Vocabulário da televisão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Sem Fio e Comunicação Móvel
Advertisements

Objectivos: Pretendemos mostrar ao nosso liceu como funciona a televisão “por trás das câmaras”. Descobrir todos os procedimentos de um telejornal, antes,
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Fecilcam - 24/setembro/ Modelagem Dinâmica Exercício 01: A Figura abaixo é um diagrama de estados simplificado e parcialmente completo para o controle.
Correio eletrônico ( ) pode designar três coisas distintas: a própria mensagem (mandar um ); o serviço de entrega de mensagens (mandar.
Curso de Correspondência Oficial
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Descrição Técnica de Objeto e Processo
Oficina de Pesquisa na Rede
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
VÍDEOS NA WEB.
BROADCAST PODCAST Luís Belo Lopes Odair Lisboa
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
Televisão: a tecnologia por detrás do écran
Professora: Rosana Santos
Cultura, Língua e Comunicação Núcleo Gerador: TIC
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
Meios Físicos de Transmissão
A ENTREVISTA.
Fundamentos de Telecomunicações
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Escola Prática de Formação e Tecnologia
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
Edição multimédia aula 7
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
Eduardo Gomes Hardware e Software Hardware Software.
MuralJornalRádioWeb Só não esqueça: Comunicar é relação Comunicar é relação.
TRABALHO DE TIC Jordan Dias 7ºB.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Criação & PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.
Preparar um RESUMO de uma notícia IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Um pouco de história… Maxwell (1831–1879) previa a existência de ondas electromagnéticas, idênticas às ondas luminosas. A sua teoria foi muito contestada.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Rádio A Rádio é um meio de comunicação que utiliza ondas electromagnéticas como meio de propagação.
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Formanda – Liliana Ribeiro Formador – António Macedo
Segurança e Higiene no Trabalho
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
Reportagem especial GANZ, Pierre - A Reportagem em Rádio e Televisão. 1ª ed., Lisboa, Editorial Inquérito, s.d. JESPERS, Jean-Jacques - Jornalismo Televisivo.
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE COMPUTADORES
Telejornalismo O telejornal é produto de uma equipe de dezenas de profissionais que atuam sob a regência do Editor Chefe Profissionais da produção de um.
Dicas para entrevistas
FORMAS DA NOTÍCIA NA TELEVISÃO
TELEVISÃO – FORMAS DE TRANSMISSÃO. O que é televisão???  É um termo muito amplo... Se aplica a uma gama imensa de possibilidades de produção, distribuição.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
GÊNEROS DA TELEVISÃO BRASILEIRA
Fundamentos de Redes de Computadores
1820 – Oersted verifica experimentalmente que uma corrente eléctrica cria um campo magnético. Até então, a electricidade e o electromagnetismo eram realidades.
Origem da palavra Informática
Comunicação e Educação Profa. Dulce Márcia Cruz
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Transcrição da apresentação:

Vocabulário da televisão Television's vocabulary

A televisão (Television) A televisão é um meio de comunicação audiovisual que utiliza a transmissão eléctrica de imagens visuais e sonoras por condutores e estas em ondas electromagnéticas para a sua irradiação através do espaço. Os primórdios da televisão remontam a 1883, logo a seguir à descoberta do telefone.

A câmara electrónica capta as imagens e converte os sinais luminosos em sinais eléctricos, num tratamento do tipo de circuito fechado. A televisão é frequentemente considerada como um produto das últimas duas ou três décadas, mas existem indícios de que em 1890 já eram conhecidos aparelhos para transmissão de imagens a longa distância.

(Television in Portugal) Televisão em Portugal (Television in Portugal) A emissão de televisão em Portugal iniciou-se em Setembro de 1956 com as primeiras emissões experimentais, prosseguindo dois meses depois já a partir dos estúdios do Lumiar, a cargo da RTP (Rádio Televisão Portuguesa).

Vocabulário (Vocabulary) Abertura – Texto de poucas linhas dito pelo apresentador para introduzir uma reportagem. Este deve indicar a actualidade do assunto, o ângulo escolhido, o nome do primeiro interlocutor, se se iniciar por uma entrevista, e o nome do repórter. Ângulo – Ponto de vista escolhido por um jornalista para tratar um tema. É abordado um único aspecto de fundo e dado um panorama global do assunto. Background – Conjunto de informações cujo conhecimento é necessário para compreender um acontecimento.

Coordenador de edição – Jornalista encarregado, sob a autoridade do chefe de redacção, de levar a cabo e de coordenar o trabalho dos técnicos e dos jornalistas durante a preparação de uma emissão, e depois assegurar-se do seu correcto desenvolvimento durante a transmissão. Dead-line (Prazo Final) – Hora limite de entrega de um elemento destinado a uma emissão de informação. Cabina de som – Pequeno compartimento insonorizado, equipado com um microfone e um monitor, no qual o jornalista lê um comentário sobre a imagem. Fazer uma cabina – Escrever e gravar um comentário sobre a imagem em directo durante o jornal televisionado. Camcorder – Câmara portátil de vídeo com gravador integrado. Contracampo – Plano filmado no sentido contrário ao de um outro plano.

