Introdução à Microeconomia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
CONCEITOS PRELIMINARES
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MACROECONOMIA AULA 1.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Pensando como um Economista
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
TEORIA ECONOMICA I.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA ECONÓMICA
Dos Preços ao Valor Paul Singer Aprender Economia, Editora Brasiliense
O Modelo da Procura e Oferta
O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa.
Microeconomia: Aspectos Preliminares
CAPITULO 1 A MACROECONOMIA
Os Temas da Microeconomia
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Microeconomia – aula 7 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Economia e Mercado 4ª AULA.
Introdução a Microeconomia
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
ESAPL IPVC Licenciatura em Engenharia do Ambiente e dos Recursos Rurais Economia Ambiental.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS TEORIA ELEMENTAR DO FUNCIONAMENTO DO MERCADO Prof.. José Stênio Sousa.
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Conceitos Básicos Necessidade Humana Bens e Serviços
Introdução à Economia A CIÊNCIA ECONÓMICA “Ciência da administração dos recursos raros.” Barre, R. (1969) “Ciência que estuda o comportamento humano em.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Dez Princípios de Economia
Fundamentos de Economia
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira Carmen Freitas 25/9/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Apresentação da Cadeira.
Introdução à Economia Prof. Rui Brandão. Noções de Microeconomia Definições preliminares.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Microeconomia.
Introdução a Teoria Microeconômica
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Assuntos preliminares
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Princípios de Microeconomia
ELASTICIDADE PREÇO DA PROCURA E OFERTA
O Modelo da Procura e Oferta
MICROECONOMIA.
CAPÍTULO 1 - RESUMO 1.1 Os temas da microeconomia 1.2 O que é um mercado? 1.3 Preços reais versus preços nominais 1.4 Por que estudar microeconomia?
Oferta e Demanda.
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo Divisão do Estudo Econômico Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
Introdução à Microeconomia
Noções de Microeconomia
Economia I ESTG-IPP Economia I (Cursos de Gestão e Gestão Pós-laboral) Ano lectivo 2010/2011 Escola Superior de Tecnologia e Gestão - IPP.
2 Raciocínio Econômico. Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning Raciocínio Econômico Toda área de conhecimento tem o seu jargão. Matemática integral.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo
Transcrição da apresentação:

Introdução à Microeconomia Considerações Gerais

Introdução à Microeconomia Adam Smith é geralmente considerado o fundador da área de microeconomia, o ramo da economia que actualmente se dedica ao comportamento das entidades individuais como os mercados, as empresas e as familias.(Samuelson e Nordhaus, 1999). A microeconomia explica como e porque estas entidades tomam decisões económicas. Explica também de que maneira as empresas determinam o número de trabalhadores que contratarão e como os trabalhadores decidem onde trabalhar e quanto trabalhar (Pindyck et all, 1994).

Introdução à Microeconomia A microeconomia esclarece como consumidores tomam decisões de compra e de que forma as suas escolhas são influenciadas pela variação de preços e rendas. Microeconomia é também chamada a teoria de preço para enfatizar a importância desta variável. A microeconomia explica como a acção de consumidores e vendedores determinam o preço e como este influência as decisões e acções de vendedores e compradores individuais.

Introdução à Microeconomia Uso de modelos microeconómicos Modelos baseados em teorias económicas são usados para prever o futuro ou responder como mudanças em certas variáveis afectam diversos sectores da economia. Muitos dos modelos microeconómicos estão baseados na maximização. Na interpretação de modelos de microeconomia tratam-se de questões positivas como das normativas.

Introdução à Microeconomia Análise positiva - interpreta a economia como ela é realmente, sendo, assim, descritiva. O economista comporta-se como um cientista. Análise normativa - interpreta a economia como ela deveria ser, sendo, assim, prescritiva. O economista é um político. Ex: - Leis que obrigam o pagamento de salário mínimo podem causar desemprego. (afirmação de economia positiva). - O governo deveria aumentar o salário mínimo. (afirmação de economia normativa).

Pressupostos básicos de análise microeconómica A HIPÓTESE ‘CETERIS PARIBUS’: Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que “Tudo o mais permanece constante” (Ceteris Paribus). Adoptando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de um determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes económicos (consumidores e produtores). PAPEL DOS PREÇOS RELATIVOS: Na análise Microeconómica, são mais relevantes os preços relativos (os preços de um bem em relação aos demais) do que os preços absolutos (isolados).

Pressupostos básicos de análise microeconómica OBJETIVOS DA EMPRESA: A grande questão na Microeconomia, que inclusive é a origem das diferentes correntes de abordagem, reside na hipótese adoptada quanto aos objectivos das empresas produtoras de bens e serviços: Análise Tradicional: Princípio da Racionalidade = o empresário sempre busca a maximização do lucro total, optimizando a utilização dos recursos de que dispõe. Correntes Alternativas: aumento da participação nas vendas do mercado, maximização da margem sobre os custos de produção independente da demanda de mercado.