VI Semana Científica do Curso de Medicina da FURB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES UNIVERSIDADE COMO.
Advertisements

Porque ensinar Ciências na Escola?
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
O que é Educação Ambiental?
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Hong Yuh Ching
PROJETO SAÚDE.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Universitário Empreendedor
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Desafios e oportunidades do EAD
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Pós-Graduação em Saúde
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Informática e educação Claudio de Oliveira
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
COMO ENSINAR MEDICINA NESTES NOVOS TEMPOS ?
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Questionário/Roteiro
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Flexibilização Curricular
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE ONLINE: como usar
Slide Apresentação Componente Curricular 1 Curso: Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade CC: Gestão da Tecnologia e Inovação Período/turma: 2º e.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Perfil Sócio-Econômico e Avaliação do Grau de Satisfação do Aluno
Curso Editoração Eletrônica Científica “Como produzir um Periódico Eletrônico Científico” Benedito Barraviera Professor Titular do Departamento de Doenças.
A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA NA UNESP - O CASO CEVAP -
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SEMINÁRIO ANO DO ENADE.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Tabagismo Ensino- Grade Curricular Área de Atuação Mesa Redonda 25/08/2007 II Congresso Brasileiro de Tabagismo-BH.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Faculdade São Paulo - FSP Apresentação: Dr. Maykon Fabiano de Almeida, Biomédico graduado pela Faculdade São Lucas, e especialista pela Sociedade.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Marketing de Relacionamento CARLOS FREIRE –
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
O computador como Meio e como Fim...
Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas CARLOS FREIRE –
Professor Hudson de Paula
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

VI Semana Científica do Curso de Medicina da FURB

NOVOS RUMOS NO ENSINO MÉDICO DESAFIO DO ENSINO MÉDICO FRENTE AO CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NOVOS RUMOS NO ENSINO MÉDICO

DIFICULDADES QUE O MUNDO VIVEU NO FINAL DO SÉCULO 20 E ESTÁ VIVENDO NO INÍCIO DO SÉCULO 21

-escassez de petróleo e carvão -usinas nucleares inviáveis 1-Crise energética -escassez de petróleo e carvão -usinas nucleares inviáveis -Lixo atômico leva 30.000 anos para degradar -usinas hidroelétricas limitadas 2-Produção excessiva de resíduos -lixo doméstico, industrial, hospitalar, etc. 30 bilhões de toneladas/ano 1.000 toneladas/segundo

3-Deslocamento rápido do ser humano Logística adequada das empresas aéreas 4-Distribuição rápida da informação Internet de alta velocidade 5-Escassez na produção de alimentos Manutenção e geração da fome Excesso de população mundial

6-Poluição ambiental (ar, água, terra) Falta de compromisso dos países de 1o. Mundo com protocolos mundiais (Protocolo de Kyoto) 7-Aparecimento de novas doenças Aids, Alzheimer, Raiva urbana, Ebola, etc. 8-Descontrole da natalidade Ausência de uma política mundial de controle da natalidade

9-PRODUÇÃO EXCESSIVA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO 1.900 – 9.000/ano 1.950 – 90.000/ano 2.000 – 900.000/ano (2.465 artigos por dia) O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DESDE 1900

No passado, o conhecimento dobrava em dois ou três séculos No passado, o conhecimento dobrava em dois ou três séculos. Atualmente, o conhecimento dobra a cada cinco anos.

Atualmente é fundamental saber que uma criança de sete anos de idade tem mais informações na memória do que um ser humano de setenta, há um ou dois séculos.

Em 2005 a grade curricular continua tendo os mesmos 6 anos. O curso de Medicina ministrado em 1950 tinha uma grade curricular de 6 anos. Em 2005 a grade curricular continua tendo os mesmos 6 anos.

DESAFIOS !!! Como manter-se atualizado frente a esta explosiva produção de conhecimento científico?

DESAFIOS !!! Como manter-se atualizado frente a falta de tempo disponível para os professores estudarem?

DESAFIOS !!! Como ministrar um curso de medicina atualmente com o mesmo tempo disponível para os alunos e professores de 1950?

DESAFIOS !!! Como ministrar um curso de medicina atualmente com o aparecimento de novas doenças e a estruturação de novas disciplinas?

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP 1o. Ano – 1260 horas 2o. Ano – 1368 horas 3o. Ano – 1386 horas 4o. Ano – 1468 horas 5o. Ano – 2140 horas 6o. Ano – 1920 horas

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP Curso Básico – 2334 horas (24,46%) Curso Aplicado – 3148 horas (32,99%) Internato – 4060 horas (42,54%) – (3060 horas de atividades de ensino + 1000 horas de atividades gerais) Total da carga horária – 9542 horas

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP Curso Básico – 2334 horas (27,32%) Curso Aplicado – 3148 horas (36,85%) Internato – 3060 horas (35,82%) Total da carga horária – 8542 horas

QUAIS AS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MEDICINA NO MOMENTO ATUAL? 1-Aumentar o tempo do curso de graduação? 2-Diminuir o tempo do curso básico? 3-Cortar algumas disciplinas?

QUAIS AS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MEDICINA NO MOMENTO ATUAL? 4-Aumentar o tempo da residência médica? 5-Usar novas tecnologias de ensino para otimizar o tempo gasto com o aprendizado?

