Gestão de Suprimentos II Gestão de Contratos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A TARGET.IT surgiu da iniciativa de profissionais da área com a finalidade de prover soluções e softwares para WEB e integrações entre sistemas. Atuando.
Advertisements

Controladoria Geral do Estado de Alagoas
PROCEDIMENTOS PARA PEQUENAS COMPRAS DE PRONTO PAGAMENTO
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Gerenciamento de aquisições do projeto
Gerenciamento da Integração
Planejamento de Materiais Exercício 2009 setembro/2008
Fluxograma de Contratação de Obras
Guilherme Siqueira Simões
Sistema Único da Assistência Social - Acesso aos Municípios.
ORIENTAÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE PREÇOS DO SEST/SENAT
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Gerenciamento de Controle de Combustível
PROCURADORIA JURÍDICA – PJ/UEA
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Gestão da Desmobilização
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão da Governança Dez/13.
Gestão da Produção Dez/13.
GERÊNCIA (Setor Solicitante)
FLUXO - PROGRAMAÇÃO ANUAL E SOLICITAÇÃO DE PASSAGEM AÉREA – v. 24/06/09 GERÊNCIA Elabora proposta de Programação Anual, em conformidade com as orientações.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 12
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Projeto: Capacitação em GP
ENTERPRISE RESOURCE PLANNING NA
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Gestão da Jurídica Dez/13. Conceitos Abrangência e forma de atuação do jurídico MCE Assédio moral Jornada de trabalho / Horas Extras, in itinere Impacto.
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Gestão de Recursos Humanos
FLUXO - PROGRAMAÇÃO ANUAL E SOLICITAÇÃO DE DIÁRIA DE VIAGEM – v. 28/12/2012 GERÊNCIA • Elabora proposta de Programação Anual, em conformidade com as orientações.
Passo-a-passo para compra e venda
Gestão do SGI Dez/13.
Administração Contratual
Tecnologia da Informação
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
GECON Sistema Gestor de Convênios
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
CASE BODYTECH - VENKI Realização Organização e patrocínio: Patrocínio:
Apresenta!!!.
Gestão Completa da Cadeia de Suprimentos
Aplicação de Compras baseada em GED e Workflow
Relatório de Auditoria
Pilares de sustentação d Projeto CDL Gestão:
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Estruturação Projetos
Gerenciamento de Custos
Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.
Aula 10 – Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento
Produto Domus Refinanciamento DOMUS
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
AUDITORIA Obrigações Geralmente compreendem os seguintes grupos de contas: empréstimos, fornecedores, IR/CSLL e outros impostos, salários a pagar e encargos.
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
Gestão da Controladoria
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
Sistema de Propostas, Contratos e Faturamento
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
METODOLOGIA PARA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO NIT-DICLA-029
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
10 a 12/11/15 Acompanhamento dos resultados da Auditoria de Medição O que deve ser observado? Rio de Janeiro 12/11/2015 Mário Fernandes Setor de Confiabilidade.
Projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros Gestão de.
TREINAMENTO PÓS CONTEMPLAÇÃO MODELO SIMPLIFICADO.
COMPRAS 0122.
Mauricio Kato da Silva Thiago Ademir M. Oliveira.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
PMBoK 5ª Edição Acadêmicos: André Salies Marcos Calil.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Suprimentos II Gestão de Contratos Dez/13

Conceitos Importância dos Contratos no Custo Total da MCE Fluxo de Gestão de Contratos com Fornecedores Modelo de SM para Contratação e/ou Aditivos Anexos da SM de Contratos : MD e PPU Contrato Padrão da MCE Gestor Administrativo Gestor Técnico Medições Controle Master de Contratos Arquivamento e Encerramento de Contratos

Importância dos Contratos nos Custos Totais da MCE

Fluxo de Gestão de Contratos com Fornecedores

Modelo de SM para Contratação e/ou Aditivos

Anexos da SM de Contratos: MD e PPU Na PPU o solicitante do contrato já faz a estimativa dos itens e quantidades que irão compor o contrato (logicamente o preço unitário só será conhecido após a negociação) No MD o solicitante do contrato trata do escopo, responsabilidades, especificações e demais condições do contrato.

Contrato Padrão da MCE CONTRATO + CEF (Condições Específicas de Fornecimento) + Planilha de Preços compõem o contrato padrão da MCE. Demais formatos de contratos devem ter atenção especial e sempre ter o aval do setor jurídico da MCE.

