Aula VI MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
SEMINÁRIO.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
CONHECENDO PELA LEITURA
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Feedback Realimentação ou retroalimentação
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Programa Ler e Escrever
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
AULA 6 Como Estudar.
COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Aprender a aprender na Universidade
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Leitura de Textos Científicos
Ambiente de Estudo Preliminares
Metodologia de Ensino e Extensão
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Resenha Produção de texto.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Ms. Fernanda Nasciutti.
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Importância da Leitura
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Forma Canônica e Definições
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
PLANEJAMENTO na EDUCAÇÃO 10 NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL - MUNICIPAL PLANEJAMENTO das INSTITUIÇÕES e dos CURSOS 20 NÍVEL PDI - PLANO de DESENVOLVIMENTO.
Metodologia Científica
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Como redigir um bom texto?
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
DISCIPLINA: Redação científica
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
Transcrição da apresentação:

Aula VI MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM FMG Zenir Bom – Prof. Especialista

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Jurídica Ementa: Metodologia da Pesquisa Jurídica Conteúdo Programático: MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM Considerações Gerais Estudar: Conceitos e definições Estudar em casa Resumo Esquema Resenha Sinóptico Conclusão

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM CONSIDERAÇÕES GERAIS Com esta abordagem temos a intenção de fixar o principio de que o ato de aprender depende de um processo que situa o aprendiz em relação ao professor e ao sistema institucional que esta vinculado. Ao Aluno compete estudar, estar em aula,a prender, dominar conceitos, definições e termos. Ao Docente compete liderar, planejar , propor critérios de avaliação e selecionar objetivos a serem alcançados. A Instituição (Universidade), compete fatores que giram em torno de: estrutura, ensino, pesquisa e extensão.

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM RELAÇÃO ALUNO/PROFESSOR O PROFESSOR encaminha e sistematiza recursos de aprendizagem advindos de sua experiência, e o ALUNO estuda e desenvolve o programa de aprendizagem, individual ou em grupo, assumindo a responsabilidade pelos seus resultados sob a ação do professor que objetiva facilitar e o orientar o processo de ensino. “ENSINAR PESQUISANDO E PESQUISAR APRENDENDO”

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM ESTUDAR: CONCEITOS E DEFINIÇÕES Em um plano prático, estudar é um esforço integral de aprender e que “você” deve praticar para conseguir o que provavelmente deseja.

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM ESTUDO UNIVERSITÁRIO Nos primeiros estágios da vida universitária, o aluno traz consigo juízos, valores, idéias e conceitos admitidos pelo senso comum. São crenças, atitudes imediatistas, que ele compartilhava até então com sua comunidade ou grupo. Sua linguagem é comum, herança do seu cotidiano. A partir da Universidade ele vai ser estimulado e induzido a novas observações e interpretações, que mudarão sua forma de entender o cotidiano.

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM ESTUDO UNIVERSITÁRIO: - A decisão de estudar em um curso superior exige do estudante uma postura que vai além da mera frequência às aulas para ser mais ou menos bem-sucedido em provas e testes. - Solicita do aluno valores envolvidos no plano de realização de sua aspiração de aprender os elementos da ciência e da profissão. - É necessário que o aluno saiba o que está estudando e para que o está fazendo. - Torna-se relevante que o estudante se auto-avalie, lembrando que jamais poderá estar motivado se não souber o porquê do que esta fazendo.

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM OBJETIVOS E OBJETO Com relação a OBJETIVOS e OBJETO de estudo, o estudante precisa estar cônscio de que algumas matérias são naturalmente mais próximas de suas expectativas ou de suas aptidões, assim como outras são mais distantes.

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM Os OBJETIVOS dos alunos no processo de aprendizado estão ameaçados quando: O individuo quer estudar, mas não aprecia a atividade e não se dedica a fazê-lo; O estudante propõem-se a estudar mas não entende o que se ministra em aula por que não tem base, maturidade e prontidão; Não se estabelece um relacionamento construtivo entre aluno e professor; O aluno não gosta da matéria e por consequente o professor parece pouco simpático;e O aluno considera que a matéria ministrada nada tem a ver com o que pretende adiquirir como informação profissional.

