UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pesquisa em Educação - Profª. Drª. Liliana Passerino Doutoranda: Karoline Leite Guedes Aluna: Camila de Melo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Advertisements

Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
Pedagogia da pesquisa-ação
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
numa perspectiva inclusiva
A INCLUSÃO DO ENSINO DA HISTÓRIA AFRICANA Lilian dos Santos Valladares.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
Pederneiras- São Paulo
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA Aline Moreira dos Santos
EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Rafael Rodrigues da Rosa
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Apresentação da disciplina:
METODOLOGIA APLICADA À INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROJETO: MUSICABILIDADE: POP-ROCK.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
MÃOS QUE FALAM: RELATO DOS ALUNOS OUVINTES SOBRE O SISTEMA DE INCLUSÃO ESCOLAR Izabelly Correia dos Santos :Fonoaudióloga e mestranda em Ciências da Linguagem.
PROJETO DE PESQUISA Planejamento da Pesquisa Caminhos que serão percorridos * O que pesquisar * Por que pesquisar (Justificativa)
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Profª. Marta Proença Filietaz
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Produção e Transporte Titulo Trabalho de Diplomação II Aluno:
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Deficiência Mental Leve
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
DISCENTES: GISELE REGIS EMANOELA FERREIRA KELLY ROCHA VIVIANE DA SILVA
INSTITUTO EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO SUL (IERGS)
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Projeto de pesquisa apresentado
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Autores. TEMÁTICA TEMÁTICA.
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo do trabalho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO UNIVERSIDADE.
Título do artigo escolhido Grupo: Aluno x. Qual o título do artigo?
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE/SC: MOVIMENTOS, CONTEXTOS E TENDÊNCIAS (Educação/Educação Especial) Graziela Duessmann,
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pesquisa em Educação - Profª. Drª. Liliana Passerino Doutoranda: Karoline Leite Guedes Aluna: Camila de Melo Gazola A influência da música na Educação Especial

PROBLEMA DE PESQUISA Verificar as principais influências da música na educação especial, e as contribuições para o desenvolvimento dos educandos.

OBJETIVO Identificar as contribuições da música na educação especial;

JUSTIFICATIVA Sabe-se que a música é grande aliada no processo de desenvolvimento dos educandos, em vários aspectos, então, a educação especial será o foco deste projeto, levando em consideração todo o conjunto: musicalidade, educação especial e inclusão, dedicação do corpo docente, entre outros aspectos importantes para a pesquisa.

REFERENCIAL TEÓRICO Lisbeth SoaresMúsica e deficiência: Propostas pedagógicas para uma educação inclusiva 2006 Aspectos importantes sobre a relação de música e deficiência Viviane LouroInclusão e Deficiência: O que todo professor precisa saber 2012Característica s inclusivas Daniela dos Santos Morales Música e Educação Especial: um estudo na educação de alunos com necessidades especiais 2008Estudo sobre música e educação inclusiva

METODOLOGIA A seguinte pesquisa de ordem qualitativa, será realizada através de estudo bibliográfico (com a revisão especialmente de artigos voltados para a área da inclusão e musicalidade) e estudo de caso. Entrevista semi- estruturada: Os sujeitos deste estudo serão professores da área (Escola de Educação Especial em Canoas (educação especial, musicalização) e alunos.