Dante Alighieri.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dar atenção especial à família,
Advertisements

O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
História da Educação A Educação Medieval.
Thomas Hobbes.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
história da salvação A História da Salvação
ANÁLISE LITERÁRIA A DIVINA COMÉDIA AMOR ALÉM DA VIDA.
ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
SOPHIA DE MELLO BREYNER
Prosa Medieval Séculos XIII e XIV.
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
Renascimento Cultural
TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL
São Francisco De Assis A vida de São Francisco De Assis.
07: Introdução ao Credo Apostólico
A PRENSA DE GUTEMBERG (1450)
PRINCIPAIS FABULISTAS
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
DIA DA POESIA.
FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões
A Arca de Noé By: Pr. Aldair Barros.
Classicismo (1527 – 1580).
Nazaré dista de Jerusalém um pouco mais de cem quilômetros pelo caminho mais reto. Todos os anos, Maria e José iam a Jerusalém pela festa da Páscoa.
CULTURA MEDIEVAL.
Santa Gertrudes.
Santa Mãe de Deus.
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
EDUCAÇÃO ROMANA.
EDUCAÇÃO ROMANA.
Servos Consagrados a Deus
Reino de Deus se não nascer de novo
Os Lusíadas A história de uma viagem....
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE, SERÁ QUE ISTO É POSSÍVEL?
Josias, o Rei Menino..
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS.
Na Roma Antiga era assim:
Dia Internacional do Amor Valentine`s Day.
14: O Credo Apostólico e a certeza de salvação
O casamento de Isaque e Rebeca
Minha alma proclama a grandeza do Senhor! 17 de agosto de 2014.
no deserto, também o Filho do
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
A guerra contra o pecado
a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” “Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” (Gn 9:8, 9)
aula 1 - Niccolò Machiavelli – uma análise do PRÍNCIPE
A segurança do cristão Somos mais que vencedores
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 2.
Em Sua Criação, uma palavra, entre todas as que o Pai pronunciou, foi absolutamente singular. Esta não poderia ser tanto objeto da inteligência como.
Nossa Senhora Auxiliadora.
SINAIS DA ESPERANÇA.
→ elementos paratextuais
A Divina Comédia. Dante Alighieri Nasceu em Florença em 1º de junho de 1265 Nasceu em Florença em 1º de junho de 1265.
HUMANISMO O Humanismo, segunda Escola Literária Medieval, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Como o próprio nome.
No dia 17 de junho de 1603, nasceu, no reino de Nápoles, na aldeia de Copertino, um menino de nome José. Era o filho mais novo da família Desa, cujo.
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
UNIVERSO SOB ENCOMENDA
CULTURA MEDIEVAL.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
O conhecimento na Idade Média
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
Clique 1 Foi um dos principais filósofos gregos da Antiguidade. Nasceu em Atenas, por volta de 427/28 a.C. e desencarnou em 347 a.C. Era de uma família.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Escola de Treinamento para Pais: Educando filhos melhores para o nosso mundo!
 Foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios;  Frequentou a Universidade de Nápoles;  Foi retirado de Paris e trazido a força para.
Transcrição da apresentação:

Dante Alighieri

Nascido em Florença (maio ou junho de 1265), Dante pertenceu a uma família de pequena nobreza, graças ao título de cavaleiro, outorgado a seu trisavô Cacciaguida, pelo imperador Conrado III. A família, de condição modesta, vivia do comércio local, de câmbio e pequenos empréstimos: uma típica família florentina dos séculos XII e XIII. As reviravoltas da Cida política foram a causa do exílio de Bellincione, o avô de Dante.

Aos 5 anos de idade perdeu a mãe Aos 5 anos de idade perdeu a mãe. Tempos depois morre o pai, comerciante que fez maus negócios. Dante, então, torna-se chefe de família, aos 16 ou 17 anos. Recebera instrução que se ministrava aos jovens florentinos de sua condição social: instrução primária – gramática e retórica – na casa de um pedagogo, e, depois, o ensino do "trivium" e do "quadrivium" na escola da igreja episcopal.

Muito cedo, ele se consagra à poesia: o soneto "A ciascun'alma presa" que encabeça a Vita Nuova, parece ter sido escrito em 1283. Nos estudos, dedica-se, de início, aos literários, filosóficos e teológicos (1290-1294). Depois de passar, talvez, pela Universidade de Bolonha (1287), ele freqüenta intelectuais florentinos. Assimila a retórica clássica e medieval, a cultura francesa, a poesia cortês siciliana e toscana.

