Apresentação Corporativa Apresentação Corporativa www.telemar.com.br/ri Junho - 2004.

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Apresentação Corporativa Apresentação Corporativa Junho

Junho Apresentação Telemar - Agenda 3. Revisão do Resultado Operacional Estratégia de Crescimento 3 1. Destaques – 2003/ Resultados Financeiros 20

Junho Objetivo: Construir uma Operadora Integrada de Serviços de Telecomunicações Mudança, adaptação e consolidação Ganho de market share em todos os segmentos de negócios Crescimento seletivo (Novos Serviços) Consolidação dos Investimentos Crescimento em mercados altamente competitivos: Longa Distância (Nacional e Internacional) Dados & Corporativo (Nacional) Serviços de Telefonia Móvel (Região I) Explorando novas oportunidades: Banda Larga Serviços Compartilhados (Bundle) Novos produtos (Residencial/SME) Wi-Fi hotspots Meta: Garantir situação financeira sólida, com retorno crescente para os acionistas Objetivo: Construir uma Operadora Integrada de Serviços de Telecomunicações Mudança, adaptação e consolidação Ganho de market share em todos os segmentos de negócios Crescimento seletivo (Novos Serviços) Consolidação dos Investimentos Crescimento em mercados altamente competitivos: Longa Distância (Nacional e Internacional) Dados & Corporativo (Nacional) Serviços de Telefonia Móvel (Região I) Explorando novas oportunidades: Banda Larga Serviços Compartilhados (Bundle) Novos produtos (Residencial/SME) Wi-Fi hotspots Meta: Garantir situação financeira sólida, com retorno crescente para os acionistas Destaques – Telemar 2003/2004 Região I = Concessão de telefonia fixa (local/LD) = Licença para operação de telefonia móvel Cobertura Nacional = Autorização para prestação de serviços de longa distância e transmissão de dados

Junho Apresentação Telemar - Agenda 3. Revisão do Resultado Operacional Estratégia de Crescimento 3 1. Destaques – 2003/ Resultados Financeiros 20

Junho Habilidade de antecipar a migração para a telefonia móvel e conseguir manter elevado crescimento da base de clientes Capacidade de manter / aumentar o market share em ambiente de mudanças no cenário das telecomunicações Meta : Continuar apresentando crescimento da base de clientes Habilidade de antecipar a migração para a telefonia móvel e conseguir manter elevado crescimento da base de clientes Capacidade de manter / aumentar o market share em ambiente de mudanças no cenário das telecomunicações Meta : Continuar apresentando crescimento da base de clientes milhões de clientes Expansão da Base de Clientes CAGR (98-03) 19,5% Fixa Móvel 19,0 16,4 ~21,6 19,5

Junho Principais investimentos para expansão da rede de telefonia fixa já realizados Plataforma totalmente digitalizada em operação Mix de clientes: 78% - residencial; 18% - corporativo; 4% - telefones públicos Penetração de telefonia fixa é de ~50% dos domicílios na Região I Obstáculo : Aumento da penetração das linhas fixas depende do crescimento do PIB e de mudanças na regulamentação do setor Principais investimentos para expansão da rede de telefonia fixa já realizados Plataforma totalmente digitalizada em operação Mix de clientes: 78% - residencial; 18% - corporativo; 4% - telefones públicos Penetração de telefonia fixa é de ~50% dos domicílios na Região I Obstáculo : Aumento da penetração das linhas fixas depende do crescimento do PIB e de mudanças na regulamentação do setor Milhões de linhas Linhas Fixas em Serviço Crescimento Manutenção

