AGENDA Quem somos Desempenho do setor Feed-back varejistas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito
Advertisements

«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
1 1.
{ O SEGMENTO } VAREJO DE AUTOSSERVIÇO NO BRASIL { O SEGMENTO } VAREJO DE AUTOSSERVIÇO NO BRASIL UNIVERSO VAREJO DE AUTOSSERVIÇO BRASILEIRO
A INTERNET MERECE SER VISTA COM MAIS ATENÇÃO. ATUALIZE SEU CONHECIMENTO SOBRE O MEIO NOS SLIDES SEGUINTES.
Evolução Recente da Economia Brasileira
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Projetos Especiais.
PERFIL DO OUVINTE - Por sexo, classe sócio-econômica e faixa etária
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro
Curso de ADMINISTRAÇÃO
74 milhões clientes móvel
PROINFRA ENPROP 2010.
Revenda Legal em números
24% do PIB brasileiro A cobertura do Canal Rural atinge
MIDIA kit.
Reunião de conjuntura setembro de 2010
Reunião de conjuntura 23 de Setembro de Reunião de conjuntura A cadeia em números: dados atualizados para 2009 A evolução recente da construção.
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
SOMOS CULTURA. SOMOS CULTURA NEGÓCIOS SOMOS NOTÍCIA SOMOS.
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Publicações Especiais Leitores em Campo
Mídia Kit Dezembro de 2013.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
MELHORES & MAIORES CAPA INTERATIVA.
ADIPA 30º Aniversário Perspectivas de evolução no sector Alimentar
Indicadores do Mercado
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Introdução Hoje a internet é um dos maiores meios de comunicação em massa, atingindo milhares de consumidores. O Google possui uma das maiores e melhores.
Renda até 2 SM.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
O BLOG O Resumo da net é um blog de variedades atualizado diariamente que traz muitas informações, curiosidades e entretenimento. QUEM FAZ Filipe Silva.
Relatório Links Patrocinados | LarImóveis
Regionais Centro-Norte Você com a Ourofino na Copa 2014
PRÊMIO GLOBO MINAS DE MÍDIA 2011 CONARTES EDIFICAÇÕES
MUITO PRAZER, NÓS SOMOS O EXTRA...
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 PIB TRIMESTRAL DA BAHIA 3º TRIMESTRE DE 2011 Coordenação de Contas Regionais.
Taxa de Congestionamento Geral no 1º grau de 2009 a 2012.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 02.
SUA DIVERSÃO COMEÇA AQUI. Com uma população de 2,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte é conhecida como a capital dos bares, tem o 4º maior PIB do Brasil,
PERFIL DOS MEIOS SEXO IDADE CLASSE SOCIAL 2
ALBERTO PIMENTA Director de Estratégia e Desenvolvimento CTT
Fonte: CONAB. Ano IV JUN/JUL de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de sacas de 60.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Empresa 100% Brasileira O mercado publicitário brasileiro vai continuar crescendo acima da média global nos próximos anos, consolidando-se como uma.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
PRODUÇÃO MÉDIA MENSAL POR PROCURADOR DA PROCURADORIA ADMINISTRATIVA, DE JANEIRO A AGOSTO DE 2009 (C/ AUXÍLIO DE ESTAGIÁRIOS) GRÁFICO 01 40,25 41,00 31,25.
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
RESULTADOS 4º BIMESTRE 2009 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
GRANDE NEGÓCIO ENORME NEGÓCIO 1.
FATURAMENTO DE 2011 R$ 27,9 BILHÕES FATURAMENTO DE 2011 R$ 30 BILHÕES FATURAMENTO DE 2011 R$ 11 BILHÕES FATURAMENTO DE 2011 R$ 17 BILHÕES FATURAMENTO.
A sua porta para o mercado de Comunicação Vagas de empregos na área de Comunicação A sua porta para.
Indicadores do Autosserviço
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS
PAUTA: 1.- EDUC 2.- INADIMPLÊNCIA 3.- PERSPECTIVAS ECONÔMICAS
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
Ano IV – JUN/JUL 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA EDIÇÃO 2012.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Transcrição da apresentação:

