RECURSOS AUDIOVISUAIS Prof. Luciene Santoro
Por que usar um recurso? Capacidade de retenção Condições de ensino Os estudos estatísticos mostram que quanto mais sentidos usamos no ato da aprendizagem, melhor ela se dá. audição (11%) visão (83%) Capacidade de retenção Condições de ensino Associação: visão + audição + discussão + prática
Problemas que dificultam escolha e uso de recursos: Falta ou nº insuficiente; Recursos com defeitos; Espaço inadequado; Despreparo para seu uso; Tempo... Observação: Recursos são válidos em todos os níveis de ensino! O que estou considerando recursos? Meios usados para provocar uma resposta no aprendiz - livros, objetos variados, mapas, tv, vídeos, fotografias, quadro de giz, textos, computador e até a voz do professor. O que estou considerando recursos audiovisuais? Todos os recursos que servirem de suporte à comunicação.
Critérios para seleção: Adequação; Economia; Disponibilidade; Precisão. Cuidados na utilização: Funcionamento Conteúdo Tempo Preparação Vantagens: Atenção; Aplicação; Retenção; Avaliação. Desvantagem: Passividade
QUADRO DE GIZ
Vantagens: Acessibilidade; Praticidade; Versatilidade; Possibilidade de participação; Estímulo ao interesse. Como usar este recurso? Planejamento; Limpeza; Seqüência; Postura.
Usos inadequados do quadro
Usos inadequados do quadro
RETROPROJETOR
CUIDADOS!! Vantagens: Ambiente semi-escurecido; Variação no local de uso; Arrumação da turma; Versatilidade. Como preparar este recurso? Caneta para retroprojetor / transparência ou celofane; Papel comum e cópia em transparência; Computador e impressão em transparência; Cuidado com letra, cores e imagens usadas. CUIDADOS!! Ponteira ou laser point; Superposição ou strip-tease; Textos e imagens; Organização.
Observe as transparências apresentadas a seguir e avalie sua qualidade.
ÁLBUM SERIADO
Observações importantes: PSF / Programas de Educação Sanitária. Folhas de aproximadamente 1 m de comprimento por 0,5 m de largura – uso de cavalete. Cuidado com letra, cores e imagens usadas. Orienta a seqüência da exposição e permite utilizar a “memória”. Deve-se resguardar o elemento-surpresa da apresentação. É semelhante ao flip chart. ...............................
PÔSTER
Observações importantes: É afixado em Placards; Deve "falar por si”, contendo número razoável de palavras; Deve ser atrativo, de fácil compreensão e legível a 2m. Observações importantes: • A área de apresentação deve ser de 1,20m por 0,90m; Deve haver equilíbrio entre espaço livre, texto e imagens; Dados numéricos devem ser em gráficos, tabelas, desenhos; Não deve-se usar todas as letras do texto maiúsculas; Deve-se usar linha dupla para espaços entre parágrafos; Deve ter: título e autores, introdução, objetivos, métodos, materiais, resultados, discussão e conclusões; Polêmica: Colocação ou não de cabeçalho e bibliografia.
Exemplo Organização de pôsteres do II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - 2007: Local: UERJ O pôster deverá ter dimensões de no máximo 1m x 1m, incluindo: título do trabalho; nome(s) do(s) autor (es); instituição; órgão financiador e corpo do trabalho (introdução, objetivos, metodologia e conclusão). Sugerimos uso de textos curtos acompanhados de recursos visuais com imagens, figuras, etc. Pelo menos um dos autores deverá permanecer junto ao pôster durante toda a sessão, devendo recolhê-lo ao final.
Exemplo de Pôster ................................
VIDEOCASSETE
Cuidados em seu planejamento e organização: Vantagens: • Custo razoável; • Qualidade de imagem; • Sincronização som-imagem. • Disponibilidade de material; • Observação de detalhes; • Apresentação de experiências de aula; Cuidados em seu planejamento e organização: • Conteúdo relacionado aos objetivos da aula; • Filmes de curta duração; • Conteúdo para reflexões e discussões; • Esclarecimento sobre os objetivos do vídeo; • Marcação dos pontos que serão mostrados; • Marcação dos pontos para intervenção. Trabalho após o vídeo: discussão para caso-problema ou caso-análise; questões sobre o vídeo para debate, registros...
COMPUTADOR
Possibilidades de uso: Uso de CD Uso de Editores de Texto (Word) Uso da Internet: Web, Chat, E-mail, Lista e Fórum. Vantagens: • Valorização da auto-aprendizagem; • Incentivo à formação permanente, pesquisa e descoberta; • Debate, diálogo e discussão; • Elaboração de trabalhos, artigos e textos.
PROJETOR DE MULTIMÍDIA
Pouco usado na maioria das instituições de ensino; Necessita de algum conhecimento de computação. Vantagens: • Possibilidade de fazer animação para a apresentação. • Interatividade; • Apresentação de imagens estáticas ou em movimento e som; Cuidados: • Tipo e tamanho das fontes; • Domínio da seqüência de sua apresentação; • Cor das fontes usadas; • Imagens e textos utilizados; • Estímulo à participação dos aprendizes.
Tradição e Renovação na Escola. VÍDEO É importante lembrar que a aprendizagem não ocorre apenas porque nós, professores, assim desejamos, mas ocorre porque o aluno encontrou as condições necessárias para aprender. Tradição e Renovação na Escola.
Leitura complementar Textos: Estratégias de Aprendizagem Recursos Audiovisuais