Apresentação geral: Missão, Programas e Desafios Diretoria e Conselho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Advertisements

(E Outras 12 Razões Para Vender)
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
UTEC – IBURA PROJETO 100 ANOS DE FREVO
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A Sem-esperança.
O conteúdo.
Rotina....
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
Por: Sonia Maria Teixeira Fevereiro de 2009 Para meus professores e colegas do Curso de Especialização em Informática na Educação - PUC RS.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Rotina....
Lenda do Guaraná.
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
Ética e Moral na formação dos filhos
O ano letivo está chegando ao fim e os alunos do Colégio Cidade fizeram algumas homenagens durante as aulas de Informática e a festa de encerramento.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
As Meninas Superpoderosas
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A tigela de madeira.
Ug0Lin1.
Rotina....
A Tatá é muito legal. Ela fala cinco idiomas:
É BOM SER CRIANÇA   Ser criança é respeitar as pessoas, a mãe e o pai. É comer tudo para crescer saudável. Cristiano Ser criança é muito importante porque.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Informativo Seja Feliz Abril de O sonho vive! Agradecemos imensamente a todos os colaboradores que fazem o nosso projeto viver. Manter em funcionamento.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Eu, quem sou eu?. Nome: Jardel P.Costa Data :Nasci:22/06/1984 Pai: Emidio Vaz da Costa Mãe: Otilia Pereira neta.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Queridos familiares! O mês de julho foi muito especial para todos nós que fazemos parte do Colégio Anchieta e pertencemos à família inaciana, pois no dia.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
SCRIPTS PARA CONVIDAR PARA O NEGÓCIO TELEXTREME! Lembre-se o seu objetivo é convidar e não fazer a apresentação. Lembre-se o seu objetivo é convidar e.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Transcrição da apresentação:

Apresentação geral: Missão, Programas e Desafios Diretoria e Conselho

Percepção… Realidade!

Histórico e Evolução Missão da ABRACE: preservar e promover ações de educação e a integração cultural e social da comunidade brasileira, para fortalecer sua identidade e efetiva atuação nos Estados Unidos A semente do nosso orgulho: 2006 - Início Pré-escola 1 turma, 8 alunos Encontros semanais nas casas das mães 2007 - Início Alfabetização 1 turma, 10 alunos Encontros semanais em escola alugada, contratação de professoras 2009 - Fundação formal Membros do conselho: Aline Brito, Dalton Luz, Leila Ribeiro e Teresa Souza Dois novos chegando: Amauri Costa e Sônia Mendonça 2012 - Pré-escola e alfabetização, 11 turmas, 135 alunos www.abracebrasil.org

Visão Geral Aula semanal, dois semestres por ano letivo: setembro a dezembro fevereiro a junho Média de 32 – 34 semanas por ano Turmas formadas conforme critério combinando idade e proficiência em português Um professor + 1 mãe assistente (voluntário; sistema de rodízio) Turmas com 13 alunos ou mais: Professor titular + professor assistente + mãe assistente Recreio, 10 min; turmas alternam diferentes horários Abrace, Inc.

Retrato da prática Pré-escola 3, 4 e 5 (2 anos e meio a 5 anos e meio) Pré-alfabetização (5 a 7 anos) Alfabetização A1, A2, A3, A4/A5 ( 6 a 17 anos) 65% 15% Abrace, Inc.

Famílias de alunos 3% 80% Abrace, Inc.

Língua de herança: contexto PREPARAÇÃO DO TERRENO Importância na transmissão de conhecimentos e valores Baú de identidades: nossas heranças imateriais – origens, histórias e tradições da família Propósito da família de manter vivas suas raízes culturais e sociais O processo de desestrangeirização Sentido de grupo, desejo de pertencer Valorização da identidade como cidadãos brasileiros Dos pais Dos filhos www.abracebrasil.org

Língua de herança: contexto COMO SEMEAMOS Tudo começa na família... Orientação inicial, atenção individual Oportunidades de sociabilização Criação do ambiente de vivência da língua (em casa, com amigos) Papel do professor Cria ambiente de vivência em sala de aula Multiplicador dentro e fora dela Ponto de ligação e integração da comunidade Eventos de cunho sócio-histórico-culturais Oportunidades de convivência (almoços, passeios, festas) Atividades coletivas, abertas para brasileiros de todas as origens e regiões www.abracebrasil.org

Mitos – Por que não falo português com meu filho atrapalha o aprendizado na escola é falta de educação na frente dos outros é estranho, me sinto desconfortável os outros não entendem meu marido não quer/não gosta... meu filho não gosta... pra meu filho não se sentir mal... Abrace, Inc.

