E o Espírito do Capitalismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

A HISTÓRIA DE ÉMILE DURKHEIM
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
MAX WEBER – SOCIOLOGIA JURÍDICA HANS KELSEN – DOGMÁTICA JURÍDICA
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Capitalismo procura o lucro baseado em: (ação racional)
FILOSOFIA DA CIÊNCIA.
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista.
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER
Max Weber Os tipos ideais.
Max Weber.
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
O QUE É SOCIOLOGIA?.
MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Formação de grupos sociais
Sociologia e seu campo – história da sociologia desde os clássicos
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Sociologia
Max Weber em 1864 * Sistema econômico e sociedade
Profª Dra. Angélica Góis Morales
UDESC Ética Profissional Prof.ª Kênia Gaedtke
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Fundamentos das Ciências Sociais
O Estado Qual é a sua função.
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
A sociologia de Max Weber
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
O Individualismo Metodológico
MAX WEBER INTRODUÇÃO: Weber e seu tempo.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
MAX WEBER SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
O normal e o patológico Émile Durkheim.
Max Weber e as ações sociais
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Estrutura e Dinâmica Social
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
A sociologia como ciência
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro
SOCIOLOGIA Revisão. Max Weber 1. As ideias não determinam a sociedade, mas elas são importantes, ou seja, elas influenciam. O que são os tipos ideais?
O que é Sociologia?.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Max Weber.
Professora luciana miranda
Capitalismo, ciência, religião e Política.
Weber | «Individualismo metodológico»
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Ação racional com relação a um objeto: o ator concebe
Max Weber. Questão Econômica Condenação das atividades burguesas: Afirmava que a prática comercial “não era agradável a Deus”. Assim, o comércio, a busca.
Max Weber Luciano Mendes.
Transcrição da apresentação:

E o Espírito do Capitalismo A Ética Protestante E o Espírito do Capitalismo

Max Weber espírito do capitalismo * Sistema econômico e sociedade Nascimento 21 de abril de 1864 Erfurt, Alemanha Falecimento 14 de junho de 1920 Munique, Alemanha Nacionalidade Alemã Ocupação Jurista, economista e sociólogo. Principais Trabalhos *A ética protestante e espírito do capitalismo * Sistema econômico e sociedade Cônjuge Marianne Schnitger Max Weber

Exemplo: A ética protestante e o espírito do capitalismo. As ciências históricas e sociais pretendem explicar causalmente, além de interpretar de maneira compreensiva. Embora Weber acreditasse que os fenômenos obedecem certa regularidade causal tanto nas ciências naturais quanto nas humanas são é possível formular tipos de leis gerais para cada um dos dois grupos de disciplinas. Exemplo: A ética protestante e o espírito do capitalismo.

O tipo ideal está ligado à noção de compreensão, pois é uma organização de relações inteligíveis. Weber propõe o tipo ideal como recurso metodológico capaz de recortar aspectos da realidade. Outro princípio metodológico Weberiano: Aplicação do tipo ideal no tratamento da realidade A ética protestante e o espírito do capitalismo é um bom exemplo: Weber parte de uma descrição provisória e vai definindo gradualmente o que entende por espírito do capitalismo.

SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO Weber quis demonstrar que a conduta dos homens deve ser compreendida dentro do quadro de concepção que esses homens têm da existência. Comportamento econômico e comportamento religioso. Essa compreensão sugere uma pergunta: em que medida as concepções religiosas influenciam o comportamento econômico das diferentes sociedades?

Partindo do princípio da existência de capitalismos, Weber define o “capitalismo ocidental” a partir do tipo ideal É a união do desejo de lucro e da disciplina racional que constitui historicamente o traço singular do capitalismo ocidental. Racionalização para obtenção de lucro. Weber quis provar que as concepções religiosas são determinantes da conduta econômica. Ética racional do protestantismo ascético. Partindo do princípio da existência de convicções religiosas, Weber define o “protestantismo como religião ética e racional.

A razão desse fato deve, portanto, ser buscada no caráter intrínseco e permanente das crenças religiosas e não apenas em suas temporárias situações externas na história e política. Uma vez definido o “espírito do capitalismo ocidental” e a “ética racional do protestantismo ascético”, Weber propõe-se a investigar qual a relação entre fenômenos culturais contemporâneos.

Weber entende que o Espírito do Capitalismo é constituído por uma ética peculiar, que segundo ele, pode ser explicada nitidamente por trechos do discurso de Benjamin Franklin (1706-1790), um dos líderes da independência dos Estados Unidos. “Ganhar dinheiro dentro da ordem econômica moderna é, enquanto isso for feito legalmente, o resultado e a expressão da virtude e da eficiência de uma vocação” Benjamin Franklin

Segundo a interpretação dada por Weber a esse texto, Benjamin Franklin expressa um utilitarismo (busca egoística do prazer individual). O aspecto mais interessante desse utilitarismo residiria no fato de que a ética de obtenção de mais e mais dinheiro é combinada com o estrito afastamento de todo gozo espontâneo da vida.

Com o objetivo de relacionar as idéias religiosas fundamentais do protestantismo com as máximas da vida econômica capitalista, Weber analisa alguns pontos fundamentais da ética calvinista, como a afirmação de que “ o trabalho constitui, antes de mais nada, a própria finalidade da vida” . Em síntese, a tese de Weber afirma que a consideração do trabalho (entendido como vocação constante e sistemática) como o mais alto instrumento de ascese (exercício prático que leva à efetiva realização da virtude, à plenitude da vida moral) e o mais seguro meio de preservação da redenção da fé e do homem deve ter sido a mais poderosa alavanca da expressão dessa concepção de vida constituída pelo espírito do capitalismo.