Gestor Administrativo (GA) Conhece e opera TODO SISTEMA envolvido na Gestão de Contratos Arquiva e mantém seguro todos os documentos e registros dos contratos Orienta o GT (Gestor Técnico) quando este tiver dúvidas. Acompanha os gastos do contrato sempre com foco no PFF e PCO estabelecido em cada Centro de Resultado (OS). Faz interface sobre questões administrativas do contrato com o fornecedor, bem como cobrar obrigações acessórias administrativas do contrato. Garante a “lisura” dos processos de medições observando sempre a correção e coerência entre os seguintes elementos: Evidências dos Fornecimentos e Prestações de Serviços Memória de Cálculo das Medições BM – Documento Final de Sistema Acompanhar processo de aprovação do BM no sistema e liberar o fornecedor para a respectiva emissão da NF-Nota Fiscal.

Gestor Técnico (GT) Conhece cada Contrato do qual é Gestor Técnico e é especialista no objeto do contrato. Conhece de forma geral o processo de Gestão de Contratos da MCE através de Treinamentos Específicos ou por orientação/treinamentos feitos por Analistas e/ou Gestores Administrativos. Somente demanda serviços e produtos do contrato se tiver cobertura orçamentária dos Centros de Resultados(OS). Arquiva e manter seguro todos os documentos e registros técnicos pertinentes ao contrato em especial as Evidências de Fornecimentos e Prestações de Serviços. Trabalha em harmonia com o GA (Gestor Administrativo) nos processos de Medições.

Medições Evidências dos Fornecimentos e Prestações de Serviços: em um processo de medição este é o elemento essencial e do qual decorre os demais passos. A matemática das memórias de cálculo e o formalismo do BM no sistema não impedem que sejam medidos ou pagos por serviços e produtos não fornecidos. Memória de Cálculo das Medições: nem sempre as quantidades e valores lançados nos BM´s são exatamente da forma como são medidos e assim é comum necessidade de memórias de cálculo correlacionando as evidências de fornecimentos com o que é lançado no sistema. BM – Documento Final de Sistema: é o último documento do processo de medição que correlaciona a medição com o seu contrato. É muito importante pois atualiza saldos do contrato , garante coerência com a Planilha de Preços e Quantidades do Contrato além de ter uma checagem final no processo de aprovação. Porém salienta-se que as maiores fraudes nos processos de medição ocorrem nas etapas anteriores.

Controle Master de Contratos É recomendável que o líder de uma operação tenha um controle similar ao abaixo indicado onde possa visualizar o valor ,prazos , saldos e medições mensais dos contratos com fornecedores sob sua liderança.

Recursos Modelos de MD e PPU Equipe Treinada de Gestores Administrativos Relatórios na WEB

Equipe Treinada de Gestores Administrativos Modelos de PPU e MD Estão disponíveis no suprimentos modelos de MD e PPU para os mais diversos tipos de contratações. O solicitante então pode usar estes exemplos / modelos para elaborar o seu mais rapidamente. Equipe Treinada de Gestores Administrativos Ter cultura e bons profissionais para exercer de forma adequada o papel de gestor administrativo de contratos é um grande desafio das organizações. A MCE hoje dispõe destes profissionais na quantidade e qualidade necessária. Relatórios na WEB

Expectativas MCE Ter todos os contratos formalizados , assinados e seus anexos e documentos de medição devidamente arquivados desde a sua solicitação até o encerramento. Ter no mínimo sempre a PPU anexa a SM. Já o MD (Memorial Descritivo) elaborados para as contratações representativas. Que os contratos sejam controlados quanto a VALORES , PRAZOS, QUALIDADE , ANTECIPAÇÃO DE ADITIVOS de forma a ter melhores análises críticas e negociações. Harmonia entre as figuras de GA e GT (Gestores Administrativos e Gestores Técnicos) Garantir medições idôneas pautada por Evidências de Fornecimento / Memórias de Cálculo e BM

Referências e contatos Medições de Serviços de Fornecedores – IT-LOG-SUP-000.00-202 MD – memorial Descritivo – IT-LOG-SUP-000.00-401 Locações de Imóveis – IT-LOG-SUP-000.00-501 Contato(s): Adelmo G. Pellegrino Gerente Corporativo de Compras/Contratação Tel.: +55 71 3183-8915 Cel.: +55 71 9114-7854