Responsabilidade social corporativa: o que eu faço com essa ideia? Lar Center, maio.2011 Fabiana Dias
Responsabilidade Social Corporativa Temas do encontro
Agenda Contexto econômico, social e ambiental Novas posturas Do mundo que temos para o mundo que queremos Evolução do pensamento das empresas Responsabilidade social corporativa Valores, política e governança Públicos de interesse Filantropia x investimento social privado Avaliação e demonstração de boas práticas O que eu faço com essa ideia?
Check In Nome? Loja? Causa pessoal (social ou ambiental)? Por que esta causa?
Responsabilidade Social Corporativa O mundo que temos
Contexto Dos 6,2 bilhões de habitantes do planeta, apenas 1,7 consegue consumir além de suas necessidades básicas. Enquanto isso, 65% da população americana é considerada obesa. 1/3 da população não tem acesso à energia, como eletricidade e combustíveis fosseis. 24,7 milhões de brasileiros são considerados indigentes, vivendo com menos de R$ 75 de renda familiar por mês. O Brasil é o quarto país em desigualdade de renda no mundo depois da Namíbia, Lesoto e Serra Leoa. O consumo atual dos recursos naturais superam em 20% a capacidade da Terra de se regenerar. A falta de água limpa e de saneamento mata quase 1,7 milhões de pessoas por ano. Desastres ambientais, agravados por mudanças climáticas, geraram 50 milhões de “refugiados ambientais”. Até 50% das espécies podem desaparecer ou ficar em risco de extinção até o final do século. Globalização da economia. Acirramento da competitividade e busca por produtividade. Mudança na estrutura de consumo / diminuição da classe consumidora. Acordos internacionais, legislação e certificações (ISO14000, SA8000, AA1000, FSC). Crescente preocupação com a imagem institucional e a reputação da empresa. Crises econômicas.
Questões centrais Crescente exclusão social Medição de felicidade Alta transferência de renda no sentido da acumulação e não da distribuição Uso insustentável e predatório dos recursos naturais Consumidores mais informados e críticos Crise econômica de 2008 Negócios que visam redução de pobreza
Responsabilidade Social Corporativa O mundo que queremos
O papel das empresas neste contexto Responsabilidade Social Corporativa O papel das empresas neste contexto
E as empresas neste cenário? Por muito tempo, “não tenho nada com isso” Com a redemocratização, assumiram o conceito de cidadania Fazer o bem, unilateralmente Ampliação de compromissos
Porém, quais são os compromissos das empresas? Geração de lucro? Recolhimento de impostos? Cumprir obrigações legais? E com a sociedade?
Desenvolvimento sustentável é aquele que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades” Relatório da Comissão Brundtland, 1987 Recursos naturais Sustentabilidade Recursos econômicos Recursos sociais Para as empresas: Assegurar o sucesso do negócio a longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável
Responsabilidade socioambiental “Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética, transparente e solidária da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona – acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, clientes, comunidade, governo, sociedade e meio ambiente – e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, de forma a preservar recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitar a diversidade e promover a redução das desigualdades sociais.” (INSTITUTO ETHOS, 2006)
Olhar da Responsabilidade Social Reconhecer sua identidade e sua cultura e estabelecer seus princípios objetivamente Sucesso do negócio Assumir compromissos com sua cadeia produtiva e seu entorno Postura em relação ao meio ambiente e à sociedade
Valores, Transparência Os sete temas de RSC Meio Ambiente Governo e Sociedade Comunidade Valores, Transparência e Governança Fornecedores Consumidores e Clientes Público Interno Fonte: Instituto Ethos
Valores, transparência e governança Auto-regulação da Conduta Compromissos éticos Enraizamento na cultura organizacional Governança corporativa Relações Transparentes com a Sociedade relações com a concorrência diálogo e engajamento com as partes interessadas balanço social
Público interno Diálogo e Participação relações com sindicatos gestão participativa Respeito ao Indivíduo compromisso com o futuro das crianças compromisso com o desenvolvimento infantil valorização da diversidade e promoção de equidade compromisso com a equidade racial compromisso com a equidade de gênero relações com trabalhadores terceirizados Trabalho Descente política de remuneração, benefícios e carreira cuidados com saúde, segurança e condições de trabalho compromisso com o desenvolvimento profissional e empregabilidade comportamento frente a demissões preparação para a aposentadoria
fornecedores Seleção, Avaliação e Parcerias com Fornecedores critérios de seleção e avaliação de fornecedores trabalho infantil na cadeia produtiva trabalho forçado (ou análogo ao escravo) na cadeia produtiva apoio ao desenvolvimento de fornecedores
Consumidores e clientes Dimensão Social do Consumo política de comunicação comercial excelência do atendimento conhecimentos e gerenciamento dos danos potenciais dos produtos e serviços
comunidade Relações com a Comunidade Local gerenciamento do impacto da empresa na comunidade de entorno relações com organizações locais Ação Social financiamento de ação social envolvimento da empresa com ação social
Meio Ambiente Responsabilidade Frente às Gerações Futuras Comprometimento da empresa com a melhoria da qualidade ambiental Educação e conscientização ambiental Gerenciamento do Impacto Ambiental Gerenciamento do impacto no meio ambiente e do ciclo de vida dos produtos e serviços Sustentabilidade da economia florestal Minimização de entradas e saídas de materiais
Governo e Sociedade Transparência Política contribuições para campanhas políticas construção da cidadania pelas empresas práticas anticorrupção e antipropina Liderança Social liderança e influência social participação em projetos sociais governamentais
Avaliando atuação de responsabilidade O uso de indicadores de avaliação: Perfil social Perfil social – modelo IBase Betinho Indicadores Ethos Global Reporting Initiative (GRI) A apresentação de dados em: Balanços Sociais Relatórios de Sustentabilidade
Investimento Social Privado Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Incluem-se neste universo as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias ou indivíduos. A preocupação com o planejamento, o monitoramento e a avaliação dos projetos é intrínseca ao conceito de investimento social privado e um dos elementos fundamentais na diferenciação entre essa prática e as ações assistencialistas. Diferentemente do conceito de caridade, que vem carregado da noção de assistencialismo, os investidores sociais privados estão preocupados com os resultados obtidos, as transformações geradas e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento da ação. Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) www.gife.org.br
Benefícios para o Negócio Valorização da imagem institucional Reconheci-mento e fidelidade do consumidor Aumento da motivação dos funcionários Atração e retenção de talentos Acesso a capitais e a mercados Maior longevidade
Benefícios para a sociedade Preservação dos recursos ambientais Redução das desigualda-des sociais Promoção da diversidade Preservação da cultura local Geração de valor para todos os públicos Contribuição para uma sociedade justa e sustentável
Quem faz, faz bem?
O que eu faço com essa ideia? Responsabilidade Social Corporativa O que eu faço com essa ideia?
O tema do meu negócio
Repensando minha identidade e minha prática
Responsabilidade Social Corporativa Eu num mundo em rede
JOGO DOS AUTÓGRAFOS