HÁBITOS DE ESTUDO de 6º ao 9º ANOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
1º encontro de formação – 23/03/2010
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria de ser realizado até ao dia 30 de.
Profª. Daniela Benaion Barroso
Técnicas de Estudo ProFº. Caruso.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
Ensino Fundamental 3º ao 5º ANO
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Conveniada curso Positivo
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
COC FRANCA
Semana de Prova Coordenação Pedagógica Serviços de Psicologia
Ajude – me!!.
SEJAM BEM-VINDOS! REUNIÃO DOS 3º ANOS
ENSINO FUNDAMENTAL II.
ENSINO MÉDIO.
OBJETIVOS DAS SELEÇÕES Promover o esporte e a sua prática; Oportunizar experiências diversas como meio de introduzir na sociedade um cidadão crítico,
Ensino Fundamental 1º e 2º ANO
FISICA. FISICA MATERIAL LÁPIS LAPISEIRA CANETA.
I Encontro de Professores de Informática Educativa
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Reunião de Pais 2012.
TORNE-SE UM ALUNO BRILHANTE
CADERNETA ORIENTAÇÕES GERAIS 2013.
Técnicas dos alunos de sucesso
Gerenciamento de Sala de Aula:
CEAOK METODOS DE ESTUDO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Componente Curricular
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
OBJETIVOS Objetivo Geral
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
TURNO INTEGRAL.
Escola Básica 2º ciclo Padre Franklin 6º ANO 2013/2014 Provas Finais Ciclo 13 de maio 2014.
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Sugestão de Atividade:
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
FISICA. FISICA MATERIAL LÁPIS LAPISEIRA CANETA.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2011
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
REUNIÃO INFORMATIVA Fundamental II.
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
Equipe responsável pela produção
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens 1º e 2º A.E.F
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Transcrição da apresentação:

HÁBITOS DE ESTUDO de 6º ao 9º ANOS 2012

ESTUDAR

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer”. Albert Einstein

ESTUDAR PARA QUÊ? Diz o pequeno dicionário de Aurélio Buarque de Holanda: - Estudar é "aplicar a inteligência para aprender (...) é aplicar o espírito, a memória e a inteligência para adquirir conhecimento". 

b. Estudar não é um fim. c. Estudar é um meio pelo qual aprendemos, ou seja, compreendemos as relações dos elementos que existem à nossa volta, para podermos dominá-los. Desde que o homem surgiu no planeta terra vem lutando para compreender e dominar a natureza.  d. Basicamente, tudo o que se aprende gira em torno da relação dos homens com a natureza e dos homens entre si. e. Aprender é compreender, memorizar e transpor o conhecimento para outras situações. Mas principalmente compreender. Quem não compreende, não sabe. 

ESTUDE PARA SER E VIVER MELHOR Essa é a finalidade do estudo: viver de bem consigo mesmo, com os outros, respeitando e melhorando o nosso habitat. Desenvolva seu espírito crítico, descubra o que está por trás de cada acontecimento, de cada notícia. O conhecimento lhe dará condições de comparar e analisar fatos para construir um mundo melhor.

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? DO PROFESSOR? DOS PAIS? DO ALUNO?

Como organizar o espaço? Você sabe estudar? Como organizar o tempo? Como organizar o espaço? Necessidades mínimas: Tirar apontamentos Sublinhar Esquematizar Resumir Saber procurar Saber utilizar o conhecimento Saber produzir novos conhecimentos

DICAS DE ESTUDO Ser inteligente é saber usar sua inteligência para criar novas estratégias para seu aprendizado Condições físicas – boa saúde (sono, alimentação e higiene)

AMBIENTE PARA ESTUDO Local: claro, tranquilo. Que não haja interrupção (pessoas, telefone, TV e computador)

DICAS PARA O SUCESSO Participar da aula com atenção. Tirar as dúvidas e ter atenção às perguntas dos colegas e na resposta do professor Fazer anotações em classe

DICAS PARA O SUCESSO Copiar o esquema dado pelo professor Fazer os exercícios em classe solicitando a ajuda do professor Corrigir os exercícios de casa e de classe. Manter em dia sua agenda de deveres , trabalhos, pesquisas, etc.

DICAS PARA O SUCESSO Preparar o material antes de iniciar o estudo Não se deixe influenciar por opiniões alheias Não estudar somente na véspera da prova Leia, sublinhe, faça esquemas e resumos

DICAS PARA O SUCESSO Anotar as dúvidas para esclarecer na aula seguinte. Refazer os exemplos da apostila ou do caderno Horário para estudo ( rotina)

ROTINA - MATUTINO 7h30 – 12h – Escola 12h – 16h – almoço, descanso, etc 16h – 17h30 – espaço para estudar, fazer tarefas, trabalhos. Das 18h em diante – tempo livre para você tomar banho, jantar. 22h – JÁ PARA A CAMA.............................

