IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Programa de Ética e Cidadania
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
TEMA: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PROJETO “reinventando o ensino médio”
PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA*
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
Conhecendo a Carta da Terra
IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
OFICINA DE CONFERÊNCIA
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Cidadania Indicadores da.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Programa de Educação Ambiental da Bahia
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF Grupo Temático de Juventude Rural Brasília, dezembro de 2009.
Com-Vida – Cidadania e Meio Ambiente
Giselly Rodrigues das Neves S. Gomes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Fórum Nacional de Educação
Educando-nos para pensar e agir em
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Meio Ambiente: “ É o conjunto de condições, influências e interações de ordem física, cultural e artificial que permite, abriga e rege a vida em todas.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente mudanças ambientais globais Relatório Final.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
twitter.com/funasa.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Andréa Ketzer Osorio Coordenadora de Educação Ambiental – SMED Porto Alegre.
Transcrição da apresentação:

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” 2013 1 1 1 1

SUSTENTABILIDADE: conceito e práticas

“Sustentabilidade, adjetivo ou substantivo’’? “É de bom tom hoje falar de sustentabilidade. Atrás desta palavra se escondem algumas verdades, mas também muitos engodos. De modo geral, ela é usada como adjetivo e não como substantivo” (...) “Sustentabilidade como substantivo exige uma mudança de relação para com a natureza, a vida e a Terra. A primeira mudança começa com outra visão da realidade. A Terra está viva e nós somos sua porção consciente e inteligente. Não estamos fora e acima dela como quem domina, mas dentro como quem cuida, aproveitando de seus bens, mas respeitando seus limites. Há interação entre ser humano e natureza”. (Boff, 2011)

Dimensões da Sustentabilidade ECONÔMICA SOCIAL ESTÉTICA AMBIENTAL  POLÍTICA CULTURAL ÉTICA

OBJETIVOS Contribuir para tornar as escolas participantes da IV Conferência Espaços Educadores Sustentáveis; Fortalecer escola + comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental; Em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor das escolas sustentáveis.

ESCOLA SUSTENTÁVEL Promove a saúde do ambiente e das pessoas; Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial, de gênero; Respeita os direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes; É segura e permite acessibilidade e mobilidade para todos; Favorece o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades; Promove a educação integral (pensar-agir-sentir), estimulando a adoção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes pautados no prazer de aprender e de cuidar de si e do ambiente.

Sentir - Pensar - Fazer ESCOLA Espaço Gestão Currículo EIXOS DE ATUAÇÃO Escola como “incubadora” de mudanças na realidade social, articulando: Gestão Espaço Currículo ESCOLA Sentir - Pensar - Fazer 8 8 8 8

Gestão democrática Currículo Espaço Físico Com-Vida, energia, água, consumo, saúde, alimentação, resíduos sólidos, justiça ambiental Currículo Saberes e fazeres que fomentem estimulem culturas pró- sustentabilidade Espaço Físico Adequações de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental (edificações e área verde) 9 9 9 9

Planejamento compartilhado (Com-Vida), Currículo Inclusão de conhecimentos, saberes e práticas sustentáveis no projeto político-pedagógico, relações entre contexto local e sociedade global. Espaço Físico Materiais e desenho arquitetônico adaptados às condições locais (bioma e cultura), conforto térmico e acústico, acessibilidade, eficiência de água e energia, saneamento e destinação adequada de resíduos, áreas verdes e mobilidade sustentável, respeito ao patrimônio cultural e aos ecossistemas locais. Gestão democrática Planejamento compartilhado (Com-Vida), relação escola/universidade-comunidade, respeito aos direitos humanos e à diversidade, saúde ambiental, alimentação e consumo sustentável

Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - Com-Vida Com-Vida – é uma nova forma de organização na escola e uma das ações estruturantes para cuidar do Brasil. Sua proposta é consolidar, na comunidade escolar, um espaço permanente para realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida.

Mudanças ambientais globais PRETEXTO PEDAGÓGICO Mudanças ambientais globais AR ÁGUA FOGO TERRA Escola + Comunidade 12

Coerência entre o que se diz e o que se faz PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS Cuidado “Atitude cuidadosa, protetora e amorosa para com a realidade”(Boff,1999) Integridade Coerência entre o que se diz e o que se faz Diálogo Diálogo e respeito pela diversidade em todas as suas formas (olhares, saberes e fazeres) 13 13 13 13

ESCOLAS SUSTENTÁVEIS - escola como um espaço educador sustentável - escolas como incubadoras de mudanças Escolas diluindo barreiras e construindo pontes: Educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais; Orientando-se pela busca da sustentabilidade, a escola deixa de ser uma “ilha”, passando a fazer parte de uma comunidade mais ampla, que propõe respostas criativas para a crise socioambiental e de valores que a humanidade atravessa atualmente.

Links de acesso a documentos e material de apoio COE – SP - Comissão Organizadora Estadual da IV CNIJMA - Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” http://ivcnijmasp.wordpress.com/ Passo a passo - Conferência na escola + Educomunicação http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/pdf/livreto_passoapasso-nvo.pdf Regulamento Estadual http://ivcnijmasp.files.wordpress.com/2013/05/regulamento-estadual-coe_sp-iv-cnijma-2013.pdf Manual Orientador do Processo de Construção Colaborativo http://ivcnijmasp.files.wordpress.com/2013/05/manual-orientador-do-processo-de-construc3a7c3a3o-colaborativo-coe_sp.pdf

Contatos – membros da COE SP Profa. Me. Doroty Martos (11) 9 7253-2501 e-mail: dorotymartoss@gmail.com Projeto Cala-boca já morreu Mariana Manfredi, Thiago Luna, César de Lucca, Mariana kz e Jefferson Santana e-mail: mariana@cala-bocajamorreu.org blog: http://cbjmbr.blogspot.com.br/ Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - Coordenação de Educação Ambiental Bete, Kida e Andreia (11) 3866 – 0653 Elizabeth.Rodrigues@edunet.sp.gov.br kida.sanches@edunet.sp.gov.br