UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA UMA NOVA ERA. UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA UMA NOVA ERA Texto de Carlos Seabra, coordenador científico do Centro de Inclusão Digital.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Advertisements

Capítulo II - Alfabetização e letramento digital -Carla Viana Coscarelli – páginas 25 a 40. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital:
Gestão da aprendizagem: metas, competências e resultados
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Angélica/MS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Diante a Era Tecnológica.
A informática na Educação Indígena
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Área do conhecimento: Biologia
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
POWER POINT.
Profª. ALINE (WEB-TUTORA)
Por que computadores no laboartório didático de Física ?
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Por quê o computador na educação?
O uso da internet nas escolas
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Informática e educação Claudio de Oliveira
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Élton Carneiro Marinho –
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Memória e Aprendizagem
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Componentes do grupo: Hilda Fátima e Tânia
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Perguntas de Modelação
Características da Sociedade de Conhecimento como a competição exigem inovação e portanto uma educação para a autonomia e criatividade. Exigências de.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
Profª. Ivna Herbênia Souza
União Educacional Minas Gerais Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Renata Fad Professoras: Gilca Vilarinho Maio / 2007.
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Divulgando a Pesquisa.
O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Maquete do piso térreo da Biblioteca Central da Unicamp
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
GT Ensino de Arte e Tecnologia COORDENADOR Professor Dr. Leonardo Riodades (UFF) Aluno responsável: Marcelo Ginú NÚMERO DE PARTICIPANTES: 23.
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
O uso das tecnologias na escola
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Transcrição da apresentação:

UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA UMA NOVA ERA

UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA UMA NOVA ERA Texto de Carlos Seabra, coordenador científico do Centro de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro - USP Alunos Fábio Resende(FÍSICA) Guilherme Amorim (FÍSICA) Vagner Salgueiro (BIOLOGIA)

Onde está a vida que perdemos vivendo? O volume de informações dobra a cada 20 anos. Na Física Nuclear são cerca de 57 mil páginas por ano. A escola forma seus alunos como no século XX. Ensina fatos e cobra memorização. Principal papel da escola: ensinar a aprender

UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA UMA NOVA ERA - A Escola e a Interdisciplinaridade; - As Mudanças no mundo e o Papel da Educação; - Tecnologia Educacional e Ambientes de Aprendizagem; - O Computador na Escola e o Pensamento Crítico na Sala de Aula; e - Educação Versus Treinamento.

A ESCOLA E A INTERDISCIPLINARIDADE - Permite compreensão mais profunda - Inteligência como capacidade de formular analogias - Papel importante da escola: -Criar ambientes de apredizagem; -Busca e avaliação de informações. - O advento da micro-eletrônica e da informática

AS MUDANÇAS NO MUNDO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO - Transformações nos meios e nos modos de produção - Estágios de transformação - 1ª onda: descoberta da agricultura - 2ª onda: revolução industrial - 3ª onda: revolução tecnológica e científica - O profissional do futuro terá que aprender - A escola prepara seus alunos para aprender à aprender - O uso da tecnologia educacional

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E AMBIENTES DE APREDIZAGEM - Tecnologia é uma questão de cabeça - O professor é insubstituível - Tecnologia educacional como exemplos práticos - O professor como conselheiro da aprendizagem - Menos informações, mais espaço para grandes idéias - A informática como laboratório

- Computador usado para informática - Os alunos devem desenvolver pensamento crítico - Professor como encorajador de idéias - Respostas pensadas, usando a imaginação - Utilização de jogos para auxiliar na aprendizagem O COMPUTADOR NA ESCOLA E O PENSAMENTO CRÍTICO NA SALA DE AULA

- O papel da escola na formação profissional - O uso de jogos na transposição de conhecimentos - A educação garantia do emprego EDUCAÇÃO VERSUS TREINAMENTO

BIBLIOGRAFIA - “A Sociedade informática”, de Adan Schaff (Unesp e Brasiliense) - “Powerhift – As Mudanças do Poder”, de Alvin Toffler (Record) - “Educação Para o Futuro”, Edmée Nunes Salgado et al (Senac) - “Na Vida Dez, Na Escola Zero”, David Carraher et al (Paz e Terra) - “Critical Thinking in Classroom”, de David Dockterman (Tom Snyder Productions)