Os interesses de Dante, no entanto, não se limitam aos estudos Os interesses de Dante, no entanto, não se limitam aos estudos. Em 1295, aos trinta anos, passa a tomar parte na política florentina, à beira da guerra civil. A motivação foram as novas medidas que devolviam os direitos civis aos nobres, com a condição de que se inscrevessem numa corporação. Dante inscreve-se imediatamente na dos médicos e farmacêuticos. Até o ano de 1300, participa ativamente da vida política de Florença, tendo assento em diversos conselhos e é encarregado de missões diplomáticas importantes.

De acordo com os relatos, Dante, que havia ido a Roma para uma audiência com o Papa, não teve oportunidade sequer de retornar antes de sua condenação, em janeiro de 1302. Sentenciado a uma pena pecuniária, a dois anos de prisão e à perda dos direitos civis e, principalmente, a justificar-se perante um tribunal por sua ação política contra os Pretos. Dante não teve a ingenuidade de apresentar-se: era o exílio. Condenado à morte por contumácia, em março de 1302, nunca mais iria rever Florença.

Em 1304, Dante rompe definitivamente com os Brancos exilados, ao dar-se conta de que eles estão animados apenas pelo facciosismo.

Os primeiros anos no exílio, entretanto, são preenchidos com enorme trabalho de criação literária: Canções doutrinais e morais, cartas em latim; O tratado filosófico; O Banquete – uma obra inacabada, composta de três odes; Divina Comédia.

A partir de 1315, fixa-se em Verona por dois anos, na corte de Cangrande della Scala. Ali faz a revisão de "Inferno", divulgado desde fins de 1314, escreve "Purgatório", que começa a circular em 1315 e começa o "Paraíso". Nessa ocasião redige a carta de dedicatória do "Paraíso" a Cangrande e a "Monarchia" (1317). Em 1316, recebe o perdão do exílio e é convidado pelo governo a retornar a Florença, mas as condições impostas são humilhantes, semelhantes àquelas reservadas aos criminosos. Dante rejeita o convite. Em represália à sua negativa, recebe nova condenação, dessa vez extensiva aos filhos.

Em 1321, ao regressar de uma embaixada, desempenhada em Veneza por conta de Guido da Polenta. Dante adoece e é vencido pela malária. Morre em Ravena na noite de 13 para 14 de setembro de 1321. Foi sepultado na Igreja de São Francisco.

Dante e Beatriz Segundo o relato da Vita Nuova, Dante, já órfão de mãe, ainda criança – aos nove anos de idade – conhece Beatriz, da mesma idade, por quem se apaixona. Nessa época, os casamentos são motivados por alianças políticas entre as famílias. Aos doze anos, Dante já está prometido em casamento a uma moça da família Donati.

Data deste período (1293-1295), época em que escreve Vita Nuova, o desvio do reto caminho, de que se declarará culpado – o que fornece o ponto de partida da narração de A Divina Comédia, mas sem nunca especificá-lo. Presume-se que se trate de uma tríplice infidelidade: à recordação de Beatriz, à doutrina do amor sublimado, ao "dolce stil nuovo".

Obras de Dante Alighieri

A Divina Comédia

A DIVINA COMÉDIA foi iniciada em 1308, mas só concluída ao final da vida de Dante. Trata-se de um poema em três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso, que descreve a jornada de Dante para encontrar Deus, acompanhado de Virgilio (simbolizando a razão humana), até o ponto em que Beatriz (a graça divina) deve guiá-lo. Na sua viagem ele pára para conversar com todos os tipos de pessoas, tanto contemporâneas quanto figuras da Antiguidade e da mitologia. Conforme desce através dos nove círculos do Inferno até Satã, é apanhado em armadilha de gelo no centro da terra e sobe a montanha de sete andares até o Purgatório; vai sendo gradualmente purificado de seus pecados, ficando pronto para ser conduzido pela série de esferas celestiais ao Império de Deus. A Divina Comédia é uma cosmografia completa do conhecimento medieval e uma profunda recapitulação da doutrina cristã da queda e da redenção, colocada em versos de sublime e majestosa beleza, especialmente na criação de imagens. Representa o pináculo da poesia italiana.

Inferno “No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.” Dante Alighieri

Purgatório “Não há maior dor do que a de nos recordarmos dos dias felizes quando estamos na miséria.” Dante Alighieri

Paraíso "Quem és tu que queres julgar, com vista que só alcança um palmo, /coisas que estão a mil milhas ?" Dante Alighieri - " Paraíso "