O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Núcleo das Escolas de Formação Profissional II Semana de Informação Profissional - 25 a 29 de outubro
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Apresentação do Campus Porto Alegre
Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
sejam muito bem-vindos à sua Universidade!
AULA MAGNA UFPE – CAMPUS DO AGRESTE
Universidade Federal de Pernambuco
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
A PREFEÊNCIA PELO ENSINO SUPERIOR
Psicologia Positiva e os Movimentos que Mudaram a Humanidade Por: Profa. Dra. Mônica Portella
UNIVERSIDADE ZAMBEZE FACULDADE DE CIÊ NCIAS DE SAÚ DE
Universidade Federal de Pernambuco
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
UFRGS UMA UNIVERSIDADE DE SEU TEMPO
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
RESUMO O Encontro Regional dos Estudantes de Economia do Nordeste - ERECO é um dos eventos mais tradicionais.
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Universidade Federal de Pernambuco. É com muita alegria que a UFPE recebe seus mais novos estudantes! Sejam muito bem-vindos à sua Universidade! É com.
O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.
AULA MAGNA
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Cja- Colégio Jorge Amado
Licenciatura em Direito – 8 semestres* A licenciatura em Direito transformar-te-á num jurista com uma formação global e integrada seja no plano técnico-
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco
Educação Superior no Brasil e o Processo Regulatório dos Cursos Superiores na Área da Saúde Prof. Dr. José Vitor Jankevicius.
EDUCATIONAL INSTITUTIONS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
‘‘Um Campus completo é aquele que se propõe a oferecer uma educação integral em um espaço para se fazer amigos que durem a vida toda’’ Viviane Brito,
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
UFU Universidade Federal de Uberlândia "Compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade"
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
Política Educacional Brasileira
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Registro Digital da Experiência PROJETOPROFISSÕES.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.

Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
Universidade Federal de Itajubá
UFABC – Universidade Federal do ABC.
DR. PAULO FRIEDERICH BÜHRNHEIN E Msc.CATARINA DA SILVA MOTTA
Referências na educação em Campina Grande
 Financiamento zero  Gestão da educação era deixada nas mãos Jesuítas  Escolas das primeiras letras para indígenas e filhos de colonos  Ênfase no.
Aula 7– EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Professor Hudson de Paula
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS 1ª Aula Magna do Centro Acadêmico de Vitória 2006 O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS Reitor Amaro Lins

O QUE É A UNIVERSIDADE? “A Universidade é uma escola, de um nível superior ao do ensino fundamental e médio, com a finalidade de ensinar uma profissão. O papel do universitário é dedicar-se a cumprir o roteiro dos seus cursos e virar um profissional”???

BREVE HISTÓRICO “A Universidade foi o resultado da luta intelectual entre o iluminismo que se iniciou com o renascimento e o misticismo que se mantinha até então.”

AS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES Universidade de Bolonha – Final do século XI Universidade de Paris - Segunda metade do século XII Universidade de Oxford - Segunda metade do século XII Universidade de Salamanca - Início do século XIII

A UNIVERSIDADE NO BRASIL Colégio dos Jesuítas – 1572 Cursos Jurídicos de Olinda e São Paulo -1827 Faculdade de Medicina na Bahia – 1832 Universidade do Brasil – 1920 ( Doutor honoris causa ao Rei Alberto da Bélgica)

O PAPEL DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO O que é o Desenvolvimento? Econômico Social Cultural

PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? Conhecer o passado e construir o futuro.

PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 2. Estabelecer qual o futuro que se deseja construir. O poder da ciência e da tecnologia. O desejo de igualdade e liberdade. “A Universidade precisa redescobrir a Ética como parte da sua preocupação constante”.

PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 3. Ligar-se com as demais instituições e a sociedade. Do Quadro Negro à Internet.

PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 4. Integrar-se com a comunidade ao seu redor, ao país, à cidade onde está situada. “A Universidade não deve isolar-se dos problemas locais, não apenas nos estudos, mas também na ação”.

PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 5. Integrar-se com a Natureza. “A Universidade precisa estar em harmonia com o mundo natural onde vive”.

PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 6. Integrar-se internamente. “A Universidade precisa viver um clima de companheirismo, alegria”.

PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 7. Tornar-se Universal. “Migrar do paradigma dos departamentos para uma visão integral”.

“Nesse mês de agosto, em que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) completa seis décadas de existência, não poderíamos deixar de parabenizar toda a comunidade acadêmica pelo apoio histórico e participação cada vez mais freqüente dessa instituição no desenvolvimento não só do Estado de Pernambuco, mas também de toda a Região Nordeste. Os primeiros cursos oferecidos à população foram os de Direito, Engenharia, Medicina, Odontologia, Farmácia e Filosofia, cujas faculdades e escolas se somavam à Escola de Belas Artes de Pernambuco, também ela integrante da estrutura da Universidade. O que já naquela época demonstrava a vocação plural e cultural da capital de Pernambuco, localizada de frente para o Oceano Atlântico, mas com os pés firmes no crescimento econômico e social de sua região. Por sua importância no passado  e no presente, comemoramos o aniversário da UFPE. E estendemos nossos parabéns a todos os pernambucanos”. Brasília, 23 de agosto de 2006 Fernando Haddad Ministro da Educação

Parabéns e bom semestre letivo para todos. Bem-vindos à UFPE!