Unidade de Apoio Organizacional Agroecologia e Meio Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sessão sobre Mapa de ativos
Advertisements

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
FÓRUM REGIONAL CONSECTI NORTE CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS PARA ASSUNTOS DE CT&I Palmas (TO) - 11/03/2008.
PROJETO LINHA ECOLÓGICA.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO Área de Projetos Especiais
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
BIBLIOTECA DA EMATER.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
10º Congresso Florestal Estadual
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
A SERVIÇO DA FAMILIA RURAL
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
LISTA DE REPRESENTANTES
Goiânia, 14 de dezembro de ELEITOS COMITÊS TEMÁTICOS.
SUPERVISÃO DE PECUÁRIA AÇÕES COORDENADAS PELA SUPERVISÃO ATÉ DEZEMBRO – Seminário Controle de Ectoparasitos em Bovino de Leite (Meta 1) Convênio.
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
1997 à 2009 Palestrante: Nilton Broseghini. Reutilização de Sacola.
Um Banco da Amazônia.
Agência Goianésia (GO)
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Heitor Oliveira de Souza Diretor Administrativo
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
Instituto Nacional de Identificação
15 de julho de 2009 Programa Municípios de Fronteira.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
EDUCADORES AMBIENTAIS
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
FORMAÇÃO DE AGENTES DE ATER Goiânia – Goiás 01 de abril de 2013 Bernadete M. de S. Janke Médica Veterinária Márcia Maria de Paula Engenheira Agrônoma Paulo.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
BRUNO HENRIQUE BEILFUSS
FUNDO CAATINGA Proposta para Discussão Fortaleza, 17/05/2010.
CHAMADA MDA/MCT/CNPq/BNB JUNHO/2008
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
Encontro Intercontinental de Desenvolvimento Territorial Sustentável
MATUPÁ. FÓRUNS REGIONAIS DO PPA PÓLO DE MATUPÁ (Peixoto de Azevedo, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte e Guarantã do Norte)
A Educação Florestal Educação ambiental focada na valorização do patrimônio florestalEducação ambiental focada na valorização do patrimônio florestal.
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FLORESTAS DO AMAPÁ
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
FUNDO BABAÇU Criado por
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
PROGRAMA DE GESTÃO DE SOLO E ÁGUA EM MICROBACIAS
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Debater as providências e encaminhamentos visando a implantação do Sistema Nacional Cadastro Ambiental Rural (CAR), a integração entre o governo federal.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
1. EQUIPE LOCAL Atividade realizada de 2015 Programa Água para todos foi beneficiadas 50 Famílias da agricultura familiar. (parceria da secretaria.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
1. Relatório das Atividades da UL de Alto Paraíso de Goiás /2016 Apresentação do Relatório de atividades da UL da Emater no período de 02/01/2015.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Unidade de Apoio Organizacional Agroecologia e Meio Ambiente Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária Unidade de Apoio Organizacional Agroecologia e Meio Ambiente

EQUIPE TÉCNICA DA UNIDADE Responsável pela Unidade: Léo Lince do Carmo Almeida – Engº. Florestal Equipe: Lino Carlos Borges – Engº. Agrônomo D.Sc. Luciene Ribeiro da Silva – Engª. Agrônoma Eduardo Villela Rocha - Engº. Agrônomo Georgeton Ivan Rodrigues do Carmo – Gestor de Agronegócio

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA UNIDADE PROJETOS Sub-projeto do Projeto Biomas (Embrapa Floresta) 1) Avaliação de um sistema agroflorestal para recomposição de área de reserva legal utilizando espécies arbóreas nativas do Bioma Cerrado com diferentes níveis de adubação. Coordenador: Dr. Lino Carlos Borges – Emater Parceiros: Emater e Embrapa Floresta Equipe: Léo Lince do Carmo Almeida, Luciene Ribeiro da Silva, Eloísa Helena Longhi, Laureano Magno Vargas, Benedito Ribeiro Alves de Sene. Situação: em andamento

3) Conservação, produção, manejo e agroindustrialização de Fruteiras do Cerrado e em sistemas agroflorestais. Área de abrangência: Território da Estrada de Ferro – Goiás Municípios: Bela Vista, Bonfinópolis, Caldazinha, Cristianópolis, Gameleira de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, São Miguel do passa Quatro, Silvânia, Urutaí, Vianópolis e Ipameri. Coordenador Técnico: Léo Lince do Carmo Almeida Equipe: Georgeton Ivan Rodrigues do Carmo Parceiros: Fundater, Emater

Coordenador Técnico: Léo Lince do Carmo Almeida Equipe: Georgeton Ivan Rodrigues do Carmo Parceiros: Fundater, Emater

Objetivos Contribuir para a preservação, conservação e manejo da biodiversidade do Cerrado, gerando desenvolvimento e cooperando na difusão e validação de novas tecnologias e produtos ecológicos; Fortalecer a rede de organizações rurais de agricultores familiares, nos municípios a serem trabalhados; Promover a educação ambiental, no sentido de concientizar para a preservação do meio ambiente e manejo da biodiversidade do Bioma;

Propiciar um melhor aproveitamento da produção e dos recursos naturais existentes nas propriedades rurais; Na agroindústria agregar valor aos seus produtos através do uso de novas tecnologias, melhoria da qualidade, conservação e preservação do meio ambiente; Capacitar agricultores familiares, jovens, mulheres rurais, agentes multiplicadores no contexto da preservação ambiental e promoção do desenvolvimento rural local sustentável.