Ampliando a relevância da SWEDA nas principais lojas do Canal AS Alimentar 01.03.13 São Paulo/SP

AGENDA Quem somos Desempenho do setor Feed-back varejistas Plano SWEDA 2013

AGENDA Quem somos Desempenho do setor Feed-back varejistas Plano SWEDA 2013

PORTFOLIO B2B NA AMÉRICA LATINA

Portfolio de ferramentas líderes e preferidas de mercado a sua disposição. EVENTOS Pessoalmente informando, debatendo e promovendo o relacionamento DIGITAIS Diariamente ampliando audiência, conhecimento e promovendo interação E ESTE É O NOSSO PORTFÓLIO ATUAL…………… SERVINDO COM LIDERNÇA AS COMUNIDADES – VAREJO E INDÚSTRIAS. E ANTES DE CONVIDAR O MARCELO LUZ, QUE FARÁ A APRESENTAÇÃO PELA SUPERMERCADO MODERNO, CONVIDO A TODOS PARA ASSISTIREM A UM VÍDEO QUE CONTA UM POUCO DA TRAGETÓRIA DESTES 40 ANOS DO VAREJO AUTOSSERVIÇO ALIMENTAR BRASELEIRO, HISTÓRIA DA QUAL VOCÊS TEM PARTICIPAÇÃO IMPORTANTE. OBRIGADO. (PROXIMO SLIDE – VIDEO) ROI Pesquisas e Serviços para maximizar e mensurar resultados REVISTA Mensalmente informando, educando e posicionando. 5

DETALHES PORTFOLIO

BANCO DE DADOS 100% das lojas acima de 10 checkouts; REVISTA 100% das lojas acima de 10 checkouts; 95,0% do volume de venda; 100% dos nossos leitores decisores 94% leitores atualizados em até 12 meses; 60% de e-mails cadastrados

ALÉM DA MAIOR CIRCULAÇÃO QUALIFICADA, SM E A ÚNICA QUE COMPROVA SUA ATUALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO Fonte: IVC – Maio/2011

ALÉM DO IVC, SM É AUDITADA PELO BPA

CUSTOS IGUAIS, PORÉM EXIGÊNCIAS BEM DIFERENTES Somente para dar uma dimensão da representatividade deste grupo aqui presente. As 66 redes convidadas e que confirmaram presença conosco no dia de hoje... Alguns números gerais para colocar em perspectiva a representatividade das redes presentes.

LÍDER EM LEITORES, LÍDER EM ANUNCIANTES Fonte : Marketing SM

MÍDIAS DIGITAIS

PERFORMANCE USUÁRIOS DO PORTAL Fonte: Google Analytics | outubro/12

Newsletter: Mais de 36.000 cadastrados, recebendo diariamente as principais notícias do setor. Periodicidade: Diário (envio ocorre as 13:00hs) 15

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          IVC Auditoria Web SISTEMA DE AUDITORIA

Quem faz o mercado, participa. V E N T O S

ENCONTRO DE LÍDERES – Principais Mercados Fortaleza/Recife Salvador Belo Horizonte Rio de Janeiro São Paulo P.Alegre/Curitiba Campinas Ribeirão Preto

Os eventos de SM trazem uma dinâmica que maximiza o seu potencial de relacionamento com os decisores do varejo. Você conhece as empresas convidadas antes SM enviará convites especiais para seus targets, em conjunto com Você Você conhece as pessoas que confirmaram presença Você desenvolverá para o evento, Estratégias de Abordagem Você conhece as pessoas presentes ao evento Você terá “Encontros Marcados” com os Principais Targets Você estabelece / reforça o contato pessoal Você gerará uma “Onda” de relacionamento com os Decisores e suas Equipes

Público Eventos 2012 Resultado Consolidado EL Total de Participantes: 462 Média por praça/evento: 66 Recuperação do público de SP.

