MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Como produzir um jornal escolar
A Educomunicação e o Jornal Mural
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
Jornal Mural Literário Módulo I Características
Jornal Correio de Uberlândia
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Textos jornalísticos informativos
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Aula 01 Profissão!.
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tópicos Especiais em Comunicação II
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
Assessoria de Imprensa História
Sintaxe e semântica das notícias on-line
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Metodologia Científica
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Editorias Roteiro de pesquisa
CURSO DE COMUNICAÇÃO PASTORAL
METODOLOGIA DA PESQUISA
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rede Ligado Plano de mídia.
Gêneros textuais diversos
Jornal como Recurso Didático
O que é Assessoria de Imprensa
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Iniciação Científica º Série/EM.
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Produção de Texto SARESP 2011
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Etapas de produção da revista
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
Estrutura da Reportagem
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Como fazer um trabalho de pesquisa
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
Como elaborar um plano de aula
PROJETO UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
Comunicação e Redação Empresarial
MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES. A cada minuto OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO veiculam milhares de notícias.
Por que o jornal na escola?
Título de Abertura em duas linhas
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
Dicas para entrevistas
ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
Professor Jardson Brito
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
FICHAMENTO.
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Foto & Formatação: Ancelmo. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  Título, e subtítulo (se houver)  Nome(s) do(s) autor(es)  Resumo na língua do texto  Palavras-chave.
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
Como fazer um trabalho de pesquisa. ETAPAS DO TRABALHO DE PESQUISA  1ª - Definir bem o tema  2ª - Pesquisar a informação  3ª - Selecionar os documentos.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Transcrição da apresentação:

MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2 O jornal: meio e modo de apreender a realidade e o movimento da História. MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2

Os jornais: Os jornais nos colocam COTIDIANAMENTE em contato com a realidade de nosso país e do mundo. Apresentam INFORMAÇÕES sobre temas relevantes nas mais diversas áreas da sociedade.

Os jornais: Abrem DEBATES políticos, ambientais; DISCUTEM as novidades tecnológicas; ANALISAM a economia, a política, as descobertas científicas; DIFUNDEM cultura, esporte e lazer. Além dos JORNAIS IMPRESSOS, as notícias circulam por outros meios de comunicação como a televisão, rádio, e internet. Seus noticiários informam minuto a minuto sobre acontecimentos em todo o planeta.

Como é feito um jornal? Quem faz o jornal? Quem escreve? Quem consegue as imagens das notícias? Quando o acontecimento é notícia? Quem decide o que vai e o que não vai ser colocado nos noticiários? Como funciona a redação de um jornal?

Quais suas partes constitutivas? Cadernos: são as partes separadas de um exemplar de um jornal. Contêm assuntos correlatos, distribuídos em seções e colunas fixas. Chamadas: textos, completados por títulos, fotos e legendas, gráficos, mapas etc., que resumem a notícia. Colunas: seções assinadas de um jornal ou revista. São colocadas sempre em uma mesma página e possuem um título fixo.

Quais suas partes constitutivas? Lide ou lead: abertura do texto jornalístico, indicando dados sobre o fato noticiado( quem, o que, quando, onde, como e por quê ). Também serve como resumo do fato. Manchete: título principal de uma notícia, em letras garrafais, na primeira página do jornal ou da revista.

Quais suas partes constitutivas? Notícias: são relatos de uma série de fatos a partir de um fato mais importante. Sua estrutura é lógica e tem critério de importância ideológico. Olho: tem a mesma função de um subtítulo. Rubrica: é o título dado a uma matéria. Seção: espaço no jornal onde são reunidos assuntos específicos.

As notícias: De que forma são rastreadas as notícias? Há reuniões para definir as prioridades? As empresas do ramo possuem diretrizes claras quanto a sua linha editorial? Quem é o editor? Qual o seu papel numa publicação diária ou periódica? As agências de notícias são empresas que recolhem e distribuem informações jornalísticas para todos os veículos de comunicação (jornal, revista, rádio, tv, internet).

Projeto pedagógico: O projeto pedagógico para difusão do uso de jornais para formar agentes sociais participativos e cooperativos, pode ser iniciado com uma visita a um jornal, para conhecer todas as suas etapas de produção. No caso de construir um jornal on-line, visitar sítios de agências, de jornais e blogs informativos.

As profissões: Conhecer as profissões dentro de um jornal e ouvir dos profissionais o processo de seu trabalho. No caso de blogs e sites de notícias, conversar on-line. O repórter e o jornal. A profissão e ação em busca da notícia.

O que faz um repórter? Busca informações, contatos, elabora as entrevistas, pesquisa para construir a matéria, trabalha em equipe. Recolhe acontecimentos internacionais, articula com a realidade local e mundial.

A redação da notícia: As imagens e a notícia como são selecionadas? Depois de esclarecidos, os estudantes, cosntroem sua redação de jornal. Define linha do jornal e os temas e conteúdos das disciplinas, articuladas com a realidade, a serem tratados pelo veículo.

A Oficina: equipe jornalística Formação de editorias por equipes, conforme partes de um jornal: política, economia, sociedade, cultura, ciência, educação, esportes e lazer. Dentro das equipes, definir as funções básicas para cada estudante: editor, repórteres, os fotógrafos e os revisores de texto.

O texto: Em forma de artigo, deve ser preciso, lógico, coerente e contendo dados, informações sobre o tema tratado. O repórter busca fontes pesquisando em diferentes locais e/ou obtendo a informação direta.

O formato: Decidido pelo conjunto dos partícipes do projeto. Ao usar trechos de matéria jornalística de jornais, é preciso citar o autor ou autores, título, nome do jornal, local de publicação, data da publicação seção, caderno ou parte do jornal e a paginação equivalente. Se não houver caderno ou parte, cite a página em que a matéria está e a data.