Decibel – Unidade de potência sonoro (dB). “Dica” – Informação importante não fornecida por um jornalista ou uma redacção. Direito de insistência (reformulação) – Possibilidade que todos os jornalistas têm de colocar uma questão após uma resposta que julga insatisfatória. Dossier – Reportagem de informação que precede um acontecimento. ENG – Sigla de “Electronic News Gathering”. Traduz-se em português por JET “Jornalismo Electrónico de Televisão”, e refere-se a qualquer reportagem em vídeo ligeiro nas estações de televisão. A sigla JET pode substituir o termo reportagem. Enquadramento – Espaço cujos pontos são captados pela câmara. Feedback – Informações sobre o modo como foi recebida uma emissão.

Flash (ou Flash noticioso) – Notícia breve transmitida com prioridade Flash (ou Flash noticioso) – Notícia breve transmitida com prioridade. Edição curta, que faz o ponto da actualidade em horário fixo, ou anunciando em qualquer momento um acontecimento importante. Furo (ou Cacha) – Informação exclusiva e importante que a televisão é a primeira a tornar pública. Insert (TV) – Qualquer imagem introduzida após a montagem final. Jornalista Repórter de Imagens – Jornalista especializado na filmagem. Deve possuir as capacidades técnicas necessárias para manipular o equipamento e as qualidades de iniciativa e de avaliação do jornalista. Lead – Primeiro parágrafo de um despacho de agência, resumindo num mínimo de palavras a informação principal. Legenda – Texto que aparece sob a imagem, composto através de um teclado de computador.

Locução – Texto falado que acompanha imagens. Locução no final – Peça dita por um jornalista perante a a câmara. Locução off – Comentário sobre a imagem lido por um jornalista presente no plateau do jornal televisionado. Mesa de montagem – Cadeia de aparelhos para a montagem vídeo: dispositivos de leitura, de gravação e monitores. Off the record – Informação fornecida confidencialmente. Se for tornada pública, o informador não deve ser identificável. Peça- Texto dito por um jornalista, perante a câmara, descrevendo ou explicando um acontecimento. Plano – Registo de imagem efectuado sem interrupção. Após a montagem, designa as imagens seleccionadas entre dois cortes. Plano de fundo – Plano situado para lá da cena principal, mais distanciado da vista do espectador. Plateau – Estúdio onde é gravado o telejornal. Pool – Agrupamento ocasional de jornalistas que pertencem a órgãos de comunicação diferentes, no qual alguns recolhem a informação para todos.

Pré-montagem – Plano de uma reportagem no qual são indicadas as sequências e os planos a registar pela ordem da sua difusão. Relançamento – Intervenção do apresentador no decurso de um «papel» ou de um plateau que permite a progressão do tema. Retorno – Envio para o local de reportagem por uma estação de televisão do som ou da imagem difundido pela antena. Rodapé – Últimas palavras de uma notícia ou reportagem dando o toque final de forma concisa e efectiva. Sinopse – Descritivo em algumas linhas de uma reportagem, indicando o ângulo escolhido, os interlocutores entrevistados, os locais de rodagem, os meios técnicos necessários e a duração prevista. Sonora – Reportagem televisiva limitada a uma entrevista. Spot – Pequeno projector portátil que permite uma iluminação focalizada; fixa-se sobre a câmara. Superlead – Primeiras palavras de uma reportagem ou de uma entrevista que tocam o aspecto mais vivo do assunto e captam a atenção do público.

Time code – Codificação arbitrária das imagens em função do tempo. VCR – Sigla de “Video Cassette Recorder”, expressão em inglês para videogravador, VHF – Sigla de “Very High Frequency”, banda de altas frequências sobre a qual são transmitidos, por exemplo, a RTP 1 e as rádios em frequência modulada (FM). Videoteca – Serviço especializado no arquivo e conservação das imagens vídeo. Visionamento – Verificação e anotação das imagens registadas antes de qualquer montagem.

Trabalho elaborado por: O mundo da televisão exige muito trabalho por parte de todos que o compõem. Por detrás de tudo o que vemos todos os dias existem imensas pessoas empenhadas em fazer o seu melhor trabalho para que tudo esteja perfeito e para agradar ao telespectador. Espero que depois desta apresentação compreenda um pouco mais do mundo da televisão e das expressões usadas diariamente, às quais não temos acesso. Trabalho elaborado por: Joana Ramos n.º9 11.ºB