Qualificação Eventos 2012 Resultado Consolidado EL Média de 1º Escalão: 71% x 57% em 2011

Redes Eventos 2012 Resultado Consolidado EL Total de Redes: 221 Redes Média por praça/evento: 31 Redes x 30 Redes em 2011

Perfil das Redes – Convidadas x Presentes Eventos 2012 Perfil das Redes – Convidadas x Presentes Média de faturamento: R$ 133.176.793,77

SERVIÇOS

VALORES PELOS SERVIÇOS Valor R$ Readex (POR SPOT) Jan,Abr e Jul R$ .000,00 PNRM (POR CATEGORIA) R$ .000,00 Consulta Banco de Dados (1.000 lojas) R$ .000,00 Seminário In Company (01 Apresentação) R$ .000,00 Integração Equipe de Vendas (cada exemplar) R$ 15,00 Pesquisa Diagnóstico Ad-Hoc Sob Consulta

Hábitos de leitura de revistas dirigidas ao supermercadistas

PRINCIPAIS MEIOS DE ACESSO À INFORMAÇÃO (%) Base: Amostra (400) P1. Qual (is) da fontes que vou citar você costuma recorrer quando necessita de informações úteis para o seu negócio? Alguma outra fonte que não mencione?

Preferência pela revista SM 2012x2011 Índice de Multiplicidade Total Recebe Lê Prefere Nenhuma Índice de Multiplicidade 2,89 2,77 1,86 1,67 1,00 Base: Amostra 2010/2012 (400) P3. Das principais revistas dirigidas ao setor supermercadista, qual dessas que vou ler você recebe? Alguma outra que não mencione? / P4. Quais delas você lê pelo menos uma vez por mês? / P5. Qual delas você prefere?

Índice de Multiplicidade Entre os que visitam sites de revistas para supermercadistas, a maioria acessa o portal da revista SM 39% acessam sites das revistas Prefere (www.sm.com.br) Super Hiper (www.abrasnet.com.br) Super Varejo (www.portalapas.org.br) Giro News (www.gironews.com) Distribuição (www.newtrade.com.br) Não consulto nenhum site destas revistas (www.sm.com.br) Super Hiper (www.abrasnet.com.br) Super Varejo (www.portalapas.org.br) Giro News (www.gironews.com) Gôndola AGAS Distribuição (www.newtrade.com.br) Índice de Multiplicidade 1,19 1,36 Base: Amostra (400) Base: Consulta site destas revistas 2010 (95)/ 2012 (148) P9) Você costuma visitar sites ou portais destas revistas para buscar informações para seu negócio? LER ALTERNATIVAS Algum outro site ou portal que não mencionei? P10) Destes sites ou portais que você consulta, qual deles você prefere?

AGENDA Quem somos Desempenho do setor Feed-back varejistas Plano SWEDA 2013

Canal vigoroso com faturamento crescente independente de qual seja o cenário econômico. (Vendas em Bilhões R$) EM 2009 O SETOR ATINGIU UM FATURAMENTO DE 181,2 BILHÕES DE REAIS , COMPROVANDO MAIS UMA VEZ O CRESCENTE FATURAMENTO DO SETOR INDEPENDENTE DE QUAL SEJA O CENÁRIO ECONÔMICO ESSE FATURAMENTO REPRESENTA 5,8% DO PIB BRASILEIRO LINK : CRESCIMENTO REAL DE 8,4 Fonte : 41º Relatório Anual de Supermercados 31