Aspectos positivos Porque... é benéfico biologicamente (segundo resultados de pesquisas recentes, diminui risco de Alzheimer) ajuda no aprendizado de outras línguas contribui para o entendimento e respeito a outras culturas e valores tem vantagens sócio-econômicas (Brasil em alta!) é a semente para valorizar quem você é, de onde veio e como chegou até aqui (para o adulto) é saudável emocionalmente, ajuda a criança a entender a dinâmica da família... Abrace, Inc.

Materiais didáticos e metodologia Linha construtivista Planos de aula elaborados a partir de eixo de conteúdo básico por nível escolar Temas transversais, baseados na História, Geografia, cultura e costumes brasileiros Material de consulta/uso em sala de aula: livros didáticos e materiais educativos do Brasil Pesquisa em sites de ensino e educação na internet Livros de literatura da biblioteca da ABRACE Jogos e materiais pedagógicos do acervo da ABRACE Abrace, Inc.

Programa de aula Pré-escola Alfabetização/letramento O quê: pouco conteúdo acadêmico; muita interação e conVIVÊNCIA Como: Aprendizado pelas brincadeiras Foco em interação e atividades em grupo Desafios: Envolvimento da família na proposta geral e pedagógica Criação de laços de amizade e confiança no ambiente Ganho de vocabulário e prática em brincar em português Alfabetização/letramento O quê: mais conteúdo acadêmico, interação e conVIVÊNCIA médias Aprendizado de regras gramaticais e desenvolvimento de leitura e escrita Boa dose de exercícios e atividades lúdicas Desafios Comprometimento da família com a proposta pedagógica (ex. Lição de casa, atividades extra-classe) Enorme heterogeneidade de nível acadêmico e maturidade social Diversidade de origem e ambiente familiar Abrace, Inc.

Evolução do programa de ensino Abrace, Inc.

Estuda em ambiente formal x informal Abrace, Inc.

Papel pais assistentes Antes da aula Avisar responsável (Priscila) se não puder comparecer no dia escalado Durante a aula Professora é a autoridade (não interromper, não interferir na aula) Atenção e respeito com o grupo todo, conforme orientação da profa Atividades manuais, idas ao banheiro e possíveis dificuldades (choro, etc) Ajuda durante o lanche, conduzindo, servindo e monitorando as crianças Após a aula Sugestões para a turma ou ideias de atividades devem ser conversadas com a profa de cada turma primeiro. Abrace, Inc.

Pais/professores por turma Pre-3a – profa titular + professor assistente + mãe voluntária Pre-3b – profa titular + professor assistente + mãe voluntária Pre-4 – profa titular + professor assistente + mãe voluntária Pre-5a – profa titular + mãe voluntária Pre5b – profa titular + mãe voluntária Pre-alfa – profa titular + professor assistente + mãe voluntária A1 – profa titular + mãe voluntária A2 – profa titular + professor assistente + mãe voluntária A3 – profa titular + mãe voluntária A4/A5 – profa titular + mãe voluntária Abrace, Inc.

Programas por área de atuação Abrace, Inc.

Desafios Gestão Sustentabilidade Materiais Comitês de trabalho e voluntários Biblioteca (contínuo): infantil e adulto Feira do Livro (bianual): abril e novembro Feira Cultural (anual): maio Lanche/cafezinho (semanal; rodízio): 4 pessoas Arrecadação de fundos (contínuo) Sustentabilidade Captação de recursos com empresas brasileiras e americanas e governo Materiais Recursos didático-pedagógicos que considerem o contexto de contato com o Brasil e a enorme diversidade sócio-econômico-educacional em que se encontram os alunos e suas famílias no exterior Abrace, Inc.

ABRACE em números Desde que primeiro programa de ensino teve início em 2006, já tivemos: mais de 550 crianças em aulas de português 37 professores, entre titulares e substitutos 17 voluntários em atividades diversas 360 livros e gibis vendidos em feiras do livro quase mil participantes em duas feiras culturais anuais Abrace, Inc.

