Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E

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Transcrição da apresentação:

Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E. Álvaro L. Pimentel no modo de busca das informações para o uso em atividades escolares Débora Nonaka Igor Cerqueira de Aguiar Larissa Nonato D’Carlos Disciplina: Usuários da Informação

Objetivo do estudo O objetivo é criar um parâmetro de comportamento dos alunos do 8° ano na busca de informações para atividades escolares, construindo a imagem deste usuário com seus métodos, comportamentos e deficiências de pesquisa na busca da informação necessitada do meio referente Traçando em um objetivo específico, a relação com as fontes de informação da Biblioteca Escolar e a Internet

Universo e Amostra A amostra é composta de duas turmas do 8º ano do ensino fundamental da E. E. Álvaro Laureano Pimentel, somando 66 pessoas.

Instrumento de coleta de dados O instrumento utilizado foi um questionário composto de 15 questões fechadas

Análise quantitativa dos dados

Neste cruzamento, o objetivo é identificar se o aluno é motivado a ir a biblioteca, por quem ele é motivado e se isso influencia na sua frequência de uso da biblioteca

Motivação para ir à biblioteca

Neste cruzamento, o objetivo é identificar a avaliação dos alunos quanto aos materiais usados nas atividades escolares e qual o tipo de material que eles tem mais contato.

Avaliação da biblioteca escolar

Neste cruzamento, o objetivo é identificar como os alunos que utilizam de materiais eletrônicos caracterizam a relação deste tipo de material com o material impresso.

Dificuldade na busca da informação para as pesquisas escolares

O objetivo é identificar qual a fonte mais confiável considerada pelos alunos, relacionando em quantas fontes pesquisam antes de solucionar suas pesquisas.

Como os alunos lidam com as informações encontradas

O que a biblioteca representa para o aluno

Questionamentos a serem investigados na etapa qualitativa A questão de quase metade dos alunos não serem influenciados a utilizar a biblioteca; Conhecer as deficiências da biblioteca da escola; A representação da biblioteca para os alunos; Saber se os alunos utilizam outra biblioteca; e Aprofundar na relação de internet x biblioteca.

Considerações finais De acordo com o questionário, concluímos que a principal motivação dos alunos à frequentarem a biblioteca é majoritariamente para ler e pegar livros emprestados, poucos alunos encaram a biblioteca como uma fonte de informação prioritária nas pesquisas escolares, afirmando na grande parte, a falta de informações necessárias; tendo como prioridade a pesquisa na internet, canal que segundo a maioria dos entrevistados, a veracidade deve ser ratificada, necessitando de confiabilidade prévia para a pesquisa.