Formação Comentadores/Leitores

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Transcrição da apresentação:

Formação Comentadores/Leitores Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e de São Sebastião Eliane Araújo 11/2012

Como melhorar a nossa comunicação ao anunciar/proclamar a Palavra de Deus? Objetivo: conhecer o processo de comunicação e seus principais componentes, visando a melhoria da comunicação no papel de comentadores e leitores durante as missas.

Cuidados com a Sagrada Escritura Ler e reler as leituras Leituras devem ser proclamadas com clareza e conhecimento Grifar e procurar o significado de palavras não conhecidas ou não compreendidas Treinar com antecedência palavras mais difíceis de serem pronunciadas. Ex: Nabucodonosor Conhecer o significado das palavras que são expressas em uma outra língua. Ex: Elói, Elói, Lamma sabactani? (Mc 15,34) Caso necessite, realizar algum exercício de relaxamento para controlar a tensão e o nervosismo.

O Processo de Comunicação

Componentes da Comunicação Verbais Não verbais Paralinguísticos

Componentes não verbais são inevitáveis têm um impacto maior sinais visuais são mais confiáveis que os sinais auditivos as pessoas não conseguem controlar esses componentes, tal como controlam a fala pode-se verbalmente falar uma coisa e não verbalmente, expressar outra.

Componentes não verbais Olhar/contato visual Expressão facial Postura corporal Gestos Distância/contato físico Aparência pessoal

Componentes paralinguísticos Volume de voz (alto/baixo) Fluência (falar pouco/falar em excesso) Tom (monótono/variado) Ritmo (velocidade da fala) : lento (menos de 130 palavras por minuto; rápido (mais de 150 palavras por minuto)

Componentes paralinguísticos Pronúncia (clara/confusa) Articulação (pronúncia nítida das consoantes e das vogais) Dicção (pronúncia de cada sílaba com clareza e precisão). Impostação (colocar a voz sem fazer esforço)

Componentes paralinguísticos Entonação: é a modulação da voz que “sobe” ou “desce” Ex: Oh!  é uma palavra neutra e pode transmitir alegria/admiração, surpresa ou decepção, conforme a entonação dada Oh! Você veio! - Ela é linda. Ah! Oh! Você veio? - Usa Ponds. Ah! - Está noiva. Ah!

Componentes paralinguísticos Acentuação: - dá ênfase e destaque - muda o sentido da palavra Ex: sábia – sabia – sabiá - mostra a interpretação do leitor - Ele é inteligente!

Acentuação: Acento agudo ( ´ ) – dá ênfase na sílaba em que estiver, além de abrir o som de algumas vogais. Ex: anátema, Pitágoras. Acento circunflexo (^) – fecha o som das vogais. Ex: capô e não capo. Crase (`) – não dobrar o som ao pronunciar a palavra. Til (~) – une o som das vogais. Ex: tampão e não tampao.

Pontuação: - Ponto final (.) - assinala a pausa máxima da voz. Deve ser feita sem ser abrupta, mas dando sentido de finalização à oração ou frase - Vírgula (,) - refere-se a uma pausa de curta duração. Separa os elementos de uma oração ou orações de um só período. Leva o leitor a refletir sobre o significado da pausa. Pode ser explicativa (vírgula para apostos): “Eu te dou graças, Senhor Rei, e louvo-te, Deus meu Salvador”.

Pontuação: Ponto e vírgula (;) - intermediário entre o ponto e a vírgula. É uma pausa que, para quem lê, depende da melodia que o texto representa. Interrogação (?) – mostra que a frase ou oração é uma pergunta. Permite impostação ao questionamento. Exclamação (!) – a impostação da voz está carregada de admiração ou espanto.

Pontuação: Reticiência (...) – modula a voz, de modo que não se dê um final definitivo à frase e/ou oração, permitindo ao ouvinte uma continuidade de compreensão . Sugere dúvida, hesitação ou surpresa. Dois pontos (:) – indica uma continuidade explicativa ou esclarecedora do enunciado anterior. Pode introduzir palavras, expressões, citações, etc...

Pontuação: Entre aspas (“” “”) – destaca uma citação de alguém, ou palavras estrangeiras ou mudança de interlocutor. Deve ser destacado com clareza, mudando a impostação e modulação da voz. Travessão ( _) – indica a mudança de interlocutor nos diálogos. Exige breve mudança modular na voz. Parênteses ( ) – separa palavras ou frases indicativas dentro de um período e autoria.

Componentes não verbais Pausa: É o silêncio para dar sentido ou para respirar, garantindo o fôlego É longa no final da frase e breve na vírgula. Durante a pausa, o leitor deve elevar a cabeça e olhar para a assembléia (técnica da “triangulação”)

Quanto ao asseio e a imagem corporal: corpo e roupas Corpo: Tomar banho. Escovar os dentes. Cabelos bem penteados. Unhas bem feitas e limpas Evitar: Perfumes, loções pós-barba de odor muito forte, maquiagem excessiva ou cores de esmalte escuras.

Quanto ao asseio e a imagem corporal: corpo e roupas Roupas: limpas e bem passadas. Sapatos e cintos limpos. Os paramentos devem ser iguais, limpos e bem passados. Evitar: saias com aberturas extensas, bermudas, chinelos “havaianas”, jóias em excesso ou qualquer outro adereço que prejudique a simplicidade da imagem.

Quanto ao tempo Chegar ao menos com 20 minutos de antecedência para tirar as últimas dúvidas e combinar os detalhes da celebração.

Quanto ao uso do microfone Desligar o aparelho antes de ajustá-lo para sua altura. Deve ficar diante da boca à distância de 10 a 20 cm, aproximadamente.