Depoimentos de pais de alunos… “A ABRACE mudou a nossa vida, já estávamos morando aqui por 9 anos, e só tínhamos alguns poucos amigos brasileiros, que não tinham filhos da idade da minha filha. Depois da ABRACE podemos mostrar melhor mais da nossa cultura para nossa filha de 7 anos, hoje temos vários amigos, planejamos fim de semana juntos, passeios, almoços e até férias... o que me deixa mais feliz é que, apesar da minha filha só ir uma vez por semana na ABRACE, é lá que ela encontra as melhores amiguinhas e não na escola em que vai todos os dias...” “Para mim, a ABRACE representa um vínculo com a língua e a cultura brasileira. Minhas filhas podem não só praticar o português, mas também conviver com outras crianças brasileiras. Tanto eu como as minhas filhas nos sentimos parte de uma nova comunidade, a da ABRACE. Isso representa mais uma estrutura de suporte, tão necessária para situações como a nossa, de estar sempre mudando de país e passando por transições.” “Criança não gosta de ser diferente. Este é um dos principais desafios de quem mora fora do Brasil e tenta ensinar português para os filhos. Na ABRACE, as criancas vêem outras crianças que normalmente falam inglês falando português também. Eu considero este um aspecto importantissimo do aprendizado da língua. Além de ser um lugar onde filhos de brasileiros podem aprender português, eu acho que eu aprendo tanto ou mais do que meu filho porque há um sistema de apoio aos pais de como continuar a educação em casa.” Abrace, Inc.

Depoimentos de pais de alunos…(2) “Todos os sábados, a alegria das minhas filhas começa ao saber que elas vão para a ABRACE! Elas adoram ir para a aula de português e como diz a minha filha de 4 anos: "brincar com meus amigos que falam português como eu!“ Elas adoram as atividades escolares e agora, por causa da ABRACE, elas ligam o portugues à diversão!!! Eu, como mãe orgulhosa que sou, AMO A ABRACE!” “Eu não posso falar o suficiente bom sobre a ABRACE. Não só as criancas, minha filha de 8 anos e meu filho de 5, estão se beneficiando do programa, mas eu também. Todo sábado de manhã a gente está louco para chegar em McLean e participar das atividades da escolinha. Meu filho tem amiguinhos na classe e, com essas amizades, o português dele está crescendo bastante, e agora já entende que a "mamãe" dele é do Brasil. Minha menina também tem amiguinhas e está aprendendo bastante sobre a cultura, incluindo esportes, animais e festas durante o ano. Eu tenho a oportunidade de ajudar numa boa causa, voluntariando quando posso, seja como ajudante na aula ou com outras atividades. A ABRACE está ajudando todos da minha família a ter a conexão com o Brasil, e tem me completado muito. As crianças tem identidade e estão aprendendo que são Brasileiros primeiro!” Abrace, Inc.

Depoimentos de pais de alunos…(3) “Para nossa família, a ABRACE representa uma pequena parte do Brasil no nosso país adotivo - os Estados Unidos. Nossas manhãs de sábado são muito mais que uma simples “aula de Português”, são uma mistura de cultura, histórias, amizades, comidas, arte, folclore e convivência que demonstra aos nossos filhos de 8, 4 e 2 anos, que “ser Brasileiro” é muito mais que falar português. A ABRACE nos ensina a cada dia que “ser Brasileiro” é um sentimento que começa na cabeça, mas que vive no coração!” “Meus dois filhos costumavam achar que falar português e aprender sobre a cultura brasileira era uma obrigação, portanto eram resistentes à língua. Depois que eles entraram na ABRACE e viram que há centenas de crianças e adultos que também falam português, que eles têm várias oportunidades para aprender brincadeiras e participar em atividades culturais brasileiras, eles passaram a ter orgulho da língua, da cultura, e dos novos amiguinhos brasileiros, além de se sentirem mais à vontade para conversar comigo em português na frente de outras pessoas.” "Educar, ensinar, orientar e encorajar nossos filhos para a vida não é tarefa fácil ainda mais quando se fala dois idiomas dentro de casa. Achamos o português fundamental na educação dos nossos filhos nascidos aqui. A Abrace é a nossa maior parceira pois adota valores que reforçam o que acreditamos e queremos para os nossos meninos. Eles se encantam com as atividades desenvolvidas durante o ano que envolvem a participação da família: dia das mães, dia das crianças, festa junina, teatros de final de ano, tudo sempre com ensinamentos que certamente ajudarão na formação dos meus cidadãos brasileiros. Eu, meu esposo e meus filhos agradecemos por fazer parte desta história de sucesso chamada Abrace!" Abrace, Inc.