Sistema de Informação de Custos do Governo Federal

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Sistema de Informação de Custos do Governo Federal Protótipo Apresentação: SERPRO Setembro / 2009

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Cubo de dados - uma metáfora Objetos de Custo Ações de Governo /Produto Programa de Governo Pessoas Perspectivas de Análise Órgão Programa de Trabalho Unidade Orçamentária Esfera Orçamentária Ano, Mês Um cubo de dados é como uma matriz multidimensional que permite que os usuários explorem e analisem uma coleção de dados a partir de diferentes perspectivas, considerando diversos fatores (dimensões).

Integração Organizacional Órgão Superior Órgão Superior Órgão Órgão Subordinado Órgão Órgão Subordinado UORG UG UG UORG UG UORG UG UORG

Estrutura Orçamentária Integração Estrutura Orçamentária Natureza da Despesa

Construção do Modelo Informacional Processo Evolutivo Novas Demandas Uso do protótipo Construção do Modelo Informacional Processo de Integração Implantação da solução O uso do sistema conduzirá a evoluções adequadas.

Demonstrativo de Custos SPB – objetivo – reduzir os riscos associados às atividades de compensação e liquidação de pagamentos e ativos financeiros. Finalização de resultados financeiros era feito uma vez ao dia, déficts ao longo do dia era na ordem de 6 bilhões de R$. Caso as IF não tivesse condição de honrar os compromissos a Autoridade Monetária poderia ter que fazê-lo. Ameaças a todos os participantes do mercado finaceiro. Cada IF tem uma Conta de Reserva Bancária no Bacen = disponibilidade financeira diária do banco, decorrente de operações próprias ou de seus clientes Quem participou pelo SERPRO no processo de implantação do SPB afirma que o Tesouro “foi esquecido” e não participou do grupo que cuidou da implantação. Ainda, segundo as mesmas fontes, o SERPRO teria sido lembrado apenas faltando 6 meses para implantar o SPB fato que levou a um conjunto de medidas: 1) Bacen, passou a desempenhar algumas das tarefas que seriam de obrigação do Tesouro, dentre as quais, comunicar-se com a rede bancária. “Tutela do Bacen” até junho 2002, quando o TN passa enviar suas próprias mensagens, via SIAFI. Com esta medida, a comunicação do Tesouro restringiu-se a um canal para troca de informações com o Bacen que, por sua vez, se encarregou de trocar mensagens com os demais participantes “em nome do Tesouro”. Todas as operações de movimentação da CTU passam a ser realizadas por meio de sistema de mensageria. Ainda restrito a operação (relacionamento) com Bacen, principalmente as transferências/conciliações de arrecadação da RFB. Bacen funcionava como entidade do SFN que levava TN ao resto do mundo. necessidade de maior independência do TN como prestador de serviço. 2) O Bacen forneceu trechos de código de programas que foram adaptados pelo pessoal de suporte do mainframe (SUPCD) e permitiu o uso do MQ na plataforma alta para a troca de mensagens com o Banco Central; 3) A integração com o SIAFI se deu de modo mais simples possível, com um mínimo de alterações no SIAFI. STN participa como “Participante indireto” do SPB  permitiu liquidação de pagamento direto na CTU sem intermediação financeira e outras medidas (quitação de tributos diretos no TN (com, eliminação de cheques administrativos) por meio de msg de pagamento de DARF, GPS, GSE e GRU. STN não integralmente preparada Pequenas adequações no SIAFI Utiliza Bacen como parte executiva do processo

Demonstrativo de Custos

Muito obrigada