2009 1 1 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sindicato dos Professores
Advertisements

1 - docentes integrados na carreira
Procedimentos do Programa em matéria de verificações
Acesso ao ensino superior
Capacidade Qualidade.
A GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Estadias de longa duração (Imigração)
Profº. Carlos Roberto das Virgens
28/05/2004SIADAP Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Definição de Objectivos.
Objectivos Competências Comportamentais Atitude Pessoal
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
(AULA 8) - 3. As instituições da administração pública
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
RECURSOS HUMANOS SELECCÇÃO.
RECURSOS HUMANOS PLANEAMENTO DE RH’S.
Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
O que é o Conselho Superior?
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Palestra 1 Apresentação da Disciplina
ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE
Concurso de acesso a Professor Titular
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
PROCEDIMENTO CONCURSAL
Procedimento Concursal
1 1 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional.
© Dezembro, 2009 A localização nos sites das entidades empregadoras públicas dos conteúdos relativos ao emprego público.
O SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO SIADAP. Lei n
Grande-Lisboa Noroeste Juízo de Execução Sintra, 19 de Janeiro de 2012 UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO PROCESSUAL.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Plano de Cargos e Carreira no Setor Público
Trâmites pré-abertura
Procedimento Concursal Portaria 83-A/2009 PRAZOS Publicitação do procedimento Candidatura Exclusão e notificação dos candidatos Resultados e ordenação.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
A experiência do Estado de Minas Gerais
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ANALISE ERGONOMICA DO TRABALHO
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
© Junho, 2009 “O SEU CONTRIBUTO CONTA” Para a construção de um modelo de avaliação do sistema de recrutamento.
“Eliminar o Abismo:Do Plano de Acção ao Orçamento
Estatuto Social. Pessoa jurídica de direito privado. Sem fins lucrativos. Constituída em Assembleia Geral de 29 de março de 2010, pelas patrocinadoras.
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
RECRUTAMENTO de PESSOAL
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de recrutamento e seleção Os critérios de recrutamento e seleção Exemplo de descrição e.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Perspectiva Histórica
Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Comunicação Social Habilitações Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda.
Sugestão de Vídeo Parte 1
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
IBAPE - INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Gestão O PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO NAS ÁREAS DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E.
Autonomia e Gestão Novos Desafios Francisco Oliveira.
LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS
VÍNCULOS, CARREIRAS E REMUNERAÇÕES
Serviço de Psicologia e Orientação
A contratação colectiva
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
PROPOSTA DE ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Grandes linhas de força da proposta da SREC.
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NA ADMNISTRAÇÃO PÚBLICA Lei nº 66-B/2007, de 28 de Dezembro “ O SIADAP visa contribuir para a melhoria.
Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2012/M, de 8 de outubro AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
MODIFICAÇÃO DA RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO E INSTRUMENTOS DE MOBILIDADE Lei nº 12-A/2008, de 27/2 Decreto Legislativo Regional n.º 1/2009/M, de 12/01.
HORÁRIOS DE TRABALHO Decreto-Lei n.º 259/98, de 18/08 Decreto-Lei n.º 169/2006, de 17/08 Lei n.º 64-A/2008, de 31/12 Lei n.º 59/2008, de 11/09 Lei n.º.
PLANEJAMENTO INDIVIDUAL DE CARREIRA
CESSAÇÃO DA RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Lei nº 12-A/2008, de 27/2 Lei n.º 59/2008, de 11/9.
Lei n.º 12-A/2008, de 27/02 REMUNERAÇÕES DIREITO À REMUNERAÇÃO 2. COMPONENTES DA REMUNERAÇÃO Remuneração base Suplementos remuneratórios Prémios.
REGIME TRANSIT Ó RIO - MEDIA Ç ÃO DE SEGUROS O novo regime jur í dico Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
1 O PROCEDIMENTO CONCURSAL Lei n.º 12-A/2008, 27/02 Portaria n.º 83-A/2009, 22/01.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
ALTERAÇÕES DE POSICIONAMENTO REMUNERATÓRIO Lei n.º 12-A/08, de 27/2.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Novo Modelo de Gestão dos Recursos Humanos Sessão de Esclarecimento e Debate sobre a Reforma da Administração Pública