(Variação % sobre o Faturamento Real) Apesar da desaceleração,mais um ano de crescimento acima do PIB e de vários outros segmentos. (Variação % sobre o Faturamento Real) ESSE FATURAMENTO DESCONTANDO A INFLAÇÃO MÉDIA DE 6,6% MEDIDA PELO IPCA, REPRESENTOU UM CRESCIMENTO LÍQUIDO DE 4,5% CRESCIMENTO QUE FICOU ACIMA DO PIB 2,7% CONSUMO DAS FAMÍLIAS 4,1% AGROPECUÁRIA 3,9% SERVIÇOS 2,7% INDÚSTRIA 1,6% LINK – CENÁRIO PROVOCA MUDANÇAS EM TODA A CADEIA Fonte : 41º Relatório Anual de Supermercados – Deflacionado pelo IPCA Médio 32

Cenário de crescimento provoca mudanças em toda a cadeia de abastecimento do canal. INDÚSTRIA VAREJO CONSUMIDOR

Cenário de crescimento provoca mudanças em toda a cadeia de abastecimento do canal. INDÚSTRIA VAREJO CONSUMIDOR

Fortalecimento de nossa economia vem provocando mudanças significativas no consumo. 2005 2010 CLASSES AB 26.421.172 CLASSES AB 42.195.088 CLASSE C 62.702.248 CLASSE C 101.651.803 APRENDI NA ESCOLA QUE AS CLASSES SÓCIO ECONÔMICAS ERAM REPRESENTADAS POR UM TRIÂNGULO HOJE NOSSOS FILHOS ESTÃO APRENDENDO QUE SÃO REPRESENTADAS POR UM LOSANGO EM 2011 QUASE 3 MILHÕES DE CONSUMIDORES MIGRARAM PARA A CLASSE C....PARA B + 230 MIL.... ESSAS MUDANÇAS PROMOVEM MUDANÇAS SIGNIFICTIVAS NA FORMA DE CONSUMO.... CLASSES DE 92.936.688 CLASSES DE 47.948.964 Fonte : Estudo Observador 2011 - Cetelem BGN Brasil

Cenário de crescimento provoca mudanças em toda a cadeia de abastecimento do canal. INDÚSTRIA VAREJO CONSUMIDOR

Indústria acelerou ainda mais o ritmo de lançamentos no canal. O Brasil em 2011 fechou como 4º país do mundo em numero de lançamentos) Em 2010 as Indústrias lançaram mais de 15.813 Produtos Equivale a uma média de 40 lançamentos/dia Fonte : ESPM – Nov/2010; Nielsen

76% dos lançamentos (que chegaram nas prateleiras) não completam sequer 1 ano.

Cenário de crescimento provoca mudanças em toda a cadeia de abastecimento do canal. INDÚSTRIA VAREJO CONSUMIDOR

Nº de Lojas depois do Plano Real dobrou, superando a taxa de crescimento real do setor +143% +58% Fonte : Índice de Faturamento do Setor = R$ deflacionado IPCA médio (6,87%) base 100=1990 / ACNielsen / Estrutura do Varejo Brasileiro

Com muito mais lojas como opção, houve uma pulverização dos consumidores. -33% +87% COM MUITO MAIS LOJAS, HOUVE UMA MAIOR PULVERIZAÇÃO DOS CONSUMIDORES.... LINK PARA CRESCIMENTO DOS FORMATOS Fonte: Nielsen Total Brasil – Universo Alimentar, Farma-cosméticos e Bares – Sete áreas Nielsen | Estrutura do Varejo Brasileiro / IBGE

Espaço médio expositor de gôndola é cada vez menor e mais disputado !!! MAS A PRINCIPAL MUDANÇA QUE ESTAMOS ACOMPANHANDO NO VAREJO TEM A VER COM A PERGUNTA QUE FIZ ANTERIORMENTE.... DE FATO O ESPAÇO MÉDIO PARA EXPOSIÇÃO ESTA CADA VEZ MAIS DISPUTADO.... Fonte : 39º Relatório Anual de Supermercados – Variação % 2001-2009