Junho Linha Fixa / ADSL - Mercado no Brasil Market Share (Brasil v. Região I) - Dez/03 Penetração de Computadores (% das residências) - Dez/03 * *Fonte: Pyramid Research 2003 Velox já está presente em 110 cidades, mais de dez vezes a disponibilidade das tecnologias alternativas em banda larga Penetração de banda larga no Brasil estimada em 30% dos acessos de internet nos próximos cinco anos Esforços junto a canais de vendas visando alcançar clientes pequenas e médias empresas, complementando a oferta de serviços de telefonia (LD e móvel) Desafio : Conquistar e manter clientes premium aumentando a receita média por usuário (ARPU) Velox já está presente em 110 cidades, mais de dez vezes a disponibilidade das tecnologias alternativas em banda larga Penetração de banda larga no Brasil estimada em 30% dos acessos de internet nos próximos cinco anos Esforços junto a canais de vendas visando alcançar clientes pequenas e médias empresas, complementando a oferta de serviços de telefonia (LD e móvel) Desafio : Conquistar e manter clientes premium aumentando a receita média por usuário (ARPU) Brasil Região I Média

Junho Maior crescimento ADSL no Brasil (+176k linhas >37% das adições líquidas em 2003 no Brasil) ADSL representa 82% dos acessos de banda larga no Brasil Receita da Velox aumentou 288% em 2003 com espaço para crescer nos próximos períodos Velox alcançou 217K assinantes em Dez/03 (18% do total de acessos de banda larga no Brasil) Meta : Aumentar a penetração de ADSL na Região I de 1.9% para 5% das linhas em serviço em 2-3 anos Maior crescimento ADSL no Brasil (+176k linhas >37% das adições líquidas em 2003 no Brasil) ADSL representa 82% dos acessos de banda larga no Brasil Receita da Velox aumentou 288% em 2003 com espaço para crescer nos próximos períodos Velox alcançou 217K assinantes em Dez/03 (18% do total de acessos de banda larga no Brasil) Meta : Aumentar a penetração de ADSL na Região I de 1.9% para 5% das linhas em serviço em 2-3 anos Crescimento ADSL ADSL (Velox) – Em Mil linhas Receita Bruta (R$ milhões)

Junho Mercado de Telefonia Móvel no Brasil Market Share (Brasil v. Região I) – Mar/04 Penetração Telefonia Móvel (%) - Abr/04 * *Fonte: Pyramid Research Mesmo com aumento da competição, a Oi representa um importante concorrente, obtendo o maior crescimento na Região I (50% das adições líquidas) A Oi alcançou ~20% de market share em Mar/04 Penetração de telefonia móvel na Região I ainda oferece grande potencial de crescimento Desafio : Aumentar o número de assinantes em 54% em 2004, com margem EBITDA positiva, visando atingir posição #2 na Região I Mesmo com aumento da competição, a Oi representa um importante concorrente, obtendo o maior crescimento na Região I (50% das adições líquidas) A Oi alcançou ~20% de market share em Mar/04 Penetração de telefonia móvel na Região I ainda oferece grande potencial de crescimento Desafio : Aumentar o número de assinantes em 54% em 2004, com margem EBITDA positiva, visando atingir posição #2 na Região I Média ^Includes other groups: Opportunity,Nextel, CTBC and Sercomtel. Brasil Região I

Junho Lançamento de GSM mais bem sucedido no mundo 4 milhões de clientes em 18 meses Quase 50% de todas as adições líquidas na Região I desde o lançamento Market share da Oi (Mar/04) Região I: 20% Brasil: 9% Lançamento de GSM mais bem sucedido no mundo 4 milhões de clientes em 18 meses Quase 50% de todas as adições líquidas na Região I desde o lançamento Market share da Oi (Mar/04) Região I: 20% Brasil: 9% Telefonia Móvel % 20% 80% 20% 83% 17% 35 ~6.500 Pré-pago Pós-pago Mil assinantes Receita Bruta (R$ milhões) %85% 15%15%

Junho Serviço de Mensagens Curtas - SMS Mil Mensagens Receita Bruta (R$ milhões) Receita anualizada de SMS alcançou R$60 milhões nos dois últimos trimestres Oi tem um time focado em serviços de dados, especialmente para o mercado corporativo Oi também lançou Wi-Fi hotspots no início de 2004 Meta : Aumentar ARPU de dados e manter crescimento da base de clientes Receita anualizada de SMS alcançou R$60 milhões nos dois últimos trimestres Oi tem um time focado em serviços de dados, especialmente para o mercado corporativo Oi também lançou Wi-Fi hotspots no início de 2004 Meta : Aumentar ARPU de dados e manter crescimento da base de clientes

