Os Fisiocratas Grupo de economistas franceses do século XVIII que combateu as idéias mercantilistas e formulou, pela primeira vez, de maneira sistemática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas econômicos e sociais
Advertisements

Escola Econômica Clássica
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
Capitalismo / Socialismo
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
3ª e 4ª aulas Economia clássica
Quadro econômico de Quesnay
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Liberalismo, Nacionalismo, Socialismo e Neoliberalismo
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
O I L U M N S Professora: Marta.
Professor: Sandro Celestino
FISIOCRATISMO E ECONOMIA
Liberalismo.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Adam Smith e A Riqueza das Nações
História do Pensamento Econômico – Aula 04
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
Sistema de Contas Nacionais SCN
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
John Stuart Mill ( ) Tentativa de integrar a teoria do valor-trabalho ao utilitarismo Discípulo de Bentham e Ricardo Defensor de reformas liberais.
Adam Smith ( ) Primeiro modelo abstrato completo do estrutura e do funcionamento do sistema capitalista Interesses individuais, harmonizados pela.
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Economia POLÍTICA Unidade 01
O Iluminismo.
Parte II: Determinantes do Produto
Thomas R. Malthus ( ) Os conflitos entre as classes
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO
CAPITALISMO.
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
Iluminismo Definição:
Tema: A economia de ADAM SMITH II Prof ª Ms. Edineide Maria de Oliveira Economia Política AULA.
A Economia Política Inglêsa
Mercantilistas e Fisiocratas
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Trabalho de geografia E.E.Bráz Sinigáglia
A Evolução do Capitalismo
ILUMINISMO.
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR
HISTÓRICO DAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS
O pensamento liberal Capítulo 18.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Prof. Ricardo Feijó. Em meados do século XVIII aparece na França o primeiro grupo de pensadores de questões econômicas organizado formalmente em escola.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
OS CLÁSSICOS Adam Smith ( ) David Ricardo ( )
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Capitalismo x Socialismo
Aula 5 Escola Clássica Adam Smith
Transcrição da apresentação:

Os Fisiocratas Grupo de economistas franceses do século XVIII que combateu as idéias mercantilistas e formulou, pela primeira vez, de maneira sistemática e lógica, uma teoria do liberalismo econômico.

Os fisiocratas Pretendem investigar o sistema econômico em seu conjunto: um organismo regido por leis necessárias e cientificamente relevantes. Acreditam na existência de uma “ordem natural” para a sociedade, semelhante às leis da Natureza Analogia com a Mecânica, Hidráulica e com o esquema de circulação sangüínea. A idéia de equilíbrio

Os Fisiocratas Sociedade pode encontrar-se distante de sua “ordem natural” mas esta será sempre uma tendência. Estabelecem um paradigma, a partir do qual pode-se julgar a realidade A transformação dos produtos em mercadorias é a base da constituição da “ordem natural” (somente a troca pode dar unidade às atividades econômicas dos homens)

Estrutura Econômica da França Economia agrícola com propriedade da terra de caráter senhorial Condução da atividade agrícola de forma capitalista (arrendamentos, trabalho assalariado) Superioridade da agricultura capitalista sobre outras formas Atividades urbanas: estrutura artesanal como forma natural de gestão Política econômica fortemente mercantilista (monopólios, bulionismo, etc)

O Produto Líquido Produto líquido: parte da riqueza produzida que exceda a riqueza consumida ao longo do processo produtivo Base de um consumo superior, mais variado e rico Re-utilização na produção permite o crescimento das escalas Tarefa histórica do capitalismo: ampliar o excedente Importância às atividades onde se forma e se amplia o excedente

Como avaliar (medir) o produto líquido? Inexistência de uma teoria do valor que permita comparar (e somar) produtos diferentes Avaliam o excedente apenas em um setor (consideram apenas aspectos físicos da produção) Aceitam como “dados” os preços da produção (problemas)

Origem do produto líquido “somente a terra tem o poder de dar origem a um produto líquido” A importância da agricultura Trabalho produtivo: trabalho capaz de produzir e ampliar o excedente (trabalho agrícola) Demais classes são estéreis

O Quadro Econômico Descreve as relações e a interdependência entre as diversas classes Revela a importância de um capital inicial Geração da renda na agricultura O comércio exterior

Atribuição do produto líquido Produto líquido = renda da terra Renda do arrendatário é parte dos gastos com a produção (inexistência do lucro?) Existência de um “juro” sobre o capital empregado Artesãos e trabalhadores = rendas do trabalho

A Elevação da Renda Elevação do consumo Mudanças qualitativas no consumo Como? Juro sobre o capital fixo deve ser utilizado para melhorar e ampliar o capital fundiário Parte da renda da terra deve ser canalizado para a produção

O crescimento econômico Extensão da gestão capitalista a todo o território Inexistência de políticas visando baixar os preços dos cereais (produtos agrícolas) Preços dos manufaturados devem ser baixos. Fim dos monopólios e liberdade de circulação. (Maximizar renda das classes produtivas) Política fiscal que não incida sobre a produção/acumulação LIBERALISMO

A teoria dos Fisiocratas Transferência do centro da análise do comércio para a produção O conceito de produto líquido A riqueza como produto Somente a terra ou a natureza pode produzir riqueza Indústria e comércio são estéreis (apenas transformam ou transportam)

A teoria dos Fisiocratas A ordem natural A defesa da propriedade privada Condenação da intervenção do Estado Laissez-faire, laissez-passer (deixa fazer, deixa passar) Grande influência sobre Adam Smith Principais fisiocratas: Quesnay, Turgot, Marques de Mirabeau.

Problemas Ausência de uma teoria do valor (impossibilidade de explicar a formação do “produto líquido”.) O excedente gerado na manufatura/indústria O conceito de lucro A “ordem natural”