PROF. MS. ADM. GERALDO MAGELA DA SILVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Processo de Profissionalização
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
PANORAMA DO COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA NO BRASIL
Oportunidades do segmento para o Brasil
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
Conteúdos abordados no Seminário Sessão 1 – Aspectos fiscais das PPPs: Gestão de riscos e impactos fiscais a nível macroeconômico Sessão 2 – Sustentabilidade.
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
Estrategia Jefferson Bueno.
SUPERINTENDÊNCIA PETROBRAS/BNDES
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
“A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Mercado de Atenção Suplementar à Saúde” São Paulo – 14 e 15 de outubro de 2009 “ A utilização.
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
O COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE Apresentação de Jean Daniel Peter
Políticas Públicas para as cidades
Plano Nacional de Cultura
OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL
Área de Negócios de Exploração e Produção
FÓRUM NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 2010.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
SEMINÁRIO NACIONAL DE REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Cenário da Construção Civil
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo Pernambuco: As Oportunidades e os Desafios para as.
O QUE É OCB/RO?. O QUE É OCB/RO? Órgão que representa e defende os interesses do Sistema Cooperativista no Estado de Rondônia.
Processos Licitatórios
Agora é a nossa vez!. Agora é a nossa vez! Agora é a nossa vez!
Ministério de Minas e Energia
RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Desafios da Educação Indígena: a educação empreendedora como direito fundamental. Prof. Andrei Sicsú, M.Sc.
4º Seminário Nacional de Gestão Pública Salvador 27 maio 2009 “Programa - Bases para o Desenvolvimento Municipal” Brasília / 2010 Programa Bases para o.
INOVA Sustentabilidade
Ênfase na Experiência do MEI
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Políticas e Gestão Democrática da Educação
Cooperativas e Mercado Internacional
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 23 a 25 de Março de 2013.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
AULA 17 – CMBPREVESTHISTÓRIA – LIVRO PROF VICENTE
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
O Transporte e as Mudanças Climáticas no Estado do Rio de Janeiro
Palestra Gerência do Plano Diretor – 26/Fev/14
FATORES DE RESTRIÇÃO E INSERÇÃO DAS COOPS TRABALHO NO MERCADO]
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e as Compras Públicas
2º Congresso Brasileiro Médico Jurídico
José Alberto Ribeiro Carvalho
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
SEMINÁRIO A CRISE CONTEMPORÂNEA COMO OPORTUNIDADE PARA O COOPERATIVISMO PROMOÇÃO OCB/RJ-SESCOOP/RJ RIO DE JANEIRO, 16/04/2009.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
REAJUSTES SUL AMÉRICA SAÚDE. Tipos De Reajustes  Reajuste Retroativo A 2005/2006;  Reajuste Anual (Termo De Acordo);  Reajuste Por Mudança De Faixa.
Rio Verde - Goiás - Brasil
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Política de Qualificação da Saúde Suplementar Nova perspectiva no processo de regulação “Avaliar para mudar”
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Nova Lei do Bem USO INTERNO.
Políticas Públicas e o Espaço Urbano
Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativas de trabalho
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Transcrição da apresentação:

PROF. MS. ADM. GERALDO MAGELA DA SILVA ENCONTRO ANUAL DAS COOPERATIVAS DE TRABALHO SISTEMA OCB RJ/ SESCOOP RJ Rio de Janeiro – 30/11/2010 “SUSTENTABILIDADE DAS COOPERATIVAS DE TRABALHO NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA” PROF. MS. ADM. GERALDO MAGELA DA SILVA

CONTEXTOS LEGALIDADE LEGITIMIDADE AMBIENTE SOCIAL E ECONÔMICO OPORTUNIDADES DESAFIOS

LEGALIDADE CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 - Art. 174, § 2º; LEI 5.764/71 - Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas; LEI Nº 10.406/02 - Novo Código Civil; LEI 9876/98 - Legislação Previdenciária; INST. NORMATIVA Nº 02/08 – Ministério do Planejamento; Resolução TSE – Eleições 2010; MP 495/10 – Garantia de Participação em Licitações PL 4622/04 – Regulamentação das Cooperativas de Trabalho.

LEGITIMIDADE RECOMENDAÇÃO 193 DA OIT – 26/02/2002 DECLARAÇÃO DO CICOPA – 06/09/2003 CRITÉRIOS DE IDENTIDADE DAS COOPERATIVAS DE TRABALHO – OCB – 06/12/2004 PNC TRABALHO – 28/04/2009

AMBIENTE SOCIAL E ECONÔMICO Mercado de Trabalho - Lei Geral da MPE; - Incentivo ao Empreendedor Individual; - Redução do desemprego; - Carência de mão de obra especializada.

AMBIENTE SOCIAL E ECONÔMICO ESTUDO DIVULGADO PELA OIT – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TRABALHO EM 2009 REVELOU QUE O MERCADO DE TRABALHO PARA OS JOVENS NO BRASIL É MARCADO POR ALTOS ÍNDICES DE INFORMALIDADE E DESEMPREGO. 67,5% DOS JOVENS DE 15 A 24 ANOS ESTAVAM DESEMPREGADOS OU INFORMAIS EM 2006. 70,1 % DAS MULHERES E 65,6% DOS HOMENS JOVENS. 74,7% DOS JOVENS NEGROS E 59,6% DOS JOVENS BRANCOS. O DESEMPREGO E A INFORMALIDADE ATINGIAM 77,9% DAS MULHERES JOVENS NEGRAS.

OPORTUNIDADES PRÉ-SAL – CADEIA PRODUTIVA DO PETRÓLEO; MEGA EVENTOS ESPORTIVOS: - COPA DAS CONFEDERAÇÕES – 2013; - COPA DO MUNDO – 2014; - OLIMPIADAS – 2016. PPP’S – PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS; COOPERATIVAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS: - LIMPEZA URBANA; - RECICLAGEM DE RESÍDUOS (LEI DE RESÍDUOS SÓLIDOS); - SERVIÇOS DE SAÚDE; - TRANSPORTE URBANO; - GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS. COOPERTIVAS ESPECIALIZADAS EM SETORES ESTRATÉGICOS DE INFRA ESTRUTURA.

DESAFIOS PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO; QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DO QUADRO SOCIAL; CAPITALIZAÇÃO; AGREGAÇÃO DE VALOR – INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA (MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; ETC.); AMPLIAÇÃO DE PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL - SUSTENTABILIDADE.