Cummins Análise e Perspectivas da Organização Setor Automobilístico
Objetivo Apresentar pontos de maior relevância e revisão de aspectos ainda obscuros da organização Retomar de pontos de destaque e complementação Concluir análise da empresa/setor em contexto atual
Agenda Retomando Setor/Empresa Aspectos Organizacionais Posicionamento e Concorrência Gaps – Importância e Desempenho Ações Propostas
Retomando Setor Cummins: Fase de maturidade Requer inovação constante Alta competitividade Grandes players consolidados Cummins: Fabricante motores Diesel Origem EUA Vasta gama de produtos Posição de destaque global
Aspectos Organizacionais Cummins Brasil Atual Crescimento Estruturação interna Filial (Matriz EUA) Tradição Futuro Foco cliente (CRM) Co-especializações Estímulo a inovações Expansão
Posicionamento e Concorrência “Mais por Mais” Avançada tecnologia Alta confiabilidade Baixo índice de emissões Manutenção reduzida em relação aos concorrentes
Posicionamento e Concorrência Política de preço: Premium Entrega de maior valor percebido pelo cliente Cadeia produtiva de alto custo Concorrência aglomerada em posicionamento Margens medianas
Posicionamento e Concorrência Valor (agregado) x Tecnologia
Posicionamento e Concorrência Marketshare e principais concorrentes
Gaps – Importância e Desempenho Cenário de pós crise Alta competitividade Redução de margem dos players Fidelização de clientes Questões ambientais Desenvolvimento de tecnologia Estruturação interna Motivação e seleção de perfil Foco em tecnologias e nichos
Gaps – Importância e Desempenho Matriz Importância e Desempenho Novas parcerias e Negócios Diversificação de Produtos Gestão de pessoas, motivação e inovação Tecnologias alternativas
Ações Propostas Gestão: Gestão eficaz de projetos (EVA, MPVA) Gestão do conhecimento: informação agregada, disseminação e compartilhamento Estabelecimento de processos mensurados (KPI) CRM Gestão a diversificação de Negócios Tecnologia Gestão Pessoas
Ações Propostas Tecnologia: P&D: combustíveis alternativos eficiência confiabilidade diversificação Diversificação de produtos para aplicação Melhoria contínua Tecnologia Gestão Pessoas
Ações Propostas Pessoas: Planos de incentivo Incentivo à criatividade PLR RV benefícios Incentivo à criatividade Job Rotation Brainstorms direcionados Clareza na gestão de recursos humanos Política de remuneração Plano de carreira Capacitação técnica com resultados Desenvolvimento de novos líderes Tecnologia Gestão Pessoas
Referências http://www.cummins.com.br/cla/ - Cummins, USA – último acesso em 07 de junho de 2010 http://en.wikipedia.org/wiki/Cummins - Cummins World, Wikipedia http://www.administradores.com.br/ - Eduardo, anônimo – O Setor Automobilístico, 2009 http://www.artigonal.com/ - COSTA, Edvaldo - Como 2010 Começou Para O Setor Automotivo? - fevereiro de 2010 http://g1.globo.com/ - VALOR ONLINE – janeiro de 2010