Junho Foco em lucratividade: EBITDA positivo desde o lançamento Posições de atendimento tiveram crescimento médio anual de 62%, em linha com o aumento da base de clientes e de receitas líquidas (70%) - Contax tem atualmente 27 clientes, incluindo grandes bancos, serviços públicos, seguradoras, tv a cabo, telecom, varejo Meta : Consolidar posição #1 de operador de call center no Brasil Foco em lucratividade: EBITDA positivo desde o lançamento Posições de atendimento tiveram crescimento médio anual de 62%, em linha com o aumento da base de clientes e de receitas líquidas (70%) - Contax tem atualmente 27 clientes, incluindo grandes bancos, serviços públicos, seguradoras, tv a cabo, telecom, varejo Meta : Consolidar posição #1 de operador de call center no Brasil Serviço de Call Center Posições de Atendimento Receita Líquida (R$ milhões) >

Junho Apresentação Telemar - Agenda 3. Revisão do Resultado Operacional Estratégia de Crescimento 3 1. Destaques – 2003/ Resultados Financeiros 20

Junho Móvel 7% 6% 7% 9% 17% 13% 41% Composição da Receita Bruta Consolidada - Mar/2004 As quatro principais linhas de negócio da Companhia apresentam um equilíbrio saudável entre estabilidade do fluxo de caixa e novas oportunidades de crescimento. Telefonia Fixa Telefonia Móvel Dados & Corporativo Longa Distância Local 64% Dados Longa Distância (inclui VC2/3) Crescimento Moderado Crescimento Elevado Outros(*) Fixo – Móvel (VC1) Inter- Conexão

Junho Telemar mantém a liderança regional em serviços de LD apesar de ter iniciado os serviços de ligação inter-regional & internacional apenas em Julho/2002 Crescimento em Serviços de Longa Distância Receita Bruta LD - R$ milhões Tráfego LD (milhões de minutos) LD como % do Total de Receitas (inclui F2M) CAGR (01-03) 17,6% CAGR (01-03) 37,5% 885

Junho Conquistamos importantes clientes corporativos e de governo durante o ano de 2003 A receita do serviço de dados aumentou 31% em 2003 (+15% em 2002) Desafio : Obter pelo menos 50% (43% em 2003*) da receita de dados da Região I e alcançar market share de 30% (16% em 2003*) no Brasil Conquistamos importantes clientes corporativos e de governo durante o ano de 2003 A receita do serviço de dados aumentou 31% em 2003 (+15% em 2002) Desafio : Obter pelo menos 50% (43% em 2003*) da receita de dados da Região I e alcançar market share de 30% (16% em 2003*) no Brasil Foco em Dados / Serviços Corporativos Maiores clientes conquistados em 2003 Receita de Dados (bruta) - R$ milhões * Estimativas Telemar CAGR (01-03) 22,7%

Junho Receitas com serviço de telefonia móvel aumentou 180% no ano de Principal driver: Receitas de serviços com crescimento anual de 700% (assinaturas, ligações efetuadas e SMS) Equilíbrio no EBITDA alcançado após de 18 meses de operação Meta : Continuar apresentando significativo crescimento de receitas (da ordem de 50% em 2004) mantendo margem EBITDA positiva Receitas com serviço de telefonia móvel aumentou 180% no ano de Principal driver: Receitas de serviços com crescimento anual de 700% (assinaturas, ligações efetuadas e SMS) Equilíbrio no EBITDA alcançado após de 18 meses de operação Meta : Continuar apresentando significativo crescimento de receitas (da ordem de 50% em 2004) mantendo margem EBITDA positiva Receita Bruta de Serviços de Telefonia Móvel Serviços Aparelhos R$ milhões 4T03 1T04