ROTINA - VESPERTINO Das 9h às 10h30 - espaço para estudar, fazer tarefas, trabalhos. 11h – 12h30 - almoço, descanso, etc 13h – 17h30 - escola Das 18h em diante – tempo livre para você tomar banho, jantar. 22h – JÁ PARA A CAMA.............................

COMO SE ORGANIZAR PARA ESTUDAR: MATUTINO HOJE É 2ª FEIRA – 16h AMANHÃ É DIA DE PROVA - MATEMÁTICA QUE AULAS TIVEMOS HOJE? Português – QUAL É A TAREFA? Matemática – REVER OS ESTUDOS PARA A PROVA História - QUAL É A TAREFA? Educação física Ciências – QUAL É A TAREFA?

COMO SE ORGANIZAR PARA ESTUDAR: VESPERTINO HOJE É 2ª FEIRA – 9 h AMANHÃ É DIA DE PROVA - MATEMÁTICA QUE AULAS TIVEMOS 6ª FEIRA? Português – QUAL É A TAREFA? Matemática – ESTUDAR PARA A PROVA História - QUAL É A TAREFA? Educação física Ciências – QUAL É A TAREFA?

MATUTINO Para a prova de terça deve-se estudar na 6ª à tarde e rever na 2ª à tarde. Para a prova de 6ª feira, deve-se estudar na 4ª à tarde e rever na 5ª à tarde

VESPERTINO Para a prova de terça deve-se estudar na 2ª pela manhã e rever na 3ª pela manhã. Para a prova de 6ª feira, deve-se estudar na 5ª pela manhã e rever na 6ª pela manhã.

Observem a agenda, pois as datas constam no calendário; ORIENTAÇÕES PARA O INÍCIO DAS PROVAS Observem a agenda, pois as datas constam no calendário; 1º TRIMESTRE 02/03 PORT 10/04 06/03 MAT 13/04 09/03 CIÊ 17/04 13/03 HIST 20/04 16/03 GEO 24/04 20/03 INGLÊS 27/04 2ª CHAM. 23/03 ESPANHOL INGLÊS, ESPANHOL ARTES e DES. GEO farão avaliações diferenciadas 27/03 ARTES 30/03 DES. GEO 02/04(2ªf)

As provas são realizadas sempre na primeira aula (período matutino e vespertino); Vale lembrar que não devem chegar atrasados a fim de aproveitar os 50 minutos para a realização da prova; Evitem faltar nestes dias

Observar o conteúdo registrado na agenda passado pelos professores; Observar o conteúdo registrado na agenda passado pelos professores; . Pontualidade – horário da prova – duração 50 minutos. Obs: aluno atrasado perderá o tempo integral da prova. As provas são elaboradas para o tempo proposto;

Material para fazer a prova Material para fazer a prova. Lápis, borracha, caneta, régua e outros específicos para cada disciplina (Desenho Geométrico, Artes, Informática, Inglês, Geografia). Organização e capricho na prova;

Nome completo, nº, série; enfim, cabeçalho completo; Não rasurar os testes, pois serão anulados; Alunos pegos com cola terão zero na prova e não farão 2ª chamada. Língua Portuguesa – uso de dicionário conforme orientação dos professores;.

Matemática – os cálculos deverão constar na prova e devem ser feitos a lápis, os resultados a caneta; Não deixar bilhetes nas provas, escrever somente o necessário referente às questões; É proibido uso de corretivos. Como proceder quando o aluno errar:

Deve-se colocar entre parênteses a resposta errada e escrever a resposta certa; A prova deve ser feita com caneta azul ou preta; Leia atentamente cada questão; Não converse, não fale durante a prova; Em caso de dúvida, levante a mão que o professor atenderá; Não será permitido emprestar material durante a prova

TAREFA DE CASA

O QUE É? Martírio(sofrimento) ? Ou Necessidade?

NECESSIDADE um valioso recurso no processo de aprendizagem Tem objetivo próprio. Não é dada para preencher o seu tempo livre a tarefa escolar ajuda a aprofundar ou fixar o que foi ensinado em sala de aula.

Deve auxiliar na gradativa independência intelectual do estudante a tarefa favorece o desenvolvimento da disciplina que o trabalho intelectual exige. Deve auxiliar na gradativa independência intelectual do estudante

PARA QUE SERVE? "A tarefa tem o objetivo de fazer o aluno rever e refazer o trabalho intelectual visto em sala, além de ser uma oportunidade de levantar as dúvidas"

PARA QUE SERVE? Autonomia:independência Verificar a autonomia do aluno, isto é, se o aluno consegue fazer sem auxílio do professor. Autonomia:independência

PARA QUE SERVE? "No período que o aluno executa a tarefa, ele tem a oportunidade de fixar o que aprendeu em aula, além de formar o hábito de estudo".

Próximos passos 1 - Dúvidas? Procurem o Setor de Psicologia ou a Coordenação Pedagógica. 2 – Estabeleçam pequenas metas que conseguirão cumprir 3 –

DESEJAMOS QUE TODOS ALCANCEM SUAS METAS E OBJETIVOS E, ASSIM, TEREMOS UM ÓTIMO ANO LETIVO