Posição diante do público Posicione-se com simpatia e acolhimento. Não dê ordens à Assembleia. Seja gentil e cortês com todos, mesmo se precisar repreender. Não diga o nome dos leitores que proclamarão à Palavra. É Deus quem fala por eles. Os leitores são instrumentos da Sua Palavra. Lembre-se sempre: Proclamar é dar vida à Palavra.

Dicas para a leitura em público Ficar atento aos sinais gráficos de pontuação e acentuação do texto. São comparáveis às “placas de trânsito” Servem para orientar o leitor para que dê a impostação, modulação e interpretação à voz Levam o ouvinte a visualizar e compreender melhor o que foi dito.

Expressão Corporal Os olhos, a expressão facial, a expressão corporal e a delicadeza no comportamento falam mais do que mil palavras. Braços: devem ficar rentes ao corpo. Não os deixe abertos demais e nem os apóie no ambão. Mãos: uma delas deve estar sobre o texto (ou segurando o microfone), sem deixar o ante-braço apoiado no Lecionário ou ambão. Quando for olhar para a assembleia, coloque o dedo indicador sobre o texto, evitando perder-se na leitura.

Expressão Corporal Pernas: ligeiramente abertas para estabilizar o corpo e evitar tremedeiras. Apoiar-se nas duas pernas para não colocar o peso em apenas uma delas. Tronco: Sempre ereto, firme, bem posicionado, mas sem parecer “militar”. Ombros levantados. Isto facilita a boa respiração e a postura corporal.

Expressão Corporal Olhos: - sempre atentos à leitura, aos sinais gráficos de pontuação e acentuação; - na medida das pausas e das ênfases, olhar para o público e firmar contato visual com todos da assembléia; - evite olhar apenas para um dos lados; - ligeira inclinação da cabeça para a Palavra de Deus indica respeito e admiração, o que contamina positivamente os ouvintes dos mesmos sentimentos; - ao final, dizer Palavra do Senhor, olhando para a Assembléia e fazendo a devida reverência.

Dicção É a pronúncia correta das palavras. Principais dificuldades: - omissão de sons tais como: os (s) e ( r) das palavras - hipértese: transposição de uma sílaba para outra. Ex: trigue (tigre). - metátese: transposição de um som dentro da mesma sílaba. Ex; truxe (trouxe); pro cê (para você) - rotacismo: troca do l pelo r: placa por praca - lambdacismo: troca do r pelo l: forte por folte.

Exercícios para dicção Ler em voz alta artigos de revistas e/ou jornais com um obstáculo na boca: caneta ou dedo Ler de modo claro e audível Ler bulas de remédio, pois as palavras nelas encontradas são bem complicadas (expressões médicas)

Exercícios para dicção Exercitar os músculos faciais - dê um largo sorriso, contraindo todos os músculos faciais ( conte até cinco e solte-os demoradamente). Repita cinco vezes. - encha a boca de ar e exploda com o som de “P” - assobie - faça caretas colocando a língua fora da boca. - vibre a ponta da língua – trim, trim, trim. - pronuncie forçando a musculatura facial : a-i-u (várias vezes) - repita em voz alta os fonemas, forçando a consoante final

Exercícios para corrigir problemas de articulação baR – baR – baR deR- deR – deR muR – muR – muR feR - feR - feR joR – joR – joR quiR- quiR - quiR Terê.. Terê.. Terê... Trê....Trê.. Trê Fara... Fara... Fara... Fra....Fra...Fra Coró.. Coró.. Coró.. Cró... Cró... Bla – ble – bli – blo – blu

Exercícios para corrigir problemas de articulação Trava-línguas: Num jarro há uma aranha. / Tanto a aranha arranha o jarro como o jarro arranha a aranha. / Se a aranha arranha a rã, se a rã arranha a aranha, como a aranha arranha a rã?/ Como a rã arranha a aranha? Dê o trigo para os três tigres no prato de prata. Paga o pato, dorme o gato, foge o rato, paga o gato, dorme o rato, foge o pato, paga o rato, dorme o pato, foge o gato.

Exercícios para corrigir problemas de articulação Olha o sapo dentro do saco, o saco com o sapo dentro, o sapo batendo papo e o papo soltando vento. O tempo perguntou ao tempo, quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo, que o tempo tem tanto tempo, quanto tempo o tempo tem.

Cuidados com a voz 1) Beber bastante água em temperatura natural, para manter as pregas vocais hidratadas. 2) Comer maçã, pois possui propriedades que auxiliam na limpeza da boca e da faringe. 3) Beber suco de frutas, especialmente das cítricas.

Cuidados com a voz 4) Evitar roupas apertadas, principalmente nas regiões do abdômen, cintura, peito e pescoço, pois isso poderá dificultar a respiração. 5) Não dormir de estômago cheio, pois pode provocar refluxo gastresofágico, que é prejudicial às pregas vocais. 6) Evitar choques bruscos de temperatura. 7) Evitar bebidas geladas.

“Atrás do ambão somos convidados a ser presença de Deus entre os homens”.

Bibliografia BUYST, I. O ministério de leitores e salmistas. São Paulo: Paulinas, 2001. MADUREIRA, A. L. Formação para leitores comentaristas. Uberlândia: Ed. A Partilha, 2006. RAIMUNDO, G. M. & KERBINSCHLER, M. A. Apostila elaborada pelas autoras sobre exercícios de dicção. São Carlos, 2006. CNBB. Igreja e comunicação rumo ao novo milênio, 1997.

Obrigada!!!