Junho Crescimento consistente de receita e de EBITDA apesar da enorme expansão da telefonia fixa e do lançamento da telefonia móvel Margens EBITDA estáveis em torno dos 44%-45% EBITDA de 2001 impactado por provisões extraordinárias Meta : Manter em 2004 uma margem EBITDA consolidada em torno de 43% apesar do maior crescimento das receitas de telefonia móvel Crescimento consistente de receita e de EBITDA apesar da enorme expansão da telefonia fixa e do lançamento da telefonia móvel Margens EBITDA estáveis em torno dos 44%-45% EBITDA de 2001 impactado por provisões extraordinárias Meta : Manter em 2004 uma margem EBITDA consolidada em torno de 43% apesar do maior crescimento das receitas de telefonia móvel R$ milhões Receita Líquida Consolidada e EBITDA Receita Líquida EBITDA Margem EBITDA

Junho Lucro Líquido Consolidado T04 R$ milhões 1T03

Junho CAPEX 2003: ~12% da receita líquida (17% em 2002); CAPEX 1Q04: R$ 197 million (5.4% of net revenues); Investimentos consolidados desde 1998: US$10,4 bilhões; Meta : Estabilizar CAPEX em ~15% da receita líquida para permitir crescimento da telefonia móvel e de serviços menos regulados. CAPEX 2003: ~12% da receita líquida (17% em 2002); CAPEX 1Q04: R$ 197 million (5.4% of net revenues); Investimentos consolidados desde 1998: US$10,4 bilhões; Meta : Estabilizar CAPEX em ~15% da receita líquida para permitir crescimento da telefonia móvel e de serviços menos regulados. 10,1 2,0 1,7 Fixo CAPEX Consolidado Móvel R$ bilhões Metas da Anatel Licença Móvel 2,0/2,3 1,1 0,9 1,1 2,8 2,2 2,5 0,6 60% 40% 2,2 7,9 0,2

Junho Apresentação Telemar - Agenda 3. Revisão do Resultado Operacional Estratégia de Crescimento 3 1. Destaques – 2003/ Resultados Financeiros 20

Junho Fluxo de Caixa Operacional depois do CAPEX R$ milhões Tendo cumprido as metas de universalização da telefonia fixa e o início de operação da Oi, estimamos que a geração de caixa se mantenha forte CAGR (99-03) 69,1% T04 1T03

Junho Pagamento de Dividendos / Retorno do Dividendos Dividendo * US$ milhões Nosso objetivo é proporcionar elevado retorno para os nosso acionistas * inclui JCP (juros sobre capital próprio)

Junho Dívida Líquida e Cronograma de Amortização R$ milhões Dívida Líquida - Mar/04 Cronograma de Amortização da Dívida Bruta - Mar/04 Com a forte geração de caixa estimada, devemos reduzir a dívida líquida para próximo de 1x EBITDA ao final de 2004 R$ 8,388 milhões % do total 4,611,322,5 27,9 10,55,617,6 R$ 12,005 milhões

Junho Indicadores Financeiros Dívida Líquida / EBITDA Amortização* / EBITDA (%) Dividendos* / EBITDA (%) CAPEX / EBITDA (%) * inclui JCP (juros sobre capital próprio) (*) – EBITDA 12 meses *Principal +Juros

Junho Indicadores Financeiros Enterprise Value / EBITDA Market Cap / EBITDA EBITDA / Despesa de Juros Líquida EBITDA / Serviço de Pagamento da Dívida

Junho Aviso Importante Relações com Investidores Rua Humberto de Campos, 425 / 8º andar Leblon Rio de Janeiro -RJ Telefone: ( 55 21) /13/15/1316/1317 Fax: (55 21) Visite nosso website: As informações aqui disponíveis foram reunidas de maneira criteriosa dentro da atual conjuntura, baseada em trabalhos em andamento e respectivas estimativas. O uso de termos como projeta, estima, antecipa, prevê, planeja, espera, entre outros, objetiva sinalizar possíveis tendências que, evidentemente, envolvem incertezas e riscos, cujo resultados futuros podem diferir das expectativas atuais. A Telemar não se responsabiliza por operações ou decisões de investimento tomadas com base nas mesmas.