Delegação da União Europeia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição do público-alvo:
Advertisements

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Plano Básico de Comunicação Interna
DEFES melhorando a gestão e os resultados.
Sistemas de Accountability
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Reunião com os gestores de Pesquisa dos Ifes 10/06/2013 Às 10 horas.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
UNIÃO EUROPÉIA COMISSÃO EUROPÉIA DELEGAÇÃO DA COMISSÃO EUROPÉIA NO BRASIL XX FAUBAI BONITO ABRIL DE 2008 Programa de Mobilidade Acadêmica - (Janela Brasil.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
Planejamento Estratégico
Plano de Comunicação e Marketing
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Delegação da União Europeia em Cabo Verde Manual de Comunicação e Visibilidade da UE Sessão de Informação Convite Ref. EuropeAid/133043/L/ACT/CV.
PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL - CANADÁ
APAS Concept Store by POPAI.
1 de fevereiro 2013 Reunião Entidades Beneficiárias Reunião Entidades Beneficiárias 1 O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Comunicação e Marketing
ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4500 ANO ROTÁRIO
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
União Europeia Delegação no Brasil
Plano Básico de Comunicação para CVTs e telecentros Coordenação: Cristina Assis Implantação: Paulo Bicalho Joseane Silva.
Noções de Relações Públicas
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
UMA PARCERIA.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
APOIO AOS DIÁLOGOS SETORIAIS BRASIL – UNIÃO EUROPÉIA
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
Plano Visão de Futuro da Fundação Rotária
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Plano de Comunicação.
Jornal como Recurso Didático
Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
Os pontos contratuais e financeiros
União Europeia Delegação no Brasil Consulta: apresentação e debate das prioridades Brasília 10/04/2013.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
União Europeia Instrumento Europeu para Democracia e Direitos Humanos (IEDDH) Convite para a apresentação de propostas Referencia: EuropeAid/ /DD/ACT/MZ.
Rescaldo III Competição de Engenharia 24H. Agenda  Agradecimentos  Promoção  Cobertura Mediática  Resumo do Evento  Feedback dos Participantes 
Categoria Embarcador/ Transportador Tema Avanços nas ações integradas realizadas em parceria entre embarcadores e transportadoras.
Prof Cláudio Cabral.  Publicações: relatórios anuais, folhetos, artigos, jornais e revistas da empresa e materiais audiovisuais.  Eventos: conferências,
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Assessoria de Comunicação ASCOM
2014 SUBSÍDIOS DISTRITAIS Explicar as características dos Subsídios Distritais Entender que tipos de atividades são financiadas por Subsídios Distritais.
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Os pólos de competitividade franceses – Mazé Maria José Torquato Chotil – 26 de março de Os pólos de competitividade franceses - O contexto - A.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 CONSULTA AOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL E AUTORIDADES LOCAIS.
Transcrição da apresentação:

Delegação da União Europeia Visibilidade Brasília, 10 de abril 2013 Hans Dorresteijn Delegação da União Europeia

Objetivos Assegurar que, nos projetos total ou parcialmente financiados pela União Européia (UE), o apoio da UE seja assinalado de modo visível; Divulgação do projeto ou programa; Divulgar a missão da União Europeia; Utilizar as diretrizes de visibilidade existentes: http://ec.europa.eu/europeaid/work/visibility/index_es.htm  O cumprimento das diretrizes é obrigatório para todos os beneficiários e/ou parceiros de execução de contratos (CE art. 7.1 e CG art.6)

Manual de Comunicação e Visibilidade O Manual foi desenhado para garantir que ações que recebem financiamento da União Europeia providenciam informações e atividades de comunicação para aumentar o conhecimento de grupos alvo dos motivos da ação e do apoio da União Europeia.

Estratégia de comunicação O elemento comum de identificação de todos os projetos e programas financiados pela União Européia deve ser o emblema europeu, com a designação UE logo abaixo (também pode ser fundo branco com moldura e estrelas em preto) UNIÃO EUROPEIA

Estratégia de comunicação É importante divulgar a missão da União Europeia: A União Europeia (UE) visa promover os valores da paz e prosperidade, boa governança, democracia, direitos humanos e desenvolvimento sustentável em todo mundo através da cooperação para o desenvolvimento, comercio, educação, ciência e tecnologia e tecnologia da informação. Procura parcerias com atores não estatais e do governo para desenvolver projetos e atividades em apoio aos objetivos de desenvolvimento do milênio. Para mais informações vejam: http://europa.eu/index_pt.htm (UE geral); http://ec.europa.eu/europeaid/index_pt.htm (UE cooperação) e http://ec.europa.eu/europeaid/infopoint/publications/europeaid/documents/188a_mdg_pt.pdf (objetivos de desenvolvimento do milênio).

