Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável Diretoria de Economia e Meio Ambiente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Instrumentos Económicos e Financeiros
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Meio ambiente e desenvolvimento
PRINCÍPIOS DA TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL
Evandro Milet Sebrae 4/12/2009
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Meio ambiente.
Auditoria Ambiental Antecedentes: Relatório de Roma – 1972
GEOGRAFIA.
Proteção do Meio Ambiente
Fundamentos Científicos da Gestão Ambiental
Meio Ambiente e Desenvolvimento
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Comércio Internacional
Mário Biague V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Análise de portfólio de recursos energéticos.
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
FONTES DE FINANC IAMENTO PARA AS AÇÕES AMBIENTAIS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO BANCO DO NORDESTE PARA O MEIO AMBIENTE.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Aveiro
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Logística Reversa Impactos ecológicos.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Seminário do Setor Portuário
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
Para que se consiga viver de um modo sustentável é necessário tomar algumas medidas. Vamos enumerar medidas que permitem uma redução no consumo de bens.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Desenvolvimento sustentavel
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro Balanço 2009 e Perspectivas 2010 Apresentação: Haroldo Silva Economista Chefe - ABIT São Paulo, 05 de março de 2010.
Desenvolvimento sustentável
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Novos Modelos de Empresa
Trabalho C.R.Naturais - GEAN 8B O trabalho deverá contemplar alguns dos principais objetivos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, como: a não geração,
Nivelamento do PRODEMA
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Ciências Naturais – 8.º ano
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Contribuição: Flávio Barony Setembro 2013 POLUIÇÃO AMBIENTAL – TGA – 3° PERÍODO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
A ECONOMIA GLOBALIZADA
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Projeto de Lei 2732/2011 Estabelece diretrizes para a prevenção da contaminação do solo, cria a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE)
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Contratações Públicas Sustentáveis (CPS). Custos de ciclo de vida  Os custos de ciclo de vida (CCV) são os custos que um produto causará à unidade contratante.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável Diretoria de Economia e Meio Ambiente Cássia Saretta

Propósitos ambientais dos acordos multilaterais Teoricamente, a liberalização do comércio de bens e serviços ambientais pode trazer benefícios econômicos, ambientais e sociais; abrir mercados para produtos ambientais de PD e PED, premiando produtores que investem em tecnologias mais limpas e equipamentos com vistas a alcançar objetivos ambientais

Comércio de bens e serviços ambientais: estado atual das negociações na OMC Foro criado para tratar deste tema - Comitê de comércio e Meio Ambiente (CTE); CTE tem a função de instruir o NAMA oferecendo uma lista de bens ambientais, ainda não existente; seção informal no final de maio - apresentar lista

Definição de bens e serviços ambientais as abordagens e os conceitos chaves em negociações podem ser resumidos em: definição prévia de critérios ou lista direta (Nova Zelândia e Canada); uso final e uso múltiplo; produtos ambientalmente preferíveis (amigáveis) - Conferencia das Nações Unidas para o Comercio e Desenvolvimento (UNCTAD);

Definição de bens e serviços ambientais Processos e métodos de produção (PPM) relacionados ou não relacionados ao produto.

Definição de bens e serviços ambientais A definição de BSA para a OCDE é traduzida como “industria ambiental” que inclui “atividades que produzem bens e serviços para medir, prevenir, minimizar ou corrigir danos ambientais para a água, ar e solo, assim como os problemas relacionados a ruídos, resíduos e ecossistemas”

Definição de bens e serviços ambientais Bens usados no controle da poluição e manejo de recursos nas seguintes áreas: coleta, tratamento e distribuição de água e tratamento de esgoto; tratamento de resíduos sólidos e perigosos, incluindo reciclagem; proteção do ar ambiental e clima; proteção recuperação/limpeza de solo e água; redução do ruído e vibração; monitoramento, análise e avaliação ambiental; e energias renováveis.

Definição de bens e serviços ambientais Estas listas incluem produtos de uso múltiplo, cujos benefícios ambientais são questionáveis e geralmente atendem interesses dos países desenvolvidos; UNCTAD introduz uma definição mais ampla de BSA: Bem ambiental:equipamento, material ou tecnologia usados para tratar um problema ambiental particular ou como um produto que é ele mesmo ambientalmente preferível (PPE). PPE são polêmicos porque muitos desses produtos são definidos por métodos e processos de produção. Devem ter diferenças que possam ser comprovadas.

Definição de bens e serviços ambientais PPE de interesse exportador dos PEDs: Produtos florestais não madereiros e produtos derivados do conhecimento tradicional; Produtos feitos com fibras naturais; Produtos artesanais e que fazem uso de corantes naturais

Mercado de Bens e Serviços Ambientais (BSA) O mercado de BSA e estimado em U$550 bilhões. Os países da OCDE dominam 90% deste mercado. De modo geral, países desenvolvidos são exportadores líquidos e os países em desenvolvimento importadores líquidos de BSA.

Mercado de Bens e Serviços Ambientais (BSA) Acesso a mercados dos PED, que em media tem tarifas mais altas e uma taxa de crescimento maior, e de grande interesse dos nestas negociações; PED tem interesses defensivos nos em BSA tradicionais;

Mercado de Bens e Serviços Ambientais (BSA) No âmbito do Mercosul, o Brasil esta entre o grupo de países que exportam 90%dos produtos ambientais tradicionais, de alto conteúdo tecnológico (etanol); Brasil possui coefi.X/M 0,52 em BSA tradicionais

Mercado de Bens e Serviços Ambientais (BSA) Esta razoável participação do Brasil em BSA tradicionais poderia ser tratado recorrendo-se ao tratamento especial diferenciado , conforme propõe a China;

Mercado de Bens e Serviços Ambientais (BSA) Por outro lado, temos interesses ofensivos no mercado de BSA não tradicional.