DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

Oficina de formação E-portfólios
Diversidade, desafio, mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Relação Professor - aluno
SEMINÁRIO.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Síntese das problemáticas Desafios Recomendações
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica.
ESTUDO ACOMPANHADO.
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Relatório de uma visita de Estudo
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Portefólio e Matemática
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
PORTFÓLIO.
1- URL da experiência e parágrafo descritivo; Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 1 Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Seminário de Integração Profissional IV
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Por que fazer ?.
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
CURSOS EFA – NS.
E-Portefólios de aprendizagem – Fundamentos e Práticas
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
Como elaborar um trabalho de pesquisa
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
B2 OBJETIVOS.
Ponto de partida Capítulo 3
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
Da avaliação ao acompanhamento
- Trata-se de um porta-fólio; - Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola; - Um material acumulado pelo desenvolvimento.
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
ELABORAR RELATÓRIOS.
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Professor(es) Apresentador(es):
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Plano de Trabalho Docente
TEIP EM AÇÃO PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO Faro, 16 de maio de 2012.
Transcrição da apresentação:

DAR SENTIDO À FORMAÇÃO… A REALIZAÇÃO DO PORTEFÓLIO Ana Albuquerque Queiroz Professora Coordenadora Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Como é construído o conhecimento? O conhecimento de cada ser humano é construído e reconstruído ao longo da experiência de vida, sempre com base nessa experiência; Nesse processo, pensamentos, sentimentos, emoções, paixões e acções combinam-se para dar significado à experiência humana.

Objectivos Desenvolver uma maior autonomia/criatividade no trabalho do estudante; O estudante assumir um papel mais activo no seu processo de ensino-aprendizagem; Exercitar a sua capacidade reflexiva e de organização.

António Gedeão Não há, não, duas folhas iguais em toda a criação. Ou nervura a menos, ou célula a mais, não há, de certeza, duas folhas iguais. António Gedeão

“De onde vimos?; Quem somos?; Para onde vamos?” Paul Gauguin

Realização de um portefólio É um conjunto de documentos (textos escritos, fotografias, desenhos, trabalhos de pesquisa, ...), reunidos num dossiê, acompanhados de uma reflexão do autor e organizados de acordo com objectivos. O que é?

POR QUÊ E PARA QUÊ ? Motivação e incentivo Demonstra a evolução do aluno; Motivação e incentivo Reflecte a identidade do aluno; Favorece a reflexão e a aprendizagem independente;

Material necessário: Dossiê de argolas Separadores ou capas de plástico (micas). Etc.

Reflexão “Pedra de toque” do portefólio Valores Objectivos Evidências Pontos fortes Pontos fracos Plano de desenvolvimento pessoal 9

Etapas do desenvolvimento do portefólio (1) Clarificação do(s) objectivo(s) do portefólio; (2) Produção e reunião de evidências; (3) Organização (cronológica e/ou temática) das evidências; (4) Reflexão crítica sobre cada evidência; (5) Partilha e discussão com os pares (podendo as opiniões constituir novas evidências); (6) Revisão; (7) Apresentação.

Como organizar? Por assuntos: Auto apresentação do autor; Assuntos interessantes; Trabalhos realizados nas diferentes disciplinas; Recolha de informação diversificada (recortes de jornais e revistas, fotografias, imagens, ...) Outros.

Outras indicações: O dossiê deve estar identificado (Escola, nome do estudante, número, ano, turma, título e ano lectivo) O dossiê deve ter índice. Todo e qualquer documento introduzido deve estar identificado através de: data e fonte/proveniência, razões que levaram a incluir este documento no portefólio.

Critérios de avaliação do portefólio: Criatividade Apresentação Adequada justificação dos documentos Organização Autonomia Responsabilidade Datação e indicação da fonte Correcção linguística.

Planeamento do meu trabalho de portfolio Itens de autovaliação Objectivos individuais Que evidências devo ter? Verificação e reflexão Onde e quando recolher? (Plano de intervenção)

Pelo sonho é vamos, comovidos e mudos. Chegamos? Não chegamos? Haja ou não haja frutos, Pelo sonho é que vamos. … – Partimos. Vamos. Somos. Sebastião da Gama, 1953