Estratégia de comunicação O projeto deve organizar um evento oficial de abertura do projeto com autoridades relevantes e a imprensa, se possível em coordenação com a Delegação; Durante os primeiros três meses o projeto deve preparar um Plano de Visibilidade que é submetido à Delegação para comentários; A Delegação pode fornecer material para publicidade como a logomarca e um vídeo sobre a cooperação no Brasil.

Recomendações Relatórios – Estudos Deve ser feito através de um comunicado a imprensa usando o timbre habitual do projeto e o logo da EU escrito União Europeia abaixo. Equipamentos O logo da UE deve ser afixada nos equipamentos (computadores, laptops, placa no exterior do veículo) de modo bem visível mencionando: "Fornecido com o apoio da UE“. Eventos O logo da EU, escrito União Europeia abaixo, deve ser incluída em material promocional do eventos, claramente informando que a mesma financia o evento. Deve aproveitar-se a oportunidade para expor a bandeira européia nas salas de reunião.

Recomendações Banco de imagens: recomenda-se fazer fotografias para ilustrar os progressos na execução do projeto; As construções (galpões, cisternas, etc) e a Sede do Projeto (exterior e interior) devem ter o emblema europeu exibido em lugar de destaque; Todas as publicações devem incluir a cláusula de exoneração de responsabilidade da UE.

Visibilidade UE Observações do Monitoramento Externo Compreensão dos parceiros (ONGs mas também parceiros mais institucionais) Em geral limitado a identificação e imposição do doador; Pouco ligado a comunicação e desvinculado de uma contribuição potencial aos resultados do projeto: divulgação, formação e capacitação; Perda de oportunidades; Cultura e capacidade de comunicação (internet, imprensa, criação e produção de suportes) muita alta no Brasil;

Visibilidade CE Observações do Monitoramento Externo Uso da identidade visual UE sem agregar valor (produto didático); e uso errado e associado a mensagem discutível; Boas práticas: IDESAM – Projeto de Empoderamento e a Municipalidade de Ponta Porã: 1. O logotipo reflete a filosofia do projeto (apropriação dos parceiros e dos beneficiários); 2. Identificação das atividades e dos produtos para conferir um valor suplementar às identidades associadas ao projeto; 3. Vigilância para qualidade dos produtos; Resultado: uma “convivência” da CE a nível de parceiro e beneficiário e uma curiosidade sobre o compromisso da CE.

Boas práticas Ter um plano de visibilidade anual por projeto. Colocar no relatório anual a execução deste plano. Comunicar tanto visualmente quanto verbalmente aos parceiros e beneficiários finais sobre a participação da EU (motivos e significado dessa participação) Despertar a curiosidade sobre a UE Comunicar à Delegação (previamente) sobre publicações, conferências, seminários e outros eventos relevantes relacionados ao projeto - e citar o co-financiamento da UE em tais eventos. Incluir a logo da UE em material promocional (caneta, camiseta, boné, cartões de visita, livros, folhetos, camisetas, etc.). Enviar pelo menos um exemplar para a Delegação. Em caso de dúvida contatar a Delegação.

Projeto GIAPA (Ponta Porã) http://giapa.org

Delegação da União Europeia no Brasil http://eeas. europa

Delegação da União Europeia no Brasil http://eeas. europa

Delegação da União Europeia no Brasil http://eeas. europa

Delegação da União Europeia no Brasil http://eeas. europa

Delegação da União Europeia no Brasil http://www. youtube. com/watch

E-mails de contato Muito obrigado. delegation-brazil@eeas.europa.eu (Geral da Delegação) E-mail dos gestores de projeto: ana.almeida@eeas.europa.eu denise.verdade@eeas.europa.eu rosana.tomazini@eeas.europa.eu cristina.carvalho@eeas.europa.eu hans.dorresteijn@eeas.europa.eu Muito obrigado.