Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada

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Transcrição da apresentação:

Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada Políticas de Educação Básica Marcelo Soares Pereira da Silva Diretoria Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias – SEB/MEC 1

Plano de Desenvolvimento da Educação: PDE Orientador das políticas de educação Propõe uma visão sistêmica, articulada e de longo prazo da educação: Da creche Ao Pós-doutorado

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Uma visão de totalidade da educação “A educação tem que ser tratada como unidade que engloba a alfabetização, a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, o ensino profissional e tecnológico, o ensino superior e a pós-graduação”

Plano de Desenvolvimento da Educação: PDE Ações voltadas para educação básica: Transporte escolar – Caminho da Escola Alimentação escolar – Merenda escola FUNDEB – Piso Salarial Nacional Infra estrutura – Pro-Infância Material didático – PNLD; PNBE; Tecnologias Educação Inclusiva Educação e Diversidade Formação de Gestores: PRADIME – Escola de Gestores

PDE e articulação dos entes federados: planejamento e avaliação Adesão ao PDE – Estados e Municípios, a partir de diretrizes previamente definidas (28), devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local a partir das dimensões: a) gestão educacional; b) formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar; c) práticas pedagógicas e avaliação; e d) infra-estrutura e recursos pedagógicos. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações: Plano de Ações Articuladas (PAR)

PDE e articulação dos entes federados: planejamento e avaliação IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Combina dados relativos ao rendimento na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil) e o fluxo escolar Definição de metas de desempenho a serem alcançadas e de estratégias para se alcançar essas metas - PAR

PDE e formação de professores Decreto Nº 6.755/09 Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica Disciplina a atuação da CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada Propõe organizar, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica – Fórum Estadual de Apoio à Formação Docente

PDE e formação de professores Fórum Estadual de Apoio à Formação Docente Composição: Sistemas de Ensino Instituições Formadoras Conselhos de Ensino Trabalhadores da Educação Atribuição: elaboração e acompanhamento do Plano Estratégico de formação inicial e continuada de professores

PDE e formação de professores Plano Estratégico de formação inicial e continuada I - diagnóstico e identificação das necessidades de formação de profissionais do magistério ( a partir dos dados do Educacenso) e da capacidade de atendimento das instituições públicas de educação superior envolvidas; II - definição de ações a serem desenvolvidas para o atendimento das necessidades de formação inicial e continuada, nos diferentes níveis e modalidades de ensino; III - definição de atribuições e responsabilidades de cada partícipe, com especificação dos compromissos assumidos, inclusive financeiros.

Construindo uma agenda para educação básica Conferência Nacional da Educação Básica (CONEB) Conferência Nacional de Educação (CONAE)

Construindo uma agenda na educação básica Sistema Nacional de Educação e regime de colaboração: bases de sua materialização Regulação e controle: avaliação, planejamento e metas Valorização do magistério: remuneração e carreira Caminhos para formação: formar qual professor para qual escola? Participação e gestão democrática Educação Contextualizada

Seminário Educação Contextualizada Políticas de Educação Básica Marcelo Soares Pereira da Silva Diretoria Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias – SEB/MEC 12