Profª Drª Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina
A LIBERDADE COMO ESCRITURA
A ESCRITURA COMO LIBERDADE
Percepção da Realidade Necessidades Ações
Conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos Valores relacionados ao bem e ao mal: aquilo que se busca ou aquilo que se repudia Estreita relação com a política (política = instâncias de relação de poder e definição de compromissos)
Reflexão crítica sobre a moralidade A moral sofre transformações quando submetida à reflexão realizada pela ética
Bem individual x bem coletivo O que se espera de uma sociedade é que nela as condições de felicidade possam ser compartilhadas Cidadania é liberdade em companhia
A escola deve-se ocupar da formação moral de seus educandos?
“A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (LDB nº 9.394, de 20/12/96)
Para que serve a escola?
A escola é o espaço privilegiado de socialização e criação de conhecimentos e valores
Família Mídia Religião
Convergentes Complementares Conflitantes
As pressões predeterminam as identidades?
Além de socializar conhecimento, é o local onde se estabelecem hierarquias de valores Formação ÉTICA
Apropriar-se dos valores morais com racionalidade Valores devem ser discutidos, e não impostos A escola deve propiciar o diálogo: moral autônoma vs moral heterônoma
Como se chega a uma moral autônoma? Discursando sobre os valores?
“ As relações sociais efetivamente vividas, experienciadas, têm influência decisiva no processo de legitimação dos valores, da formação ética. ”
Observância a preceitos e normas
Autoritarismo Submissão Disciplina Compreensão e valorização das regras como acesso ao bem comum