FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO: a importância da fotografia na Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
Advertisements

INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
Arquitetura Outra maneira de manifestarmos algo em 3 dimensões é através da arquitetura. Essa expressão artística está presente em nosso cotidiano,
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
História da Fotografia
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
O conteúdo.
Arte e representação.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
Breve História da Fotografia
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Perfil do Profissional
Eternize seus momentos
Documento Fotográfico
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
HAGOP GARAGEM Apresenta Imagens do Passado Parte III.
TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Breve história da fotografia
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
FOTOGRAFIA História da Arte Nomes: Carlos Henrique Karine Vieira Isabella Fassina.
 O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela ação da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce ( )
Fotografia A ideia de uma imagem vista a partir de um pequeno orifício dentro de uma caixa escura é muito antiga. Há registros de que no tempo de Aristóteles.
História da Educação no Brasil
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A Arte na Literatura de Cordel
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
VOCÊ SABE COMO SURGIU A FOTOGRAFIA? E SUAS FOTOS, DE ONDE SURGEM?
Histórias de crianças e infâncias
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
FOTOGRAFIA.
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Atividade complementar 04
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Professor Jardson Brito
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
COM O CINEMA OCORRE ALGO SEMELHANTE: ENTRE O CRIADOR E A OBRA PASSAM A EXISTIR A CÂMERA CINEMATOGRÁFICA E UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUÍMICOS E MECÂNICOS.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Futurismo Que olha lá na frente. Valorizavam o futuro
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
Introdução à fotografia
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
A escola como agente de socialização
1º A ORIGEM DA FOTOGRAFIA; 2º PRINCIPAIS NOMES DO DESENVOLVIMENTO DA FOTOGRAFIA ; 3º A SUA EVOLUÇAO ATE AOS DIAS DE HOJE ; 4º PROCESSOS FOTOGRAFICOS;
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
Transcrição da apresentação:

FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO: a importância da fotografia na Educação Professora Maura Apodi, 12 de março de 2013

CÂMARA ESCURA O primeiro exemplo da máquina fotográfica que hoje se conhece, foi à chamada “câmara escura”. A 1ª câmara foi inventada no inicio do século XVI. Muitos historiadores afiançam que a invenção foi de várias pessoas dentre elas o Italiano Leonardo da Vinci (1452-1519). A noção de seus princípios óticos se atribui a Aristóteles, anos antes de Cristo, e seu uso para observação de eclipses e auxílio ao desenho, a Giovanni Baptista Della Porta. A invenção da fotografia foi atribuída ao francês Nicéphore Niépce entre 1823 e 1826. Nicéphore Niépce utilizou uma caixa como câmara, uma lente biconvexa e uma placa movida por uma liga metálica à base de estanho e chumbo; o tempo de apresentação foi de cerca de oito horas. Referencial: Revista Nova Escola e O Ato Fotográfico, Philippe Dubois. (vejam no face book ( texto completo).

É muito importante ter fotos reveladas da família, os álbuns de fotos orientam por exemplo, as crianças facilitando a formação de sua personalidade. Os professores devem pedir fotos da família, das férias, de fatos que ajudem as crianças se identificarem com seus costumes familiares. As novas tecnologias introduziram na vida das pessoas a fotografia digital, que é pratica, util e divertida, mas nada substitui um álbum.

A palavra foto é um termo que deriva do grego, phôs, luz A palavra foto é um termo que deriva do grego, phôs, luz. Fotografia quer dizer a arte de fixar a luz de objetos utilizando determinadas substâncias. A primeira forma de “fixação da luz” foi a heliografia, desenvolvida em 1826 por Joseph Nicéphore Niépce. Da sua associação com Louis Daguerre, em 1839, surgiu o daguerreótipo (usava-se uma fina camada de prata polida, que era aplicada sobre uma placa de cobre com vapor de iodo e resultava uma imagem nítida, mas com uma única cópia). Paralelamente, em 1835, William Talbot produzia o primeiro calótipo, que reproduzia a imagem em papel albuminado.

Entre as décadas de 1820 e 1860 foram desenvolvidas diversas técnicas que levaram ao desenvolvimento da fotografia. Enquanto técnica que exigia profissionais especializados e material caro, a fotografia chegou ao Brasil em meados do século XIX como uma prática da elite. Inicialmente tornou-se um instrumento para captar retratos desta elite, através dos cartões de visitas ou para demonstrar os espaços ocupados pelos indivíduos desta elite. O universo escolar também era retratado, geralmente encomendado pelas instituições de ensino e falando de uma história oficial.

Desde a segunda metade do século XIX transita pelo universo das imagens o que podemos denominar de cartões postais escolares, focalizando escolas de todos os níveis. Nelas, em sua maioria, encontramos imagens das fachadas dos prédios escolares e, no verso, propagandas sobre a excelência do ensino, da disciplina, da competência moralizadora e conteudística de seus professores. Como um recurso muito presente nessa longa duração da fotografia escolar, nos postais escolares as imagens associam a arquitetura à modernidade das propostas pedagógicas. (BARROS, 2005, p. 122)

Já no início do século XX o foco das fotografias remetia a momentos que demonstravam os conteúdos curriculares e suas práticas de ensino ou o cotidiano de atividades extraclasse. As fotos oficiais também retratavam eventos solenes (desfiles, formaturas, homenagens, etc.). Para o historiador da educação, as fotografias podem transformar-se em fontes históricas iconográficas. Na maioria das vezes a fotografia é utilizada enquanto ilustração, sendo uma complementação e afirmação de algo que já está sendo dito em documentos escritos. Neste sentido, a foto não cumpre o seu caráter documental. È preciso ir além. É preciso considerá-la enquanto um monumento, aquilo que, no passado, a sociedade queria perenizar de si mesma para o futuro.

Concebida como monumento, a fotografia impõe ao historiador uma avaliação que ultrapasse o âmbito descritivo. Neste caso, ela é agente do processo de criação de uma memória que deve promover tanto a legitimação de uma determinada escolha quanto, por outro lado, o esquecimento de todas as outras. Neste sentido, a produção da mensagem fotográfica está atrelada ao controle dos meios técnicos de produção cultural que, até por volta da década de 1950, ainda era privilégio quase exclusivo de setores da classe dominante. (CARDOSO e MAUAD, 1997, p. 407)

Desta forma, a foto deixa de ser uma imagem retida no tempo para se tornar uma imagem que se processa através do tempo. Ela reflete aspectos da vida material que aparece, aos nossos olhos, superior a qualquer relato escrito. Têm-se também que levar em consideração a fotografia em sua dimensão simbólica. Ela é uma representação da realidade, é construída. Não é uma unidade em si. É uma idéia que tem uma materialidade e se apresenta como a expressão de um dizível fotográfico. Para utilizar a fotografia enquanto documento, deve-se levar em consideração alguns agentes daquele tempo que se quer retratar. Deve-se considerar o olhar do fotógrafo, o olhar do fotografado e o olhar do contratante. A interferência destes três agentes é imprescindível para compreendermos o resultado final da obra.

Bibliografia: BARROS, Armando Martins. Os álbuns fotográficos com motivos escolares: veredas ao olhar. In: GATTI Jr., Décio e INÁCIO FILHO, Geraldo (orgs.). História da educação em perspectiva. Ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2005 BORGES, Maria Eliza Linhares. História e fotografia. 2a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 CARDOSO, Ciro Flamarion e MAUAD, Ana Maria. História e imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. In: CARDOSO, Ciro e VAINFAS, Ronaldo ( orgs.)Domínios da história. Ensaios da teoria e metodologia .Rio de Janeiro: Campus, 1997.