Faturamento Real por Formato de Loja (em Bilhões de reais) O formato Hiper continuam sofrendo com o avanço das lojas de vizinhança (5-19ck) e atacarejos. Faturamento Real por Formato de Loja (em Bilhões de reais) +36,1% -1,4% UMA MUDANÇA QUE ACOMPANHAMOS PELA 1º VEZ NO ANO PASSADO, FOI A QUEDA ANUNCIADA DO FORMATO HIPER…QUE MAIS UMA VEZ SE REPETE.. EM FUNÇÃO DE VÁRIOS FATORES (ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO QUE TEM MENOS PREDISPOSIÇÃO PARA PERCORRER GRANDES LOJAS, AUMENTO DA FREQUENCIA DAS COMPRAS, PEQUENAS COMPRAS E PRINCIPALMENTE O CRESCIMENTOS DAS LOJAS DE VIZINHANÇA E DOS ATACAREJOS…. LINK PARA FALAR DOS ATACAREJOS…. Supermercados Hipermercados Fonte : 41º Ranking de Supermercados - SM

Atacarejo já representa 4% do faturamento e segue apresentando os melhores índices de produtividade. UM FORMATO BASTANTE ATRATIVO PRINCIPALMENTE PELO FATOR PREÇO QUE TEM UM FATURAMENTO POR M² MAIOR DO QUE SUPER E HIPER, EM FUNÇÃO DE VALOR DO TÍQUETE MÉDIO, QUASE 3X MAIOR DO QUE NO SUPERMERCADO, FORMATO TRADICIONAL PARA AS COMPRAS MENORES, COMPORTAMENTO ATUAL DE COMPRA. LINK PARA MIX DE CONSUMIDOR/TRANSFORMADOR Fonte : 41º Ranking de Supermercados - SM

Lojas menores e de vizinhança são as que mais crescem em todo o País. QUANDO ANALISAMOS O CRESCIMENTO POR PORTE DE LOJA, CLARAMENTO AS LOJAS DE VIZINHANÇA PRESENTES NAS LOJAS DE 5 A 19 CK SÃO AS QUE MAIS CRESCEM…. Fonte : 40º Relatório Anual de Supermercados 45

Ranking de 2011 importantes mudanças e grandes destaques. (...VALE FAZER UMA OBSERVAÇÕES QUE NOSSO RANKING NÃO INCLUÍMOS NEGÓCIOS FORA DO VAREJO ALIMENTAR COMO LOJAS DE ELETRO ELETRONICOS , ETC)

18 redes com faturamento acima de 1 Bilhão (R$). EMPRESAS FATURAMENTO/10 em Reais FATURAMENTO/11 RANKING/10 RANKING/11 VAR.REAL % Cia.Bras.Distribuição 25.725.350.000 28.932.226.200 2º 1º 5,5% Carrefour 29.000.238.060 28.832.130.800 -6,8% Wal-Mart 22.334.035.926 23.468.413.043 3º -1,5% Cencosud 3.501.144.530 5.986.609.276 4º 60,4% Cia. Zaffari 2.490.000.000 2.910.000.000 5º 9,6% Prezunic 2.449.062.246 2.653.524.868 6º 1,6% Irmãos Muffato 1.926.056.000 2.308.726.048 8º 7º 12,4% Condor 1.728.699.479 2.136.499.686 10º 15,9% DMA 1.930.324.594 2.009.326.125 9º -2,4% SM BH 1.542.204.078 1.904.909.468 12º 15,8% Angeloni 1.813.045.218 2.165.248.246 11º 12,0% Sonda 1.577.366.074 1.836.740.311 9,2% Coop 1.522.238.568 1.661.639.147 13º 2,4% Yamada 1.291.842.634 1.581.327.256 14º 14,8% Líder 1.289.628.430 1.401.408.966 15º 1,9% Savegnago 993.094.717 1.140.582.523 _ 16º 7,7% Carvalho & Fernandes 948.280.812 1.130.132.903 17º 11,8% Zona Sul 904.106.064 1.033.853.758 18º 7,2% COMO APRESENTAMOS NO ANO PASSADO , ESTE É O RANKING DAS EMPRESAS QUE FATURAM ACIMA DE 1 BILHÃO...DENTRO DESTE RANKING TEMOS AGORA 18 EMPRESAS..... (...VALE FAZER UMA OBSERVAÇÕES QUE NOSSO RANKING NÃO INCLUÍMOS NEGÓCIOS FORA DO VAREJO ALIMENTAR COMO LOJAS DE ELETRO ELETRONICOS , ETC) LINK PARA 03 NOVAS REDES NO RANKING Fonte : 41º Ranking de Supermercados - SM

