Programa Ambiental do Sistema CNT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
MPEs- SUSTENTABILIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E MDL
O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
I n v e n t á r i o d e E m i s s õ e s d e G a s e s d e E f e i t o E s t u f a e P l a n o d e N e u t r a l i z a ç ã o – Begreen Bioenergia.
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Encontro de Líderes dos PEQPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Comissão de Educação dos Profissionais
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
I Seminário de Boas Práticas Ambientais do Poder Legislativo
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Decreto /02: Aspectos Legais e a Visão da Sociedade Civil
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Projeto Extensão Industrial Exportadora
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Fabiano André Vergani
GESTÃO DE RISCO NO TRÂNSITO MS.c. Lilian Elizabeth DIESEL
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
O QUE É ? É um programa para a sensibilização prática e análise da gestão financeira, gestão da qualidade no atendimento e gestão de alimentos seguros,
“ PAINEL DE DEPOIMENTOS, EXPERIÊNCIAS E PROJETOS
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Plano Estratégico Regional de Turismo
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A CGETI - Pesquisa de novas tecnologias. - Melhoria do prazo de atendimento na avaliação dos projetos enviados. - Criação.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Grupo 14B Subgrupo 02 Daniel Duarte Márcia Caroline
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Desenvolvimento da sociedade Impactos ambientais Mudanças climáticas
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
Planejamento e Responsabilidade Social
Programa EESC Sustentável USP Recicla
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Uma Escola do Tamanho do Brasil
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
BRUNO HENRIQUE BEILFUSS
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Escola Politécnica Projeto Extensão Industrial Exportadora O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria, pesquisa, ensino.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
Apresentação Institucional. O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis sem fins.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Aline.
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Programa Ambiental do Sistema CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT

Programa Ambiental do Sistema CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT EM SANTA CATARINA, O DESPOLUIR É VÍNCULADO À FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE CARGA E LOGÍSTICA DE SC (FETRANCESC) SÃO TRÊS UNIDADES MÓVEIS QUE ATENDEM O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA CATARINENSE. OS TÉCNICOS RESPONSÁVEIS POR CADA UNIDADE MÓVEL SÃO CRISTIANO SANTOS, JORGE KRUEGER E ANDRÉ PIFFER COM A COORDENAÇÃO DE LUIZ MAURÍCIO LOPES. EMPRESAS DE TRANSPORTE DEVEM MARCAR AFERIÇÃO DE SEUS CAMINHÕES, PARA CONTROLE DA EMISSÃOD E POLUENTES PELA UNIDADE MÓVEL, ATRAVÉS DO SINDICATO DE SUA BASE

DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT TÉCNICOS DO DESPOLUIR EM SC CRISTIANO L. DOS SANTOS – BASE FLORIANÓPOLIS – (48) 32481104 ANDRE PIFFER - BASE CONCÓRDIA – (49) 3442 1087 JORGE C. KRUEGER - BASE JOINVILLE - (47) 3028 3158 COORDENADOR SC – LUIZ MAURÍCIO – (48) 32481104 despoluir@fetrancesc.com.br Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina Rua José Cândido da Silva, 225 •: 88075-250 • Estreito • Florianópolis - SC • (48) 3248-1104 www.fetrancesc.com.br

Programa Ambiental do Sistema CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT Objetivos Ampliar a atual atuação da CNT/Fetrancesc em relação às questões ambientais. Contribuir com a sociedade na promoção de melhorias para o meio ambiente. Estruturar ações do setor de transporte para incrementar a gestão ambiental voltada para o desenvolvimento sustentável. Promover a melhoria da qualidade do ar e da gestão de combustíveis. Desenvolver cursos voltados à educação ambiental, abrangendo empresas, autônomos, taxistas e sociedade em geral. Disseminar o conhecimento ambiental no setor de transportes.

Programa Ambiental do Sistema CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT Justificativa Cumprir com o seu papel de líder na busca do desenvolvimento sustentável do setor transporte. Fortalecer uma imagem pró-ativa para a questão ambiental junto à sociedade. Desenvolver projetos visando atingir uma maior legitimidade social para o setor de transporte. Detém uma estrutura organizacional capaz de atender as necessidades e expectativas do setor e da sociedade em relação à busca do desenvolvimento sustentável.

Programa Ambiental do Sistema CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT Público-alvo: Empresas de transporte, caminhoneiros autônomos, taxistas, trabalhadores do setor de transporte e a sociedade em geral. Instituições participantes: CNT, IDT, SEST/SENAT Federações, Sindicatos e Associações afiliados ao sistema CNT.

Programa Ambiental do Sistema CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT Projetos Estratégicos Estruturantes Projeto I Projeto de aprimoramento da gestão ambiental Projeto II Projeto de redução de emissão de poluentes e de consumo de combustível Projeto III Projeto de educação ambiental para o setor de transporte e a sociedade

Programa Ambiental do Sistema CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT Despoluir - Projeto I: Aprimoramento da Gestão Ambiental Objetivo: Promover a melhoria da gestão ambiental voltada para desenvolvimento sustentável. Principais ações: Estimular a compreensão sobre a importância estratégica da variável ambiental para a competitividade do setor de transporte e para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Auxiliar a implementação de ações específicas de aprimoramento e de fortalecimento da consciência ambiental. Incentivar a implementação de melhorias nas instalações físicas e de cuidados com o meio ambiente. Incentivar e auxiliar a implementação da ISO 14.000 nas empresas de transporte. Incentivar a reciclagem de resíduos gerados pelas empresas de transporte. Estimular o incentivo para a renovação da frota das empresas junto ao governo. Capacitar coordenadores e técnicos.

Programa Ambiental do Sistema CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT Despoluir - Projeto II: Redução de Emissão de Poluentes e de Consumo de Combustível Objetivo: Promover a melhoria da qualidade do ar por meio do monitoramento da emissão de poluentes e do aprimoramento da gestão de combustíveis consumido por ônibus, caminhões, automóveis e demais meios de transporte . Principais ações: Oferecer apoio técnico sobre a gestão de combustível e a emissão de poluentes. Estruturar a metodologia de cálculo de redução de consumo de combustível e de emissão de poluentes. Elaborar um sistema computacional para gerenciar os dados do projeto. Promover o uso do Selo VERDE.

Programa Ambiental do Sistema CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT Despoluir - Projeto II: Redução de Emissão de Poluentes e de Consumo de Combustível Principais ações: Fornecer veículos e equipamentos para a montagem das unidades móveis e dos postos fixos. Capacitar coordenadores e técnicos. Criar um portal na internet do projeto. Promover convênios de caráter financeiro com as entidades executoras. Estruturar ações que permitam a inclusão do projeto no programa de créditos de carbono (Mecanismo do Desenvolvimento Limpo - MDL).

Programa Ambiental do Sistema CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT Despoluir - Projeto III: Educação Ambiental para o Setor de Transporte Objetivo: Promover a educação ambiental para o setor e a sociedade em geral, visando torná-los vigilantes e disseminadores de boas práticas, contribuindo, assim, para a conscientização da sociedade sobre a importância do meio ambiente. Principais ações: Promover cursos, seminários e palestras sobre meio ambiente. Criar um portal na internet visando desenvolver a consciência ambiental. Desenvolver publicações, cartilhas, panfletos e informativos que divulguem as boas práticas ambientais, que sensibilizem e que conscientizem o setor. Criar o prêmio de excelência em gestão ambiental. Promover campanhas publicitárias sobre a educação ambiental. Estruturar programações permanentes para a divulgação das atividades da política setorial de meio ambiente da CNT.

Programa Ambiental do Sistema CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Sistema CNT