na gestão e organização dos serviços

Fases de implementação A implementação tem uma abrangência Nacional e faseada: Primeira fase - Hospitais Centrais, Provinciais e Gerais de Maputo; Segunda fase - Hospitais Distritais e restantes gerais; Terceira fase - Hospitais rurais e Quarta fase - Centros de saúde com maternidade. Nota: unidades sanitárias não abrangidas numa determinada fase, poderão voluntariamente aderir à iniciativa e serão facultados os instrumentos. A evolução de uma fase para a outra será determinada por critérios a serem estabelecidos.

Proximos Passos Divulgar o plano de Humanização dos cuidados de Saúde e IMD (padrões gerais e especificos) Criar os comites Provinciais, distritais e hospitalares Realizar o Modulo I para a formação das equipas implementadoras Realizar a 1ª medição usando os IMDs, elaborar e implementar os planos de acção