4) Agroecologia – Caiapônia, Goiás Parceria: Embrapa, Emater. Participantes: Léo Lince do Carmo Almeida Luciene Ribeiro da Silva

5) Ser natureza Parceria: Emater, Ministério Público - Projeto de revitalização de microbacia hidrográfica de Água Limpa - Projeto de revitalização de microbacia hidrográfica de Nova Glória - Cursos de Agroecologia , orgânicos e fruteiras de Cerrado Participantes: Léo Lince do Carmo Almeida Luciene Ribeiro da Silva

PALESTRAS 1)Programa Agrinho – Empreendedorismo e Meio Ambiente Palestrante: Lino Carlos Borges Municípios: Itapaci, Campo Alegre, Trindade, Inhumas, Goiânia Parceiros: Emater, FAEG e Prefeitura 2) Fruteiras do Cerrado com ênfase em Araticum marolo Palestrante: Léo Lince do Carmo Almeida Local: Paraguaçu, Minas Gerais

PARTICIPAÇÃO EM SOCIEDADES, COMISSÕES, COMITÊS E APA 1)Sociedade Ambientalista Brasileira no Cerrado-SABC 18º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado Paricipantes: Léo Lince do Carmo Almeida Luciene Ribeiro da Silva

Encontro Regional (SABC) Coordenação: Léo Lince do Carmo Almeida Luciene Ribeiro da Silva

2) APA do João Leite Titular: Léo Lince do Carmo Almeida Suplente: Georgeton Ivan Rodrigues do Carmo

3) Comissão de Produção Orgânica do Estado de Goiás Membros: Oriçanga Bastos Júnior – Unidade Local Terezópolis de Goiás Luciene Ribeiro da Silva – Unidade de Central

3.1) Curso de Agricultura Orgânica Realização: - Embrapa Estudos e Capacitação – Núcleo de Capacitação em Agricultura Tropical – NCAT - Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – EMATER - Universidade Federal de Goiás - UFG

4) Turismo Rural na Agricultura Familiar – TRAF Recurso: MDA Representante: Eduardo Villela Rocha

5) Fórum Goiano de Agroecologia 2º. Fórum Goianio de Agroecologia Coordenação: Universidade Federal de Goiás (UFG) – Escola de Agronomia Parceiro: Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária –EMATER Representantes: Léo Lince do Carmo Almeida Georgeton Ivan Rodrigues do Carmo

6) Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água - Água para Todos O Programa foi concebido e aprovado no âmbito do Plano Brasil sem Miséria do Governo Federal. Coordenação em Goiás: SECTEC

Integrantes do Comitê Gestor Estadual: AGEHAB EMATER INCRA SANEAGO SEAGRO FAEG FETAEG SEMARH

Dentre as atribuições do Comitê Gestor Estadual temos: Receber e acatar as orientações e indicações de municípios ou comunidades que serão atendidas e os respectivos quantitativos pelo Comitê Gestor Nacional e pelos Concedentes; Receber as demandas da sociedade civil identificadas pelos Convenentes, bem como validá-las e encaminhar ao Comitê Gestor Nacional uma sugestão de municípios que devem ser atendidos bem como a ordem;

Encaminhar ao Ministério da Integração Nacional-MI a aos Convenentes a sugestão de indicações dos municípios; Contribuir para que as prioridades estabelecidas sejam corretamente implantadas; Verificar se as indicações dos municípios estão sendo respeitadas pelos Convenentes, e nos casos em que estes tenham problemas para atender o município indicado, realizar nova sugestão de indicação ao concedente;

Apoiar o processo de monitoramento realizado pelo Concedente. Representantes da Emater: - Léo Lince do Carmo Almeida - Georgeton Ivan Rodrigues do Carmo

PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS DO CERRADO – VIVEIRO Local: Centro de Treinamento Responsável Técnico: Léo Lince do Carmo Almeida Assessoramento: Georgeton Ivan Rodrigues do Carmo

ATENDIMENTO A DEMANDA DE ESCRITÓRIOS REGIONAIS E LOCAIS Todas as Regiões.

Unidade de Apoio Organizacional de Agroecologia e Meio Ambiente EMATER Unidade de Apoio Organizacional de Agroecologia e Meio Ambiente Responsável pela Unidade: Engº. Florestal Léo Lince do Carmo Almeida E-mail: leolince@emater.go.gov.br Fone: (62) 3201-8729