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Orçamentação, planeamento de actividades, elaboração do mapa de pessoal Orçamentação, planeamento de actividades, elaboração do mapa de pessoal Construção, aprovação e publicitação do mapa de pessoal: a caracterização dos postos de trabalho e a sua quantificação Construção, aprovação e publicitação do mapa de pessoal: a caracterização dos postos de trabalho e a sua quantificação Sistema de Gestão de Recursos Humanos PLANIFICAÇÃO DA GESTÃO

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Preferência pelo recrutamento por tempo indeterminado/ de entre quem tenha relação por tempo indeterminado Preferência pelo recrutamento por tempo indeterminado/ de entre quem tenha relação por tempo indeterminado Último recurso do recrutamento: quem não tenha relação por tempo indeterminado (depende de parecer favorável do MFAP) Último recurso do recrutamento: quem não tenha relação por tempo indeterminado (depende de parecer favorável do MFAP) Pessoal excessivo: determinado em procedimentos de reorganização de serviços – dispensa preferencial de pessoal com relação por tempo determinado Pessoal excessivo: determinado em procedimentos de reorganização de serviços – dispensa preferencial de pessoal com relação por tempo determinado GESTÃO DAS NECESSIDADES Sistema de Gestão de Recursos Humanos

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Dois grupos de despesas com o pessoal: Dois grupos de despesas com o pessoal: Para remunerações do pessoal em funções, para alteração das suas posições remuneratórias e para novos recrutamentos Para remunerações do pessoal em funções, para alteração das suas posições remuneratórias e para novos recrutamentos Para prémios de desempenho Para prémios de desempenho Dotações fixadas aquando da aprovação do orçamento Dotações fixadas aquando da aprovação do orçamento Dirigente máximo gere dotação disponível entre alterações de posições remuneratórias e novos recrutamentos (decisão no prazo de 15 dias) Dirigente máximo gere dotação disponível entre alterações de posições remuneratórias e novos recrutamentos (decisão no prazo de 15 dias) Afectação do remanescente aos prémios de desempenho Afectação do remanescente aos prémios de desempenho GESTÃO DAS DESPESAS COM PESSOAL Sistema de Gestão de Recursos Humanos

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Afectação global de dotações para alterações de posicionamento remuneratório Afectação global de dotações para alterações de posicionamento remuneratório Desagregação sucessiva da dotação por carreira e, ou, categoria, por actividade e, ou, por área de formação académica ou profissional (neste caso, se caracterizar o posto de trabalho) Desagregação sucessiva da dotação por carreira e, ou, categoria, por actividade e, ou, por área de formação académica ou profissional (neste caso, se caracterizar o posto de trabalho) Prazo (15 dias) e publicitação (afixação e “net”) da decisão Prazo (15 dias) e publicitação (afixação e “net”) da decisão Alteração do Posicionamento Remuneratório OPÇÃO GESTIONÁRIA

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Requisitos de avaliação do desempenho dos trabalhadores Requisitos de avaliação do desempenho dos trabalhadores Independente do órgão/serviço onde e da função/cargo que o trabalhador desempenha Independente do órgão/serviço onde e da função/cargo que o trabalhador desempenha Ordenação dos trabalhadores que preenchem os requisitos (ordem decrescente da última avaliação) Ordenação dos trabalhadores que preenchem os requisitos (ordem decrescente da última avaliação) Distribuição das dotações afectas para alteração para a posição seguinte Distribuição das dotações afectas para alteração para a posição seguinte Última alteração com a previsível execução total, no ano, da dotação afecta Última alteração com a previsível execução total, no ano, da dotação afecta Alteração do Posicionamento Remuneratório REGRA DO POSICIONAMENTO