EXEMPLO DE NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM Assunto: Tétano - Fisiopatologia da toxina tetânica 1-1976 – Duas horas para explicar usando lousa e giz. 2-1984 – Quarenta minutos utilizando um projetor de slide.

EXEMPLO DE NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM Assunto: Tétano - Fisiopatologia da toxina tetânica 3-2000 – Quarenta segundos usando a multimídia. Clique aqui para ver a Fisiopatologia da tetanospasmina

EXEMPLO DE NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM Cólera - Fisiopatologia da toxina da cólera – clique aqui Herpes simples recidivante – clique aqui Coqueluche – clique aqui

CONSTATAÇÕES Embora não tenhamos dados estatísticos, creio que pelo menos 90% das informações que aprendemos em sala de aula nunca serão recordadas. Augusto Cury Pais brilhantes – professores fascinantes Editora Sextante, 2003, 171p.

CONSTATAÇÕES Os professores devem superar o vício de transmitir o conhecimento pronto, como se fossem verdades absolutas. Até porque, a cada dez anos, muitas verdades da ciência se tornam folclore e perdem seu valor. Augusto Cury Pais brilhantes – professores fascinantes Editora Sextante, 2003, 171p.

CONSTATAÇÕES Estudos realizados para descobrir como as pessoas aprendem e recordam estimam que: Retemos na memória cerca de 20% do que vemos, 40% do que vemos e ouvimos e 75% do que vemos, ouvimos e fazemos (interagimos). 

SABE-SE QUE: Aprendemos mais rápido, compreendemos melhor e retemos mais quando nossos órgãos dos sentidos são estimulados em seus múltiplos níveis.

CONCENTRAÇÃO DO ALUNO

MAIS DESAFIOS !!! Os professores estão presentes na sala de aula, os alunos estão em outro mundo!!! Quais são as causas???

NOSSOS ALUNOS SÃO DIFERENTES? Síndrome do pensamento acelerado (SPA) A síndrome SPA gera uma hiperatividade de origem não genética caracterizada por ansiedade psicomotora, inquietação e agitação do pensamento.

CAUSAS DA ”SPA” 1-TV – excesso de estímulo visual e sonoro 2-Excesso de informações 3-Cursinhos pré-vestibular 4-Paranóia do consumo e da estética (dificulta a interiorização e reflexão) 5-Uso excessivo da Internet

NOSSA ESTRUTURA ACADÊMICA É ADEQUADA? Os administradores das nossas Faculdades e Universidades estão realmente preocupados com o produto final a ser colocado no mercado? Que produto é esse?

PARADIGMA TRADICIONAL CONSELHO UNIVERSITÁRIO E CONGREGAÇÕES Reitor e Vice-Reitor PARADIGMA TRADICIONAL Diretor e Vice-Diretor Corpo docente Corpo técnico - administrativo ALUNOS – CLIENTES – INIMIGO!!!

NOVO PARADIGMA ALUNOS – PRODUTO – CIDADÃO!!! Corpo técnico - administrativo Corpo docente NOVO PARADIGMA Diretor e Vice-Diretor Reitor e Vice-Reitor CONSELHO UNIVERSITÁRIO E CONGREGAÇÕES

MAIS DESAFIOS !!! COMO OS VELHOS PROFESSORES VÃO ENSINAR MEDICINA PARA ESTA MOÇADA DE UM NOVO TEMPO?

CONCLUSÕES 1-Precisamos de um novo modelo de educação médica !!! 2-A ciência médica precisa ser reescrita dentro de um novo paradigma. 3-Os alunos precisam ser nossos parceiros na construção da sua cidadania. 4-Os alunos precisam estar motivados e compromissados com a construção do seu conhecimento.

CONCLUSÕES 4-Os administradores centrais, os conselhos da academia, os professores e os servidores precisam se conscientizar que o nosso principal produto é o aluno – nosso cliente. Sem eles a ACADEMIA deixará de existir. 5-O uso de diferentes mídias no ensino médico (papel, vídeo, CD, DVD, Internet) é imperativo e inadiável. Precisamos exercitar todos os órgãos dos sentidos.

CONCLUSÕES 6-O tempo disponível para o curso básico precisa ser revisto. 7-O exame ao doente deve iniciar-se no 2o. Ano; o internato no 4o. Ano. 9-No último ano, o aluno deve PROMOVER O EXERCÍCIO CLÍNICO DA MEDICINA saindo dos muros da Academia, pelo menos 6 meses, e trabalhar em projetos de Postos de Saúde, Campus avançados, etc.

CONCLUSÕES Não são os mais fortes da espécie que sobrevivem, nem os mais inteligentes, mas sim os que respondem melhor às mudanças !!! Charles Darwin 1809-1882

CONCLUSÕES O homem é, por princípio, um poderoso agente provocador de mudanças no ambiente. Mas oferece, paradoxalmente, fortes resistências às mudanças de si mesmo !!! J. C. Caspari

CONCLUSÕES A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em escapar das idéias antigas !!! John M. Keynes 1883-1946

CONCLUSÕES “Escrevo para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência” Augusto Cury Pais brilhantes, professores fascinantes Editora Sextante, 2002, 176p.

Pela atenção, Muito obrigado!!! Esta aula está disponível no endereço abaixo: Site: www.barraviera.med.br Email: bbviera@jvat.org.br