Introdução à Microeconomia Considerações Gerais
Introdução à Microeconomia Adam Smith é geralmente considerado o fundador da área de microeconomia, o ramo da economia que actualmente se dedica ao comportamento das entidades individuais como os mercados, as empresas e as familias.(Samuelson e Nordhaus, 1999). A microeconomia explica como e porque estas entidades tomam decisões económicas. Explica também de que maneira as empresas determinam o número de trabalhadores que contratarão e como os trabalhadores decidem onde trabalhar e quanto trabalhar (Pindyck et all, 1994).
Introdução à Microeconomia A microeconomia esclarece como consumidores tomam decisões de compra e de que forma as suas escolhas são influenciadas pela variação de preços e rendas. Microeconomia é também chamada a teoria de preço para enfatizar a importância desta variável. A microeconomia explica como a acção de consumidores e vendedores determinam o preço e como este influência as decisões e acções de vendedores e compradores individuais.
Introdução à Microeconomia Uso de modelos microeconómicos Modelos baseados em teorias económicas são usados para prever o futuro ou responder como mudanças em certas variáveis afectam diversos sectores da economia. Muitos dos modelos microeconómicos estão baseados na maximização. Na interpretação de modelos de microeconomia tratam-se de questões positivas como das normativas.
Introdução à Microeconomia Análise positiva - interpreta a economia como ela é realmente, sendo, assim, descritiva. O economista comporta-se como um cientista. Análise normativa - interpreta a economia como ela deveria ser, sendo, assim, prescritiva. O economista é um político. Ex: - Leis que obrigam o pagamento de salário mínimo podem causar desemprego. (afirmação de economia positiva). - O governo deveria aumentar o salário mínimo. (afirmação de economia normativa).
Pressupostos básicos de análise microeconómica A HIPÓTESE ‘CETERIS PARIBUS’: Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que “Tudo o mais permanece constante” (Ceteris Paribus). Adoptando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de um determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes económicos (consumidores e produtores). PAPEL DOS PREÇOS RELATIVOS: Na análise Microeconómica, são mais relevantes os preços relativos (os preços de um bem em relação aos demais) do que os preços absolutos (isolados).
Pressupostos básicos de análise microeconómica OBJETIVOS DA EMPRESA: A grande questão na Microeconomia, que inclusive é a origem das diferentes correntes de abordagem, reside na hipótese adoptada quanto aos objectivos das empresas produtoras de bens e serviços: Análise Tradicional: Princípio da Racionalidade = o empresário sempre busca a maximização do lucro total, optimizando a utilização dos recursos de que dispõe. Correntes Alternativas: aumento da participação nas vendas do mercado, maximização da margem sobre os custos de produção independente da demanda de mercado.