03 redes ingressam no grupo acima de 1 Bilhão (R$). EMPRESAS FATURAMENTO/10 em Reais FATURAMENTO/11 RANKING/10 RANKING/11 VAR.REAL % Cia.Bras.Distribuição 25.725.350.000 28.932.226.200 2º 1º 5,5% Carrefour 29.000.238.060 28.832.130.800 -6,8% Wal-Mart 22.334.035.926 23.468.413.043 3º -1,5% Cencosud 3.501.144.530 5.986.609.276 4º 60,4% Cia. Zaffari 2.490.000.000 2.910.000.000 5º 9,6% Prezunic 2.449.062.246 2.653.524.868 6º 1,6% Irmãos Muffato 1.926.056.000 2.308.726.048 8º 7º 12,4% Condor 1.728.699.479 2.136.499.686 10º 15,9% DMA 1.930.324.594 2.009.326.125 9º -2,4% SM BH 1.542.204.078 1.904.909.468 12º 15,8% Angeloni 1.813.045.218 2.165.248.246 11º 12,0% Sonda 1.577.366.074 1.836.740.311 9,2% Coop 1.522.238.568 1.661.639.147 13º 2,4% Yamada 1.291.842.634 1.581.327.256 14º 14,8% Líder 1.289.628.430 1.401.408.966 15º 1,9% Savegnago 993.094.717 1.140.582.523 _ 16º 7,7% Carvalho & Fernandes 948.280.812 1.130.132.903 17º 11,8% Zona Sul 904.106.064 1.033.853.758 18º 7,2% 03 REDES INGRESSARAM NO RANKING COM FATURAMENTO ACIMA DE 1 BI : SAVENAGNO DO INT.SP, CARVALHO & FERNANDES DO PIAUI E ZONA SUL DO RJ LINK PARA NOVO LÍDER ! Fonte : 41º Ranking de Supermercados - SM

Grupo Pão de Açúcar assume a liderança. EMPRESAS FATURAMENTO/10 em Reais FATURAMENTO/11 RANKING/10 RANKING/11 VAR.REAL % Cia.Bras.Distribuição 25.725.350.000 28.932.226.200 2º 1º 5,5% Carrefour 29.000.238.060 28.832.130.800 -6,8% Wal-Mart 22.334.035.926 23.468.413.043 3º -1,5% Cencosud 3.501.144.530 5.986.609.276 4º 60,4% Cia. Zaffari 2.490.000.000 2.910.000.000 5º 9,6% Prezunic 2.449.062.246 2.653.524.868 6º 1,6% Irmãos Muffato 1.926.056.000 2.308.726.048 8º 7º 12,4% Condor 1.728.699.479 2.136.499.686 10º 15,9% DMA 1.930.324.594 2.009.326.125 9º -2,4% SM BH 1.542.204.078 1.904.909.468 12º 15,8% Angeloni 1.813.045.218 2.165.248.246 11º 12,0% Sonda 1.577.366.074 1.836.740.311 9,2% Coop 1.522.238.568 1.661.639.147 13º 2,4% Yamada 1.291.842.634 1.581.327.256 14º 14,8% Líder 1.289.628.430 1.401.408.966 15º 1,9% Savegnago 993.094.717 1.140.582.523 _ 16º 7,7% Carvalho & Fernandes 948.280.812 1.130.132.903 17º 11,8% Zona Sul 904.106.064 1.033.853.758 18º 7,2% O C.B.D. ASSUME A LIDERNÇA NO RANKING. CARREFOU PASSA PARA 2ª COLOCAÇÃO, MUITO EM FUNÇÃO DA RETIRADA DE CERCA DE 400 LOJAS DA BANDEIRA DIA LINK PARA MAIORES CRESCIMENTOS ....DESSAS 18 REDES 12 CRESCERAM ACIMA DA MÉDIA Fonte : 41º Ranking de Supermercados - SM