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Alteração obrigatória: reunião de 10 pontos na avaliação do desempenho (prefere na execução das dotações) Alteração obrigatória: reunião de 10 pontos na avaliação do desempenho (prefere na execução das dotações) Alteração sem reunião dos requisitos: Alteração sem reunião dos requisitos: condicionada ao cabimento nas dotações afectas; condicionada ao cabimento nas dotações afectas; depende da última menção máxima obtida ou da imediatamente inferior; depende da última menção máxima obtida ou da imediatamente inferior; depende de parecer do CCA; depende de parecer do CCA; depende de fundamentação especial; depende de fundamentação especial; depende de publicitação da alteração e do parecer do CCA no DR, por afixação e na “net” depende de publicitação da alteração e do parecer do CCA no DR, por afixação e na “net” Alteração do Posicionamento Remuneratório EXCEPÇÕES

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Alteração para posição superior: Alteração para posição superior: condicionada ao cabimento nas dotações afectas; condicionada ao cabimento nas dotações afectas; depende de parecer do CCA; depende de parecer do CCA; depende de fundamentação especial; depende de fundamentação especial; depende de publicitação da alteração e do parecer do CCA no DR, por afixação e na “net” depende de publicitação da alteração e do parecer do CCA no DR, por afixação e na “net” Limite: a posição máxima onde foi colocado trabalhador ordenado superiormente Limite: a posição máxima onde foi colocado trabalhador ordenado superiormente Alteração do Posicionamento Remuneratório EXCEPÇÕES

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Para quem não ocupa posto de trabalho idêntico: provas de conhecimentos / avaliação psicológica Para quem não ocupa posto de trabalho idêntico: provas de conhecimentos / avaliação psicológica Para quem ocupa posto de trabalho idêntico: avaliação curricular / entrevista Para quem ocupa posto de trabalho idêntico: avaliação curricular / entrevista Outros métodos facultativos Outros métodos facultativos Excepção: só provas de conhecimentos ou só avaliação curricular, seja qual for a área de recrutamento Excepção: só provas de conhecimentos ou só avaliação curricular, seja qual for a área de recrutamento Ordenação dos candidatos: unitária, independentemente dos métodos de selecção Ordenação dos candidatos: unitária, independentemente dos métodos de selecção Preferência no recrutamento: pessoal em SME Preferência no recrutamento: pessoal em SME Recrutamento MÉTODOS DE SELECÇÃO

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Em contrato: negociação; preferência absoluta do pessoal em SME; o acordo é fundamentado; por escrito; pela ordem da lista final; recusada a proposta, não pode ser oferecida posição superior aos restantes; documentação da negociação é pública; possibilidade de substituir a negociação individual por proposta de adesão Em contrato: negociação; preferência absoluta do pessoal em SME; o acordo é fundamentado; por escrito; pela ordem da lista final; recusada a proposta, não pode ser oferecida posição superior aos restantes; documentação da negociação é pública; possibilidade de substituir a negociação individual por proposta de adesão Em nomeação: posição previamente publicitada, excepto se lei especial estender o regime da negociação Em nomeação: posição previamente publicitada, excepto se lei especial estender o regime da negociação Recrutamento DETERMINAÇÃO DO POSICIONAMENTO REMUNERATÓRIO

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Dotação pré-definida, pelo mínimo, para atribuição de prémios de desempenho Dotação pré-definida, pelo mínimo, para atribuição de prémios de desempenho Desagregação sucessiva da dotação por cargo, carreira e, ou, categoria, por actividade e, ou, por área de formação académica ou profissional (neste caso, se caracterizar o posto de trabalho) Desagregação sucessiva da dotação por cargo, carreira e, ou, categoria, por actividade e, ou, por área de formação académica ou profissional (neste caso, se caracterizar o posto de trabalho) Prazo (15 dias) e publicitação (afixação e “net”) da decisão Prazo (15 dias) e publicitação (afixação e “net”) da decisão Prémios de Desempenho

