UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A DIVERSIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Produção
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
Transversalidade dos Direitos Humanos
Angela Mª de Lima Nascimento Diretora de Programas
Projeto Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar Realização: Ação Educativa Apoio: União Européia Contrapartida.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Escola Estadual Senador Filinto Muller
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
Liliani Lecco Dettogni
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
DISCUSSÕES ÉTNICO – RACIAIS: UMA JANELA ABERTA PARA A IGUALDADE
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
José Elias de Almeida EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Pensando Referenciais para a organização da prática pedagógica José.
Questões para Formulação, Implementação e Avaliação das Políticas de Saúde 2012-Ana Maria Costa Jorge Lyra.
O NEGRO NA LITERATURA : Por uma interpretação da construção adjetiva e da representação imagética de personagens negros Myrna A. Valente.
A produção do fracasso escolar
Perfil do Profissional
Introdução INTRODUÇÃO
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
Bárbara Bezerra Lorena Freitas Taís Ziegler Thaisa Quixadá
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
TRABALHO II PROJETO TURISMO E LAZER NO ESPAÇO URBANO: (nome do seu projeto)
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: PROPOSTAS DO IBD
O Cotidiano da Escola Silvana De Negri. O filme Apresenta situações vividas no decorrer de um ano letivo, numa escola pública francesa.
Universidade Federal do Amapá
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
História 6˚ Ano Professora Sirlene
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A Arte na Literatura de Cordel
Bullying.
PROJETO.
Tema central e eixos temáticos
Clélia Brandão Alvarenga Craveiro
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
Projeto Institucional
Seminário América Latina e Relações Étnico-raciais
Seminário de Análise e Produção Textual III
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE.
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
ABORDAGEM DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Fundadora da Piraporiando
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO:
Programa Nacional do Livro Didático 2015 Área de Ciências Humanas Disciplinas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
BIOLOGIA. COORDENADOR TECNICO COORDENADOR DE ÁREA ADJUNTOS COORDENADOR INSTITUCIONAL EQUIPE BIOLOGIA AVALIADOR ESPECIALISTA LI + LD AVALIADO R LI + LD.
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
TRABALHO COLABORATIVO
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
NOVEMBRO AFRO-CONSCIENTE! PARIPE – SALVADOR - BAHIA PEÇA TEATRAL RECITAL POÉTICO FEIRA AFRO- BRASILEIRA CORAL AFRO RODA DE CAPOEIRA MOSTRA FOTOGRÁFICA.
Transcrição da apresentação:

UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A DIVERSIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS O PNLD 2010 UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A DIVERSIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS

DETERMINAÇÕES DO PNLD GÊNERO   Promover positivamente a imagem da mulher; Considerar as diferentes profissões e espaços de poder; Abordar a temática de gênero, buscando uma sociedade não-sexista; Promover a imagem da mulher via texto escrito e ilustrações; Reforçar a visibilidade da mulher. HELIO SANTOS

DETERMINAÇÕES DO PNLD ASPECTOS ÉTNICOS Promover positivamente a imagem dos afrodescendentes;   Promover positivamente a imagem das etnias indígenas; Considerar as diferentes profissões e espaços de poder; Promover positivamente a cultura negra e indígena do país; Dar visibilidade aos valores, tradições e saberes desses povos; Abordar a temática das relações étnico-raciais. HELIO SANTOS

IMPEDIMENTOS CONSTITUCIONAIS FOCADOS PELO PNLD Veicular preconceitos sócio-econômicos;   Possibilitar preconceitos de cunho étnico-racial; Inferir qualquer forma de discriminação. A INVISIBILIDADE FORTALECE ESTERIÓTIPOS HELIO SANTOS

UMA METODOLOGIA PARA AVALIAR A DIVERSIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS Revisão mediante leitura crítica;   Seminários e oficinas com autores e ilustradores; A importância do manual do professor; Desenvolvimento de Categorias analíticas. HELIO SANTOS

CATEGORIAS ANALÍTICAS UTILIZADAS PELO IBD A representação de momentos de lazer, brinquedos e brincadeiras; A representação das profissões; A representação da composição e do relacionamento familiar; A representação de festas e manifestações culturais; A representação de personalidades; A representação de situações do cotidiano escolar. HELIO SANTOS

Muito Obrigado!