Grande parte cresceu acima da média do setor. EMPRESAS FATURAMENTO/10 em Reais FATURAMENTO/11 RANKING/10 RANKING/11 VAR.REAL % Cia.Bras.Distribuição 25.725.350.000 28.932.226.200 2º 1º 5,5% Carrefour 29.000.238.060 28.832.130.800 -6,8% Wal-Mart 22.334.035.926 23.468.413.043 3º -1,5% Cencosud 3.501.144.530 5.986.609.276 4º 60,4% Cia. Zaffari 2.490.000.000 2.910.000.000 5º 9,6% Prezunic 2.449.062.246 2.653.524.868 6º 1,6% Irmãos Muffato 1.926.056.000 2.308.726.048 8º 7º 12,4% Condor 1.728.699.479 2.136.499.686 10º 15,9% DMA 1.930.324.594 2.009.326.125 9º -2,4% SM BH 1.542.204.078 1.904.909.468 12º 15,8% Angeloni 1.813.045.218 2.165.248.246 11º 12,0% Sonda 1.577.366.074 1.836.740.311 9,2% Coop 1.522.238.568 1.661.639.147 13º 2,4% Yamada 1.291.842.634 1.581.327.256 14º 14,8% Líder 1.289.628.430 1.401.408.966 15º 1,9% Savegnago 993.094.717 1.140.582.523 _ 16º 7,7% Carvalho & Fernandes 948.280.812 1.130.132.903 17º 11,8% Zona Sul 904.106.064 1.033.853.758 18º 7,2% E ESSES NÚMEROS SÃO IMPORTANTES PARA QUE CADA UM DOS SRS AQUI PRESENTES CRUZEM COM O CRESCIMENTOS DE SEUS NEGÓCIOS EM CADA UMA DESSAS REDES.... LINK PARA 12 REDES COM FATURAMENTO ENTRE 500 E 1 BI... Fonte : 41º Ranking de Supermercados - SM

Multi Formato (Ex Aliança) Realmar Distribuidora Grande parte cresceu acima da média do setor. EMPRESAS FATURAMENTO/10 FATURAMENTO/11 RANKING/10 RANKING/11 VAR.REAL% Giassi 789.281.447 890.605.555 18º 19º 5,8% C.S.D. 677.392.570 858.865.701 20º 18,9% Bahamas 759.535.770 850.831.969 21º 5,1% Coml.Zaragoza - 843.055.603 22º Multi Formato (Ex Aliança) 641.000.000 828.330.230 23º 21,2% Unidasul 573.038.648 639.032.802 24º 4,7% E.B.A. 553.413.000 603.032.802 25º 2,2% Nordestão 540.068.302 600.466.557 26º 4,3% D’AVÓ Supermercados 572.766.821 27º Realmar Distribuidora 488.073.420 552.955.041 28º 6,3% Adição 455.488.604 549.830.479 29º 13,2% Intercontinental 432.685.404 502.015.509 30º 8,8% SENDO QUE A GRANDE MAIORIA TAMBÉM APRESENTOU CRESCIMENTO REAL ACIMA DA MÉDIA NACIONAL....NºS TAMBÉM PARA SEREM ANALISADOS JUNTO A SUAS EQUIPES COMERCIAIS. LINK PARA QUEDA DE PARTICIPAÇÃO DOS 3 GIGANTES E CRESCIMENTO DOS MÉDIOS... Fonte : 41º Ranking de Supermercados - SM

