Bonecas da Moda Nathalie Sigrist

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

Guilherme Leonello Duarte Vinícius Capello Simão.
Saúde: bem público global e direito fundamental
Estratificação social
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Prof.Orientador: Profª Drª.Lílian Lisboa Miranda
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Redação Publicitária I
Introd. à pesquisa - aula 2
PLANO DE AULA Profª: Geovanna Consuelo Pardo Lourenção SMED.
Pesquisa realizada pela Rhodia – produto AMNI
DESIGUALDADE DE GÊNERO
Laboratório de Responsabilidade Social, Desenvolvimento Local e Políticas Públicas Em Busca de Indicadores de Desenvolvimento Humano, Comunitário e Social.
Mutações na estrutura social e nos costumes
Autores Sandra Moinheiro Vitorino Coelho Silva
By: J. Neumann Art Nouveau.
Habilidades em Comunicação V
MODA PELO MUNDO EM VÁRIAS ÉPOCAS
UC – Reflexividade e pensamento crítico
Danielle Sampaio Rossi
Projeto de Intervenção
II Jornada de Ensino Religioso Vestes Religiosas Kátia Andréia Vieira de Melo Escola Municipal Bairro Novo do CAIC – Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.
Briefing Débora de Oliveira Bozza
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
METODOLOGIA DA PESQUISA
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Joanne Finkelstein. O alimento deixou de ter como objetivo principal a nutrição. Isso torna o desejo por comida não uma simples questão de atender às.
Unidade 3 O Vestuário.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A moda….
Karl Marx e a História da Exploração
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Carolina Teixeira Nº6 9ºG Mariana Campos Nº14 9ºG
Nos primeiros anos do século XX
O supermercado Zona Leste de São Paulo Médio porte Estacionamento para 200 carros Público: classes C e D. MISSÃO: VISÃO : VALORES : Cultura organizacional:
Classificação Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Representações e Identidades do Povo do Aventureiro - Reflexões sobre esta aplicação no ambiente de turismo Janaina Nascimento Simões de Souza, Docente.
Revisão – professora Margarete
Alessandra Toledo designer/estilista São Paulo (11) São Carlos (16)
Nathalie Sigrist Design de Moda -3º Semestre – Estilo A - Manhã História da Indumentária III Profª Maria Cláudia Bonadio.
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Marketing de Moda Senac Lapa Faustolo Prof. Ms. Mauro Fiorani
Apresentado Por: Cristina Rodrigues  Estruturar  Planear  Conceber  E Maquetizar uma coleccão.
Trabalho realizado por:
Você está na moda?.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Sociologia Por quê?.
AMARELINHA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
A vida nas grandes cidades na segunda metade do século XIX
O Contexto Histórico e o Surgimento da Sociologia
Trabalho realizado por Ana Catarina, Nº2, 9ºE Catarina Ferreira, Nº5, 9ºE.
DUBAR, cap. 6 e 7 alguns pontos de reflexão julho de 2007.
ROUPAS.
Imagem e Indumentária do orador.
Danielle Sampaio Rossi. Histórico: Nasceu em 1977 em Porto Alegre. Começou como uma loja multimarca e em 1994 especializou-se no público feminino. O sucesso.
Branding de uma Galeria de Arte Virtual
Anthony Giddens (1938, Londres), em sua obra teórica considera a articulação entre sociedade e indivíduo. Do ponto de vista metodológico, realiza uma síntese.
A Era Vitoriana, a partir de Junho de 1837 até Janeiro de A moda vitoriana se divide em dois momentos: Early Victorian (1837 – 1860) relativo aos.
Anos 10 1º guerra mundial ( 1914 – 1918 )
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
Karl Marx.
Positivismo.
TRABALHO CIENTÍFICO NA MODALIDADE FICHAMENTO DIDÁTICO Leny Fernandes de Pinho Profª. Ms Trabalho de Conclusão de Curso-TCC.
Moda no Séc. XVII Os homens começaram a utilizar perucas encaracoladas que se tornaram moda depois de No séc. XVII, temos um grande personagem.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Moda – Anos 50 - vídeo Cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. O clima.
Transcrição da apresentação:

Bonecas da Moda Nathalie Sigrist Design de Moda -2º Semestre – Estilo A - Manhã História da Indumentária II e Metodologia de Pesquisa Profª Maria Cláudia Bonadio e Profª Cláudia Coelho

Tema: O uso do vestuário como distinção de classe no século XIX. Delimitação: Focado na indumentária masculina da zona urbana, no período entre 1860-1900, dividida em: classe operária, burguesia em ascensão e nobreza em decadência. Formulação do Problema: Como a distinção de classes se reflete na indumentária masculina do século XIX? Objetivo: Apresentar a moda masculina como reflexo ou até mesmo oposição das transformações sociais ocorridas no século XIX, entre os anos 1860-1900.

Justificativa: Mostrar a importância simbólica da vestimenta, como forma de linguagem e transmissão de idéias. A escolha do croqui feminino é justificada pelo fato de que, as mulheres (de classe média, no caso), com a simplificação do traje masculino durante o decorrer do século, foram encarregadas de representar a família na comunidade através das roupas, funcionando assim como ‘vitrines’ da classe social à qual pertenciam.

(CRANE, Diana – A Moda e Seu Papel Social) Operários de uma fabrica de fogões de São Francisco, vestindo camisas e suspensórios, sem gravatas. São usados diversos modelos de chapéu, inclusive chapéus-coco. O chefe, ao centro, usa terno, gravata de seda e chapéu-coco (Estados Unidos), 1892. (CRANE, Diana – A Moda e Seu Papel Social)

Charuto Luvas (SOUZA, Gilda de Mello - O Espírito das roupas: a moda no século XIX) Conde Robert de Montesquiou, de Giovanni Boldini, 1897. (http://pelasruasecabides.blogspot.com/) Cartola

O chapéu- coco tornou-se um ícone da burguesia, imortalizado nesta pintura de René Magritte ((The Son Of Man -1964), que ilustrou o homem de classe média usando o chapéu. (www.rene-magritte-paintings.blogspot.com/) (Journal des Demoiselles, 1873) De 1830 em diante, o espartilho passa a ser usado não só pela classe alta, mas pelos níveis mais diversos, ligando a sua história à ascensão da burguesia e a difusão das idéias democráticas .

(CRANE, Diana – A Moda e Seu Papel Social) Traje Bloomer (1850) (LAVER, James - A roupa e a moda) Limpador de chaminés usando macacão de peça única (Inglaterra), por volta de 1900. (CRANE, Diana – A Moda e Seu Papel Social) Homem vestindo um terno barato de anarruga, comprado pronto (1885-1892). Acrescentou um acessório de classe média: um relógio de corrente. (Foto: J. C. Burge – Museu do Novo México) Sapato Oxford (adaptação atual) (www.melissa.com.br)

Processo e Representação em Bexiga

Metodologia: O projeto foi realizado através de levantamentos bibliográficos (livros e sites).   Fundamentação Teórica: Baseado em trabalhos de Gilda de Mello Souza, Diana Crane e Malcolm Barnard, entre outros, o projeto tem fundamentações históricas, sociológicas e semióticas. Referências Bibliográficas:   SOUZA, Gilda de Mello. O Antagonismo. In: O Espírito das roupas: a moda no século XIX, autora Gilda de Mello e Souza, Ed. Companhia das Letras. CRANE, Diana. Moda, democratização e controle social. In: A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: SENAC, 2006. pp. 135-195. BARNARD, Malcolm. Moda e Comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. LAVER, James. Roupa e a Moda. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.