TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TIPOS DE TEXTOS DESCRIÇÃO NARRAÇÃO DISSERTAÇÃO
Advertisements

O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
O CONTO.
Categorias da Narrativa
CONTO analisando a estrutura
O diálogo em textos narrativos
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Características da Narrativa
Sujeito Tipos de Sujeito
Prof. Júnior Oliveira.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Um espaço, uma “estória”
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
Professora Francisca Barros
Crônica Um gênero do cotidiano.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Universidade Católica Dom Bosco
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Texto Narrativo.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
Elementos da narrativa
Verbo Língua Portuguesa.
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
NARRATIVAS DE AVENTURAS
REDAÇÃO 2015 Profª. Maria Albertina e Profª Lorena
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Texto Narrativo.
A narração.
A Narrativa e seus Elementos Básicos
Contos e Fábulas Dentre os gêneros textuais mais indicados para o trabalho com as crianças estão: o conto e a fábula. Para o imaginário infantil é extremamente.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
A NARRAÇÃO.
GÊNERO NARRATIVO Conto.
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Categorias da Narrativa Sistematização
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
NARRAÇÃO Disciplina: Redação.
História completa e fechada como um ovo.
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Elementos da Narrativa
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
O que é narração? É o texto que relata fatos ou acontecimentos reais ou fictícios, de forma linear ou não-linear,com a participação de personagens cuja.
O CONTO O conto é uma narrativa ficcional.
Como elaborar uma boa redação?
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 1
Elementos indispensáveis da Narrativa Jurídica
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Comunicação e Redação Empresarial
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
REDAÇÃO CONTO.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
REDAÇÃO  NARRAÇÃO.
O Discurso Directo Repara na seguinte fala do Rei: “Rei: Os sonhos são recados dos deuses.” Chama-se __________________ à reprodução exacta das palavras.
A NARRAÇÃO 1º ANO – ENSINO MÉDIO TURMA 1º M03 Professora: Patrícia Portela.
Transcrição da apresentação:

TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas também, algumas vezes, cobrados em vestibular. Uma narrativa, nada mais é do que um mini livro. Os princípios são os mesmos, a diferença é que, para uma prova de vestibular, por exemplo, há limitação de linhas.

Narração e Narratividade Em nosso cotidiano encontramos textos narrativos; contamos e/ou ouvimos histórias o tempo todo. Mas os textos que não pertencem ao campo da ficção não são considerados narração, pois essas não têm como objetivo envolver o leitor pela trama, pelo conflito. Podemos dizer que nesses relatos há narratividade, que quer dizer, o modo de ser da narração.

OS ELEMENTOS DA NARRATIVA SÃO: Foco narrativo (1ª e 3ª pessoa - narrador); Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante); Tempo (cronológico e psicológico); Espaço; Enredo.

FOCO NARRATIVO É quem conta o fato: o narrador. Pode ser em primeira pessoa, o qual por participar da história é chamado narrador-personagem, ou em terceira pessoa, o qual não participa dos fatos, e é denominado narrador-observador. PERSONAGENS São os aqueles que participam do acontecimento e que estão sendo citados pelo narrador. Há sempre um núcleo principal da narrativa que gira em torno de um ou dois personagens, chamados de personagens centrais ou principais (protagonistas).

Ainda sobre o foco narrativo NARRAÇÃO 1ª PESSOA Ocorre quando o fato é contado por um participante, isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que o conta A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa . Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante. NARRAÇÃO NA 3ª PESSOA O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer. Entretanto o contador do caso não participa da ação. Os verbos ficam na 3ª pessoa. O narrador sabe de tudo o que acontece e, por isso, recebe o nome de narrador onisciente.

TEMPO O intervalo de tempo em que o(s) fato(s) ocorre(m). Pode ser um tempo cronológico, ou seja, um tempo especificado durante o texto, ou um tempo psicológico, onde você sabe que existe um intervalo em que as ações ocorreram, mas não se consegue distingui-lo. ESPAÇO O espaço é imprescindível, e deve ser esclarecido logo no início da narrativa, pois assim o leitor poderá localizar a ação e imaginá-la com maior facilidade.

enredo Passos Importantes

O relato de um episódio implica interferência dos seguintes elementos: fato - o quê? personagem - quem? ambiente - onde? momento - quando? Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, percebe-se: narração também envolve descrição.

DIÁLOGOS DIRETOS INDIRETOS São aqueles em que o próprio personagem “fala”. Neste caso, usamos o travessão “—” antes do texto. Ex: — Estou muito chateado com você, Maria — falou José. Nos indiretos, fica por conta do narrador descrever as falas. Ex: José falou para Maria que estava muito chateado com ela.

o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura: Esquematizando temos:  - Apresentação ou introdução;  - Complicação ou desenvolvimento;  - Clímax (ponto alto da história);  - Desfecho. 

Para que no seu texto estejam presentes esses elementos, é necessário que na organização do texto você faça alguns questionamentos: O quê aconteceu (enredo), quando aconteceu? (tempo), onde aconteceu? (espaço), com quem aconteceu? (personagens), como aconteceu? (trama, clímax, desenlace). Para uma redação escolar o melhor é que se distribuam as informações dessa forma:

Introdução: Com quem aconteceu? Quando aconteceu? Onde aconteceu? Desenvolvimento: O que aconteceu? Como aconteceu? Por que aconteceu? Conclusão: Qual a consequência desse acontecimento? Se essas dicas forem seguidas com certeza a narração estará completa e não faltará nenhuma informação para que se possa entender os fatos.

DICAS Pergunte a você mesmo, na preparação do texto, os elementos acima. Dessa forma, suas respostas servirão de base para a estrutura do texto. Em toda narrativa é imperativo que existam sempre o fato e a personagem, sem os quais não há narrativa. Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve a trama, desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos obrigatoriamente que fazer descrições para caracterizar cenários e personagens. Use a criatividade. Verbos para dar ação ao texto. Frases curtas para dar suspense. Evite o “lugar comum”, ou seja, temas muito batidos, com desfechos previsíveis. Seja original.

Leia o texto de stanislaw ponte preta: a velha contrabandista E encontre os Elementos da Narrativa