Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Método Clínico Centrado no Paciente
- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
UMA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA SAÚDE Odgen, J.
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Pesquisa em Serviços de Saúde
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Saúde Mental Comunitária e Atenção Primária
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
ACONSELHAMENTO.
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
SÉCULO XX.
A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo
Habilidades em Comunicação V
REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA DO HIV – A ARTE DE COMUNICAR MÁS NOTÍCIAS
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
Avaliação Psicológica
Desmistificando a Psicologia Organizacional
PSICODIAGNÓSTICO I.
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Andréa Diniz PSICOLOGIA DA SAÚDE Andréa Diniz
Diagnóstico do Problema de Aprendizagem
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
Alexandre de Araújo Pereira
Entrevista Psicológica no Idoso
Qualidade de vida.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Terapia comportamental
Teoria cognitiva Factores que contribuíram para que a extensão cognitiva do modelo comportamental se tornasse uma necessidade da prática terapêutica: A.
Antonio Garcia Reis Junior
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
História da Terapia Cognitiva
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
Responder Tenho algum problema de saúde que poderia ser superado se eu pesasse menos? Sou geneticamente propenso a ganhar peso à medida em que fico mais.
Psicoterapia Breve Psicodinâmica ou de Orientação Psicanalítica
Teoria de IDA Jean Orlando
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Assistência Farmacêutica
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
Semana de Psicologia PUC – RJ O Psicólogo no Hospital Geral O Psicólogo no Hospital Geral Apresentação: Decio Tenenbaum Apresentação: Decio Tenenbaum Material.
Psicologia Hospitalar
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
Modelos da prática Psiquiátrica e de Saúde Mental
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Coordenadoria de Assistência Médica e Psicossocial – TRE-SP
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Terapia nutricional no cuidado do paciente
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS / PROMOÇÃO DA SAÚDE
Itinerários terapêuticos
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Transcrição da apresentação:

Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II Coordenador: Dr Alexandre de Araújo Pereira Promoção: CASSI - Banco do Brasil

Aspectos antropológicos da relação médico-paciente: “Médicos e pacientes vêem os problemas de saúde de maneiras muito diferentes, ainda que tenham as mesmas referências sócio-culturais. Suas perspectivas estão baseadas em premissas diferentes.O problema consiste em como garantir alguma comunicação entre as partes durante o encontro clínico.” HELMAN (1994)

A Doença - perspectiva do médico Modelo da racionalidade científica: “ presume que os aspectos biológicos sejam mais básicos, reais e clinicamente significativos - além de mais interessantes - do que os aspectos psicológicos e socioculturais” KLEINMAN (1980)

A Doença - perspectiva do médico Ênfase sobre a mensuração objetiva e numérica Ênfase nos dados psicoquímicos Dualismo mente-corpo Visão das enfermidades como entidades Ênfase sobre o paciente individual e não na família ou na comunidade

A Doença - perspectiva do médico Modificação da técnica de coleta de dados para a orientação diagnóstica: Tradicional: ouvir a apresentação dos sintomas (história) e investigar os sinais objetivos (exame físico) Medicina atual: maior peso da tecnologia e na mensuração, havendo um prejuízo na interpretação subjetiva dos sinais físicos por parte dos clínicos

A Enfermidade - perspectiva do paciente “ A doença é a resposta subjetiva do paciente, e de todos que o cercam, ao seu mal estar. Particularmente, é a maneira como ele - e eles - interpretam a origem e a importância do evento, o efeito deste sobre seu comportamento e relacionamento com outras pessoas, e as providências tomadas para remediar a situação. “ CASSEL (1976)

A Consulta e seus problemas: O aspecto patológico pode estar na família ou na comunidade Incompatibilidade de modelos explicativos (etiologia - diagnóstico - tratamento) Doença sem Enfermidade (HAS, Infecção pelo HIV, Diabetes inicial)

A Consulta e seus problemas: Enfermidade (reações de estresse, hipocondria, somatizações) sem Doença Problemas de terminologia (a linguagem humana está imensa no simbólico) Problemas de expectativa quanto ao tratamento e resultados Necessidade de um consenso, de negociação

Estratégias de aperfeiçoamento: Compreender a doença Melhorar a comunicação Tratar a doença e a enfermidade Avaliar o papel do contexto Fundamental- criar um diálogo possível entre a visão do médico e do cliente – objetivo: viabilizar o cuidado eficaz à saúde

Aspectos psicológicos básicos da relação médico-paciente Escutar o cliente: procurar compreender suas demandas e teorias sobre sua enfermidade Possibilitar que o cliente expresse sua emoção, seus sentimentos Informar, explicar, aconselhar Melhorar o estado de espírito Encorajar a auto-ajuda

Técnicas de abordagem psicológica 1- Tratamento de apoio 2- Técnicas de resolução de problemas 3- Intervenção de crise 4- Princípios de terapia cognitivo-comportamental 5- Terapia psicodinâmica breve 6- Terapia psicodinâmica de longo prazo

Técnicas de abordagem psicológica 7- Terapias de grupo (auto-ajuda) 8 - Terapia conjugal 9 - Terapia de família Outras estratégias: Indicação de atividade física, lazer, exercícios de relaxamento, grupos sociais, qualquer ação relacionada a promoção de saúde!