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM Para resolver tais questões, algumas medidas imediatas e instrutivas: Procure achar uma boa razão que justifique o seu ingresso no curso que frequenta. Tenha em mente, sendo um bom aluno, estudará menos e terá melhor desempenho; Se você quer estudar, precisa estar pronto e disposto a vencer suas limitações; O mundo não é uma redoma que contem apenas elementos positivos, você precisa conviver com o agradável e o desagradável, sem ferir o seu sentido vital de realização (Uma disciplina pode ser agradável, independente do professor); O processo de aprendizagem exige do aluno uma postura responsável e participativa.

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO A eficiência no estudo depende do método utilizado adequadamente, mas o êxito depende de quem o aplica e de como ele é aplicado, atendendo às peculiaridades de cada estudante, tais como nível mental, competência escolar, motivação e disponibilidade para estudar.

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM Algumas orientações gerais que dirigem os passos do Universitário para a organização de sua vida de Estudo: 1) Planejamento do tempo para o desempenho das atividades escolares: sem tempo adequado destinado às atividades escolares e de estudo, método algum é suficientemente propicio à aprendizagem. Diariamente é necessário destinar um horário para o trabalho de pesquisa e aprendizado. Lembre-se num mundo atribulado como o nosso é precisos distinguir atividades essenciais de não essenciais;

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM 2) Preparação e aproveitamento das aulas: o tempo em que o aluno assiste às aulas é vital e precioso. Deve ser aproveitado ao máximo e para tanto deve: manter-se me silêncio, sobretudo silêncio interior; aguçar a atenção, esforçando-se para reter as informações, mediante o exercício da compreensão e reflexão; ter uma postura participativa sem ala de aula, anotando os dados relevantes e as idéias centrais e temáticas da aula. O conteúdo ministrado em sala de aula tem de ser ponto de partida e não término do processo de aprendizagem; preparar anteriormente o assunto da aula a que vai se assistir. Isso o conduzirá a manifestações criticas e pontuais.

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM ESTUDAR EM CASA O estudo em casa é o momento propicio para: a) repensar sobre os tópicos desenvolvidos em aula; b) ler, reler e compreender detalhes que não bem destacados em aula; c) memorizar conceitos; d) complementar o conteúdo de aula; e) decodificar termos e vocábulos; f) rever, organizar e reorganizar apontamentos; g) fazer leituras de textos complementares; h) fazer exercícios de fixação. ,

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM Resumindo, o estudante universitário interessado, propõe-se a: prepara-se par as aulas; Participar ativamente das aulas; Rever as aulas e complementá-las com leituras, pesquisas e exercícios.

MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM Sobre qualquer assunto a ser estudado o aluno deve: Proceder análises gerais; Detectar temáticas; Formular problemas; Concluir questões; e Avaliar, criticar e concluir.

RESUMO É a condensação do texto; é o ato de condensar idéias principais ou centrais. Isso por que o resumo põe a comunicação expressa em linguagem corrente e reduzida, seja ela NARRATIVA, DESCRITIVA OU DISSERTATIVA. Para realizar um resumo, é necessário que o aluno tenha feito a leitura analítica, conseguindo posteriormente proceder a uma síntese do texto.

CARATERISTICAS DO RESUMO Não resumir antes de levantar o ESQUEMA e preparar as anotações da leitura. Ao redigir o resumo, use frase breves, objetivas, acrescentando as referências bibliográficas e observações de caráter pessoal e necessário. O resumo compõem-se das seguintes fases: Ler e reler o texto, entendê-lo; Procurar a idéia tópico de cada parágrafo; Relacionar e ordenar as idéias de cada parágrafo; Escrever a síntese, formando frases com idéias principais; Confrontar a síntese com o original; Redigir, finalmente, com bom estilo e com suas palavras o texto resumo.

ESQUEMA Reduz à enumeração dos elementos que fazem parte de uma coluna textual. É a representação gráfica do0 que se leu. Pode ser feito em chaves e listagem numérica, por exemplo: itens I, II, III, IV etc... As partes tem de falar entre si, ou seja, ter uma sequência lógica.

CARACTERISTICAS DO ESQUEMA São características do ESQUEMA: Fidelidade ao original; Estrutura lógica; e Flexibilidade e funcionalidade (em uma só olhada, pode-se ter a idéia clara do conteúdo).

RESENHA É uma síntese geral, informativa e avaliativa sobre livros, capítulos ou artigos das mais diferentes áreas do conhecimento, que serve, por conseguinte, para orientar as opções e o interesse do leitor em questão.

É a colocação do texto entre chaves. SINÓPTICO É a colocação do texto entre chaves.

CONCLUSÃO