Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola

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 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.
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Transcrição da apresentação:

Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola Falta de controle dos impulsos Dificuldade para seguir instruções Dificuldade de conversação Distração Inflexibilidade Fraco planejamento e habilidades organizacionais Imaturidade social

A discalculia pode ser curada? Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande. Faz-se necessário uma intervenção pedagógica constante.

Intervenção pedagógica

Faz-se necessário: Desenvolvimento profissional para a equipe de professores. Tempo adequado para planejamento e colaboração entre eles. Turmas com um tamanho adequado para o desenvolvimento do trabalho. Profissionais e auxílio técnico apropriado.

Alguns caminhos que o professor deve seguir Planejar atividades que facilitem o sucesso do aluno, a fim de melhorar seu auto conceito e aumentar sua auto-estima. Utilizar métodos variados. Explicar ao aluno suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-lo sempre que precisar. Não forçar o aluno a fazer as lições quando estiver nervoso por não ter conseguido.

Propor jogos na sala. Procurar usar situações concretas, nos problemas. Permitir o uso de uma calculadora. Oferecer fácil acesso às tabelas e listas de fórmulas (não exija que o aluno memorize).

Dar mais tempo para o aluno fazer a tarefa. Utilizar recursos tecnológicos disponíveis.

Conclusão É um grande desafio identificar, diagnosticar e fazer as intervenções necessárias para que a aprendizagem do aluno seja satisfatória, para sua vida acadêmica e para sua auto estima. As dificuldades de aprendizagem, não só as de matemática, mas todas as outras, ainda é um assunto pouco explorado nas escolas. É preciso levar o tema para dentro da escola - não como assunto pontual, mas numa discussão permanente contemplando as diversas dimensões da vida do aluno, visando o seu desenvolvimento integral.