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Identificação dos trabalhadores em função da obtenção, no último ano, da menção máxima ou da imediatamente inferior na avaliação do desempenho Identificação dos trabalhadores em função da obtenção, no último ano, da menção máxima ou da imediatamente inferior na avaliação do desempenho Trabalhadores que, a qualquer título, exerçam funções no órgão ou serviço Trabalhadores que, a qualquer título, exerçam funções no órgão ou serviço Exclusão dos trabalhadores que tenham alterado a sua posição remuneratória com efectivo reflexo na sua remuneração (pode não tê-la se recebiam por categoria superior, por exemplo) Exclusão dos trabalhadores que tenham alterado a sua posição remuneratória com efectivo reflexo na sua remuneração (pode não tê-la se recebiam por categoria superior, por exemplo) Prémios de Desempenho

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração Ordenação dos trabalhadores que preencham os requisitos (ordem decrescente da avaliação) Ordenação dos trabalhadores que preencham os requisitos (ordem decrescente da avaliação) Distribuição das dotações afectas no valor de uma remuneração base mensal Distribuição das dotações afectas no valor de uma remuneração base mensal Execução total das dotações: possibilidade de reforço por via do remanescente para alterar posições remuneratórias Execução total das dotações: possibilidade de reforço por via do remanescente para alterar posições remuneratórias Prémios de Desempenho

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração DIRIGENTES Opção entre novos recrutamentos e alterações de posições remuneratórias e respectiva medida Opção entre novos recrutamentos e alterações de posições remuneratórias e respectiva medida Definição das carreiras/ categorias/ actividades / área de formação onde pode haver alterações de posições remuneratórias e dos respectivos limites máximos de encargos Definição das carreiras/ categorias/ actividades / área de formação onde pode haver alterações de posições remuneratórias e dos respectivos limites máximos de encargos Definição das carreiras/ categorias/ actividades / área de formação onde pode haver prémios de desempenho e dos respectivos limites máximos de encargos Definição das carreiras/ categorias/ actividades / área de formação onde pode haver prémios de desempenho e dos respectivos limites máximos de encargos Possibilidade de “negociar” a posição remuneratória de um novo recrutamento Possibilidade de “negociar” a posição remuneratória de um novo recrutamento Possibilidade de determinar a mobilidade interna do trabalhador sem o seu acordo Possibilidade de determinar a mobilidade interna do trabalhador sem o seu acordoTRABALHADORES Grandes possibilidades de sair do serviço onde se encontram insatisfeitos porque:Grandes possibilidades de sair do serviço onde se encontram insatisfeitos porque: –Concursos para ocupação de postos de trabalho destinam-se a recrutar novos trabalhadores (e não os dos serviços em causa) –Todos os trabalhadores, com a habilitação exigida para a categoria a concurso, podem ser candidatos –Pode mesmo ser dispensada a habilitação exigível –Os métodos de selecção de quem seja titular da categoria em causa são menos exigentes Possibilidade de fazer “cristalizar” o montante máximo da posição remuneratória oferecida na sequência do concurso com a mera recusa de aceitaçãoPossibilidade de fazer “cristalizar” o montante máximo da posição remuneratória oferecida na sequência do concurso com a mera recusa de aceitação Limite de 1 ano para a mobilidade internaLimite de 1 ano para a mobilidade interna MECANISMOS DO EQUILÍBRIO ENTRE OS PODERES DOS DIRIGENTES E OS DOS TRABALHADORES NOS RVCR

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Gabinete do Secretário de Estado da AP DG da Administração e do Emprego Público Instituto Nacional de Administração OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO A Gestão dos RH António Ganhão (Adjunto do SEAP)