A arte literária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA LITERATURA
Advertisements

Pois Tu és o autor da mais bela poesia Nem os verdes campos, e os altos montes expressam o Teu grande amor, Jesus.
O romantismo I – Contexto Histórico.
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Dois modos de ler a Bíblia.
ESTÉTICA 1.
Ler Poesia Escola Secundária C/3º Ciclo Pedro Nunes
Formadora: Andréia Sol
A Concepção Objetiva da Arte
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
o amor nos tempos modernos
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
E E coronel Calháu Capítulo 05: Literatura é expressão de uma época 1º ano 02 Profª Adriana T H Ramos.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
O que é Literatura? É a arte que busca expressar o belo e o humano através das palavras.
Arte e representação.
LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
O NEGRO NA LITERATURA : Por uma interpretação da construção adjetiva e da representação imagética de personagens negros Myrna A. Valente.
Colégio Adventista de Ji-Paraná
Comunicação e Expressão Profª Vania.
ESTÉTICA Arte e realidade
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
DISSERTAÇÃO.
Professora: Aíla Rodrigues
Professsora: Aíla Rodrigues
Arte e representação.
A Plurissignificação da Linguagem Literária
Em busca de uma compreensão
Introdução ao estudo da Literatura
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
O fazer literário Prosa e poesia.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Hermenêutica Jurídica
Formação do leitor literário.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
QUANDO TERMINAR A MINHA VIDA TERREAL, EU TEREI DE CRISTO A LINDA VIDA PERENAL; SIM, IREI GOZAR NO CÉU O AMOR DOS SEUS FIÉIS, NUMA LUZ INFINDA, SOB OS ETERNAIS.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
ESTÉTICA 1.
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
Medite neste Salmo Envie-o aos teus amigos E ore para que o Espírito Santo fale a eles também Medite neste Salmo Envie-o aos teus amigos E ore para que.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Encontro de dois autores que se inscrevem no texto.
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Estética: Introdução Conceitual
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Click para mudar de slide
O universo do cinema mudo no teatro
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
O que é Arte?.
Estética.
CULTURA.
Funções da Linguagem.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Arte, literatura e seus agentes Prof. Marcel Matias.
TRAÇOS DE LITERARIEDADE. Conotação Exploração da pontencialidade das palavras Palavras polivatentes Aberto a varias interpretações.
Transcrição da apresentação:

A arte literária

A arte literária A literatura como expressão artística, busca a expressão do belo, com a finalidade de provocar prazer estético e gozo intelectual. Seu elemento essencial é a palavra. Literatura deriva da palavra grega littera, cujo significado é letra, palavra escrita. Ao fazer literatura, o escritor a faz por meio do uso criativo das palavras.

A arte literária O escritor realiza inúmeras combinações, com as palavras, utilizando elementos sonoros, imagéticos, sintáticos e formais, provocando efeitos variados, inclusive de jogo, ludismo, brincadeira. Procura-se, por meio da literatura, uma nova forma de expressar a realidade que nos cerca. Essa realidade criada pelo autor se apresenta por meio de regras próprias.

A arte literária Conotação: exploração das potencialidades da palavra: palavra polivalente, aberta a várias interpretações. Novidade: desvio do emprego norma, usual da palavra, causando estranhamento. Isso solicita atenção e sensibilidade do leitor para compreender não somente as palavras, mas também os recursos utilizados.

A arte literária Estruturação: modo peculiar de organização, combinação de aspectos linguísticos, imagéticos, sonoros, sintáticos, formais dentro do texto. Ludismo: capacidade de brincar com a linguagem e a estrutura do texto, provocando múltiplos arranjos, simetria, jogo de ideas, de sentidos e de sons.

A arte literária Ficcionalidade: literatura é ficção, uma criação baseada na imaginação do autor. De acordo com sua visão de mundo, cria uma suprarrealidade, um universo particular, imaginário, regido por leis internas, próprias do texto criado.

A arte literária Verossimilhança: a suprarrealidade criada pelo autor precisa parecer verdadeira. É a possibilidade de poder ser ou poder acontecer. Verossimilhança interna (a mais importante): coerência interna, entre o que o texto diz e suas estruturas (causalidade, personagens, etc.); pode tornar-se incoerente, sem sentido. Verossimilhança externa: regras do bom senso; se faltar verossimilhança externa, caímos no domínio do fantástico, do estranho, do maravilhoso. Ex.: acontecimentos que não são explicados por leis de nosso mundo familiar.

A arte literária Predomínio da função poética da linguagem. Subjetividade: A obra de arte é aberta, podendo gerar pois diversas interpretações. Plurifuncionalidade: a linguagem literária mescla diversas funções: estética, lúdica, cognitiva, catártica, pragmática (ideológica).

Quando os teus olhos me olharam, Senti-me no paraíso, Sob a luz do teu sorriso, Ai! quantos anjos cantaram! Aqueles que muito amaram, Viveram no paraíso… Eu vivi no teu sorriso Quando os teus olhos me olharam. Tu não sabes por que a lua É triste e nunca sorri… Mas que ingenuidade a tua! Os poetas moram ali. Perguntas-me se teus olhos São do céu ou são do mar, São do mar, poIs têm escolhos Onde eu me fui naufragar. Mas tuas pupilas (vê-las É mais do que ver o luar) São o céu, pois tem estrelas Que não cessam de brilhar.

Estrellas Singelas, Luzeiros Fagueiros, Esplendidos orbes, que o mundo aclarais! Desertos e mares, - florestas vivazes! Montanhas audazes que o céo topetais! Abysmos Profundos! Cavernas Eternas! Extensos, Immensos Espaços Azues! Altares e trhonos Humildes e sabios, soberbos e grandes! Dobrai-vos ao vulto sublime da cruz! Só ella nos mostra da gloria o caminho, Só ella nos falla das leis de - Jesus!

Alguns poemas

A arte literária A obra literária pode estar mais distante ou próxima da realidade de acordo com o escritor. Esse grau de distância caracteriza o verossímil ou o inverossímil. Dentro da obra literária há a criação de um ambiente com base lógica, mesmo que essa lógica não coincida com aquela da vida real.

A arte literária O autor pode optar por fugir dos padrões da lógica da realidade externa e produzir uma obra inverossímil. O leitor sabe que o que está lendo não se parece com o real e aceita a suprarrealidade, por ver coerência interna. A literatura fantástica, cujo marco no Brasil é a década de 1940, está diretamente ligada a inverossimilhança.

A arte literária A literatura é universal, está ao alcance de todos que estão abertos para uma leitura mais sensível do mundo, uma vez que os textos literários apresentam um mundo peculiar, próprio. Além do gozo intelectual e do prazer estético, aprende-se, com a literatura, muito sobre a humanidade.

A arte literária Conhece-se o passado, o presente e as projeções para o futuro. Como manifestação cultural, a literatura reflete sobre os valores, os costumes, as regras, a moral e a ética de uma época, pois se prende, de alguma forma, ao período em que foi produzida.

A arte literária Os escritores são indivíduos inseridos em sua comunidade. Por isso, por meio de seus sonhos, desejos, decepções, podem favorecer a formação ideológica dos seus leitores. A função da linguagem predominante no texto é a poética, que atribui sentidos subjetivos às palavras para se alcançarem efeitos especiais de expressão e atingir a sensibilidade de quem lê.

A arte literária A literatura se vale também outras funções da linguagem, expressando a dimensão estética, a lúdica, a cognitiva, a catártica, a doutrinária, etc.