MDA Agências Regionais de Desenvolvimento A experiência Italiana Paolo Gurisatti Campinas, 7 Outubro 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Equipamentos de telecomunicações: perspectivas para as MPME
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Encontro de Líderes dos PEQPC
Vantagens Comparativas; Globalização; Desigualdades.
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Acções de Preparação Técnica da Rede de Competências - 1.ª Sessão - SISCOOP (IAPMEI) | Lisboa: 24 de Novembro de 2003 Coimbra: 26 de Novembro de 2003.
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
O que é a Associação de BICS Portugueses?
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
APL – Arranjos Produtivos Locais
Apresentação do Projeto
Internacionalização de PMEs
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Políticas para Promoção de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais de MPME: Oportunidades e Desafios na Era do Conhecimento Helena M. M. Lastres Cristina.
REDESIST GOVERNANÇA, APRENDIZAGEM E INVOÇÃO LOCALIZADAS : ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Renato Ramos Campos.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Anne-Marie Maculan COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
O ESTADO ATUAL DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCENTIVO À INOVAÇÃO
Plano de Negócio Elber Sales.
Formulación, diseño institucional e instrumentos de política Taller Latinoamericano sobre SPLs Brasília 05-06/08/2004 José E Cassiolato.
P STER srl Processos constituintes para mobilizar novos Territórios Produtivos Paolo Gurisatti Brasilia, 05 de agosto de 2004.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Abril  2014 Acordo de Parceria A Investigação e Inovação no Domínio da Competitividade e Internacionalização: oportunidades mobilizadoras Diretora.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Arranjos Produtivos Locais-APLs e Desenvolvimento Regional (Endógeno)
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
TIGER Trust Interface para a Inovação por Paolo Gurisatti (Parco Scientifico e Tecnologico Galileo) Rio de Janeiro, 26 de abril de 2002.
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Num contexto particular...
Seminário Administração Pública e Política no Brasil Centro de Estudos da ENSP – Fiocruz Celina Souza Pesquisadora do CRH/UFBA Rio de Janeiro, 17/11/2010.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Competitividade e Inovação Influenciando o Crescimento Empresarial: a perspectiva dos empreendedores de empresas de base tecnológica Fernando Paiva IV.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Governança Corporativa
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
Os pólos de competitividade franceses – Mazé Maria José Torquato Chotil – 26 de março de Os pólos de competitividade franceses - O contexto - A.
Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global Rui Vinhas da Silva Presidente da Comissão Diretiva Europarque Santa Maria da Feira | 31 março 2016.
Gestão:Execução:Realização:Execução: Sistema de Acompanhamento de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas Roberto Pacheco
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Transcrição da apresentação:

MDA Agências Regionais de Desenvolvimento A experiência Italiana Paolo Gurisatti Campinas, 7 Outubro 2008

MDA Tipos de Agências Na experiência Italiana se encontram três tipos de Agências (cujos objetivos são diferentes): Agência Regional de Desenvolvimento como estrutura de “fomento/governo” “local/regional” Agência Local de planejamento infra-estrutural Agência Especializada em Serviços Técnicos e Cognitivos (Scaffold – Andaime)

MDA Agência Regional de Desenvolvimento Objetivos da Agencia Regional são: Fomento de pactos territoriais, de cluster ou de desenvolvimento local (serviços de “animação”, enfoque sobre “processos constituintes”) Seleção de pactos e criação de una “comunidade de prática” regional (fileira de serviços de mediação e codificação do conhecimento técnico local) Seleção e financiamento de projetos Avaliação dos resultados “formais e substanciais”

MDA Agência Local Objetivo da Agencia Local é planejar investimentos em infra-estruturas físicas o cognitivas do território (economias externas): Criação de polígonos industriais, parque tecnológicos e incubadoras (BIC – Business Innovation Centres) Produção de serviços de apoio a “gestão” de empresa (redes de comunicação, serviços de conexão com redes globais de inovação, etc...)

MDA Agência “Scaffold” Objetivo da Agência “Scaffold/Andaime” é produzir serviços técnicos e também cognitivos (bens coletivos o de clube para a competitividade): Codifica do conhecimento localizado e criação de conexões com estruturas globais de apoio a um sector/business especifico (identidade técnica) Produção de serviços de “animação” e mediação do “processo constituinte” do cluster local (pacto) Governança dos projetos pilotos e relações de rede

MDA Modelo de ARDP O perfil da ARDP “modelo” pode ser o seguinte: Autonomia, más também “confiança” entre os “representantes” de pactos (agentes locais) e policy makers regionais/nacionais Capacidade/possibilidade de mediação/negociação entre diferentes pactos e projetos locais Capacidade de criar una “comunidade de prática” que aprende (entre agentes, cada um dos quais mantêm sua própria racionalidade)

MDA Modelo de Agência Local O perfil da Agência Local “modelo” pode ser o seguinte: Autonomia financeira e conhecimento técnico de gestão (investimentos e venture capital) Capacidade de integração entre diferentes negócios e mediação entre diferentes instituições (P & P) Capacidade de planejamento de “economias externas” (logística, serviços para os empregados, serviços comuns, parking, tecnologias de informação...)

MDA Modelo de Agência “Scaffold” O perfil de una Agência “Scaffold/Andaime” pode ser o seguinte: Capacidade de análise e codificação de um saber técnico, crítico para a inovação de um sector específico Capacidade de integração entre diferentes negócios e mediação entre diferentes conhecimentos técnicos Produção de serviços de apoio as “relações geradoras” de inovação (TIGER) e produção de padrões

MDA Fatores de Sucesso Cada tipo de agência enfrenta problemas específicos e precisa procurar recursos coerentes: ARDP – Credibilidade “política” e um “paradigma” de desenvolvimento econômico (MASTER – Mediador y Animador de Desenvolvimento Territorial) ADL – Credibilidade “financeira” e experiência administrativa (APM – Auditor Project Manager) AA – Liderança “política” e um “paradigma” de “mobilização social” (Empresário Social, TIGER)

MDA Capacitação de Recursos Humanos Cada perfil profissional “chave” precisa de um currículo pessoal e de processos de capacitação específicos: MASTER – Experiência em uma associação empresarial, em uma empresa e em uma estrutura pública + Conhecimento do debate internacional sobre desenvolvimento local + Relações com “scaffold/andaimes” como TCI APM – Experiência em uma empresa e estrutura publica + Conhecimento de Project Management TIGER – Liderança reconhecida na comunidade técnica + Capacidade de codificação técnica

MDA Masters in District Administration Vicenza Italia