72 Redes regionais que vem apresentando resultados de detaque em performance e crescimento. MAIS UMA VEZ O GRANDE DESTAQUE FICOU PARA AS EMPRESAS REGIONAIS....EMPRESAS QUE QUANDO ANALISAMOS NO LONGO, MÉDIO OU CURTO PRAZO APRESENTARAM RESULTADOS EXCEPCIONAIS....TANTO EM CRESCIMENTO, QUANTO NOS ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE. GRAÇAS A CONSTANTES INVESTIMENTOS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE SUAS OPERAÇÕES....UMA PROVA DISSO É A PARTICIPAÇÃO EM NOSSOS EVENTOS REGIONAIS.... SÃO ESTAS EMPRESAS QUE TEMOS QUE ESTAR ATENTOS E NOS PERGUNTAR : COMO ESTAMOS ATENDENDO ? E ESSA PERGUNTA NÃO TEM HAVER COM A FORMA DIRETA OU INDIRETA DE LEVAR SEU PRODUTO E SERVIÇO...TEM HAVER COM A QUALIDADE !!! MUITO IMPORTANTE ESSA DISTINÇÃO... ...SABEMOS O QUANTO É DIFÍCIL PARA GARANTIRMOS O MESMO PADRÃO DE ATENDIMENTO PARA TODAS AS LOJAS DO BRASIL....

Essas 72 redes faturam R$ 50 Bilhões, e excluíndo os 3 gigantes, representam 35% do mercado. NORTE 05 Redes NORDESTE 09 Redes CENTROOESTE 02 Redes MAS REGIONALMENTE FALANDO TEMOS AQUI UMA LOGISTICA MUITO IMPORTANTE PARA SUAS ESTRATÉGIAS COMERCIAIS.... LINK PARA FECHAMENTO : FALTA DE ESPAÇO NO PDV SUDESTE 34 Redes SUL 22 Redes

AGENDA Quem somos Desempenho do setor Feed-back varejistas Plano SWEDA 2013

OBJETIVO Gerar pontos de reflexão durante nosso relacionamento comercial, através da avaliação de: Como o supermercadista avalia seus anuncios; Como o supermercadista percebe suas marcas.

COMUNICAÇÃO IMPRESSA

EVOLUÇÃO HISTÓRICA (exemplo)

POR QUE O ANÚNCIO DA GDC É O MAIS ÚTIL PARA SEU NEGÓCIO? " Aumento das vendas de final de semana." Marcos Pessanha Machado / Gerente Operacional / Big Box / Brasília / DF "Por se tratar de uma marca já conhecida e agrega valor e variedade na categoria." Wandil Neto Pires Filho / Comprador / Superm. Savegnago / Sertãozinho / SP

Em 2012, 40ª PNRM – EVOLUÇÃO HISTÓRICA CATEGORIA: IMPRESSORA PARA CUPOM FISCAL TOTAL BRASIL ( resultado ponderado - %)

AGENDA Quem somos Desempenho do setor Feed-back varejistas Plano SWEDA 2013

TOPO + SQUARE BANNER+LOGO na categoria Impressora para cupom fiscal PLANO SWEDA 2013 REVISTA SM: ABR MAI JUN JUL TOP5 AGO SET OUT NOV DEZ Revista SM....................... 1/2 1/2 1/2 1 1/2 + Bonificações............... + Suplementos..... NE ISP SUL MG SUL NE PORTAL SM: GPS on line............... TOPO + SQUARE BANNER+LOGO na categoria Impressora para cupom fiscal Objetivo : Potencializar os esforços de comunicação ao relacionamento COMERCIAL entre a SWEDA e os principais decisores do varejo, nas principais regiões do País.

PLANO PROPOSTO 2013 Validade desta proposta : 22/03/13

Ampliando a relevância da SWEDA nas principais lojas do Canal AS Alimentar 01.03.13 São Paulo/SP 64