RECURSOS AUDIOVISUAIS Prof. Luciene Santoro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Como Preparar Seminários
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
COMUNICAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO EM ENCONTROS E CONGRESSOS COMUNICAÇÃO ORAL PÔSTER ACADÊMICO.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Portfólio de Matemática
Metodologia Científica
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
Apresentações Eletrônicas
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
RECURSOS INSTRUCIONAIS.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Desenvolvimento de PROJETOS.
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
artigo Papel A4 Fonte Times New Roman espaço entre linhas simples
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
RECURSOS DIDÁTICOS.
Apresentação de Resultados de Pesquisa
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Disciplina: Prática Profissional II
Orientação Importante:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
TÍTULO: Sub-título (a letra pode ser menor se o título for muito grande) Nome e Sobrenome do Autor, Nome e Sobrenome dos Co-autores
VI CONGRESSO DE CONTABILIDADE DO SUDOESTE - BA
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
Metodologia de Ensino e Extensão
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
1º slide Título da apresentação Autores (nomes, instituições, etc.)
Murais Profa. Simone Costa.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Título do trabalho IFRN – CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE:
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PÔSTER PARA SEMANA CIENTÍFICA
7ª Jornada Científica da Embrapa Gado de Corte
RECURSOS AUDIOVISUAIS
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
PESQUISA DE MARKETING 11a Aula
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Fabrício Costa Santana Sistemas de Informação FTC Itabuna-BA
Vulgarmente conhecido por: Poder do Ponto
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
Título Autores Instituição do autor principal
Título da apresentação
Vulgarmente conhecido por: Poder do Ponto. Cuidados a ter: Cada diapositivo tem no máximo 6 a 8 linhas; Cada linha tem no máximo 6 a 8 palavras; Evitar.
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
Como apresentar meu TCC ? Boa tarde a todos.
Seminário Apresentação Oral 10 Minutos
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Introdução à Didática 1.
APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
NomeAlunoCompleto 1,2 ; NomeAlunoCompleto 1,3 NomeOrientadorCompleto 1,4 1. Faculdade de Tecnologia de Jales 2. 3.
Preparação de slides em PowerPoint
Transcrição da apresentação:

RECURSOS AUDIOVISUAIS Prof. Luciene Santoro

Por que usar um recurso? Capacidade de retenção Condições de ensino Os estudos estatísticos mostram que quanto mais sentidos usamos no ato da aprendizagem, melhor ela se dá. audição (11%) visão (83%) Capacidade de retenção Condições de ensino Associação: visão + audição + discussão + prática

Problemas que dificultam escolha e uso de recursos: Falta ou nº insuficiente; Recursos com defeitos; Espaço inadequado; Despreparo para seu uso; Tempo... Observação: Recursos são válidos em todos os níveis de ensino! O que estou considerando recursos? Meios usados para provocar uma resposta no aprendiz - livros, objetos variados, mapas, tv, vídeos, fotografias, quadro de giz, textos, computador e até a voz do professor. O que estou considerando recursos audiovisuais? Todos os recursos que servirem de suporte à comunicação.

Critérios para seleção: Adequação; Economia; Disponibilidade; Precisão. Cuidados na utilização: Funcionamento Conteúdo Tempo Preparação Vantagens: Atenção; Aplicação; Retenção; Avaliação. Desvantagem: Passividade

QUADRO DE GIZ

Vantagens: Acessibilidade; Praticidade; Versatilidade; Possibilidade de participação; Estímulo ao interesse. Como usar este recurso? Planejamento; Limpeza; Seqüência; Postura.

Usos inadequados do quadro

Usos inadequados do quadro

RETROPROJETOR

CUIDADOS!! Vantagens: Ambiente semi-escurecido; Variação no local de uso; Arrumação da turma; Versatilidade. Como preparar este recurso? Caneta para retroprojetor / transparência ou celofane; Papel comum e cópia em transparência; Computador e impressão em transparência; Cuidado com letra, cores e imagens usadas. CUIDADOS!! Ponteira ou laser point; Superposição ou strip-tease; Textos e imagens; Organização.

Observe as transparências apresentadas a seguir e avalie sua qualidade.

ÁLBUM SERIADO

Observações importantes: PSF / Programas de Educação Sanitária. Folhas de aproximadamente 1 m de comprimento por 0,5 m de largura – uso de cavalete. Cuidado com letra, cores e imagens usadas. Orienta a seqüência da exposição e permite utilizar a “memória”. Deve-se resguardar o elemento-surpresa da apresentação. É semelhante ao flip chart. ...............................

PÔSTER

Observações importantes: É afixado em Placards; Deve "falar por si”, contendo número razoável de palavras; Deve ser atrativo, de fácil compreensão e legível a 2m. Observações importantes: • A área de apresentação deve ser de 1,20m por 0,90m; Deve haver equilíbrio entre espaço livre, texto e imagens; Dados numéricos devem ser em gráficos, tabelas, desenhos; Não deve-se usar todas as letras do texto maiúsculas; Deve-se usar linha dupla para espaços entre parágrafos; Deve ter: título e autores, introdução, objetivos, métodos, materiais, resultados, discussão e conclusões; Polêmica: Colocação ou não de cabeçalho e bibliografia.

Exemplo Organização de pôsteres do II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - 2007: Local: UERJ O pôster deverá ter dimensões de no máximo 1m x 1m, incluindo: título do trabalho; nome(s) do(s) autor (es); instituição; órgão financiador e corpo do trabalho (introdução, objetivos, metodologia e conclusão). Sugerimos uso de textos curtos acompanhados de recursos visuais com imagens, figuras, etc. Pelo menos um dos autores deverá permanecer junto ao pôster durante toda a sessão, devendo recolhê-lo ao final.  

Exemplo de Pôster ................................

VIDEOCASSETE

Cuidados em seu planejamento e organização: Vantagens: • Custo razoável; • Qualidade de imagem; • Sincronização som-imagem. • Disponibilidade de material; • Observação de detalhes; • Apresentação de experiências de aula; Cuidados em seu planejamento e organização: • Conteúdo relacionado aos objetivos da aula; • Filmes de curta duração; • Conteúdo para reflexões e discussões; • Esclarecimento sobre os objetivos do vídeo; • Marcação dos pontos que serão mostrados; • Marcação dos pontos para intervenção. Trabalho após o vídeo: discussão para caso-problema ou caso-análise; questões sobre o vídeo para debate, registros...

COMPUTADOR

Possibilidades de uso: Uso de CD Uso de Editores de Texto (Word) Uso da Internet: Web, Chat, E-mail, Lista e Fórum. Vantagens: • Valorização da auto-aprendizagem; • Incentivo à formação permanente, pesquisa e descoberta; • Debate, diálogo e discussão; • Elaboração de trabalhos, artigos e textos.

PROJETOR DE MULTIMÍDIA

Pouco usado na maioria das instituições de ensino; Necessita de algum conhecimento de computação. Vantagens: • Possibilidade de fazer animação para a apresentação. • Interatividade; • Apresentação de imagens estáticas ou em movimento e som; Cuidados: • Tipo e tamanho das fontes; • Domínio da seqüência de sua apresentação; • Cor das fontes usadas; • Imagens e textos utilizados; • Estímulo à participação dos aprendizes.

Tradição e Renovação na Escola. VÍDEO É importante lembrar que a aprendizagem não ocorre apenas porque nós, professores, assim desejamos, mas ocorre porque o aluno encontrou as condições necessárias para aprender. Tradição e Renovação na Escola.

Leitura complementar Textos: Estratégias de Aprendizagem Recursos Audiovisuais