Disciplina Design de Interfaces humano- computador

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Transcrição da apresentação:

Avaliação Heurística: Comparando caminhos para encontrar e relatar problemas de usabilidade. Disciplina Design de Interfaces humano- computador Prof. PH.D Stephania Padovani Aluno: Eziquiel Menta

Dúvidas iniciais antes da leitura do artigo ? Dúvidas iniciais antes da leitura do artigo Quais são os Métodos mais utilizados para Avaliação de Interfaces? O que é uma Avaliação Heurística?

Quais são os Métodos mais utilizados para Avaliação de Interfaces? As avaliações de interfaces podem ser: Avaliações Analíticas; Avaliações Heurísticas; Inspeções por listas de verificação.

O que é uma Avaliação Heurística? Método que pretende ser barato, rápido e fácil de ser utilizado. Envolve um pequeno grupo de avaliadores que examinam a interface e julgam suas características com auxílio de reconhecidos princípios de usabilidade, denominados heurísticas. (ROCHA & BARANAUSKAS)

Jakob Nielsen é PH.D. em Interação Humano-Computador pela Universidade Técnica da Dinamarca (Copenhague). Conhecido como o “rei da usabilidade” possui diversas publicações em artigos e livros, grande parte disponível na internet. Descreveu 10 heurísticas de usabilidade afim de estabelecer regras gerais que objetivam descrever propriedades comuns de interfaces usáveis (Nielsen, 1994). Jakob Nielsen Disponível em: http://www.useit.com/jakob/photos/

Versão revisada das Heurísticas (NIELSEN, 1993) 1 – Visibilidade do status do sistema 2 – Compatibilidade do sistema com o mundo real 3 – Controle do usuário e liberdade 4 – Consistência e padrões 5 – Prevenção de erros 6 – Reconhecimento ao invés de relembrança 7 – Flexibilidade e eficiência de uso 8 - Estética e design minimalista 9 – Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e corrigir erros 10 – Help e documentação Capa do livro - Usability engineering (1994)

Jill Gerhardt-Powals PhD, MS Drexel University, Information Systems MA State University of New York at Stony Brook, Liberal Studies BA Rowan College, Mathematics Imagem disponível em: http://loki.stockton.edu/~gerhardj/

Teoria Cognitiva - Gerhardt-Powals (baseado em teorias abstratas - 1996) 1 – Automatizar carga de trabalho não desejada; 2 - Reduzir incertezas; 3. Reduzir carga cognitiva combinando dados de baixo- nível em uma adição de alto- nível 4. Agrupar dados de constantes modos significativos para diminuir tempo de procura; 5. Nomes utilizados devem estar relacionados para funcionar conceitualmente; 6. Dados presentes permitem aliviar o tempo de processo; 7. Inclua só a informação que um usuário precisa em um determinado momento. Fonte: http://www.humanfactors.com/downloads/may99.asp#he

Problemas a serem investigados nesta pesquisa (2006): Relatórios registrados em papel Utilização das heurísticas de Nielsen Relatórios criados em um Framework - ferramenta online Utilização dos parâmetros sugeridos por Gerhardt-Powels X

hipóteses A utilização de uma ferramenta online para os registros dos testes de usabilidade é superior ao uso de registros em papel quanto a descoberta de reais problemas, em um curto intervalo de tempo? Ferramenta online traz vantagens sobre registros em Papel: Facilidade para pesquisar, revisar e modificar descrições de problemas e linkar com material relevante. Reconhecer e unir problemas de diferentes avaliadores. Mensurar relevância dos problemas de acordo com a quantidade de indicações de diferentes avaliadores. Seriam os princípios de Gerhardt-Powals mais eficientes do que as heurísticas de usabilidade propostas por Nielsen para possibilitar aos avaliadores “novatos” identificarem problemas de usabilidade em um intervalo menor de tempo? http://www.leadersintheknow.biz/Portals/0/services_design_testing.jpg

Materiais e método Foram criados 4 grupos com 5 avaliadores em cada um. Grupo A e C (heurística de Nielsen) Grupo B e D (princípios de Gerhardt-Powals) Grupo A e B usaram papel e C e D registros na ferramenta. Todos os avaliadores cursavam 3º grau e analisaram recursos do portal EducaNext. Receberam material com: (a) guia para os procedimentos de avaliação, (b) introdução a avaliação heurística, (c) introdução ao sistema EducaNext, (d) dicas gerais para o relatório de problemas de usabilidade.

Home-page do site www.educanext.org em 2006 Fonte: Web Archive

Tarefas propostas: Aplicar sobre uma conta de usuário do portal EducaNext Login e editar as preferências de usuário Exibir (navegar) um catálogo do portal Busca simples Busca avançada Check the Booking History Criar e participar de uma comunidade Prover e oferecer material educacional

Imagem da ferramenta web para registro dos relatórios de problemas de usabilidade

Conclusões Todos os avaliadores “novatos” conseguiram realizar a avaliação heurística. (Molich e Jeffries & Hertzum e Jacobsen). A utilização da ferramenta web teve uma pequena vantagem sobre a utilização de papel (0,18 x 0,13). O grupo Nielsen registrou maior quantidade de texto. Necessário melhorar a ferramenta Ao contrário do que se esperava não existiu vantagem entre as heuristicas de Nielsen e os princípios de Gerhardt-Powals (0,14). Aparentemente a preparação de avaliadores para a utilização dos princípios de Gerhardt-Powals necessita de mais tempo.

Conclusões A pesquisa indica que para próximas pesquisas seria mais proveitoso estabelecer uma relação de heurísticas para a especificidade da aplicação a ser analisada (neste caso e-learning). O estudo foi o primeiro teste do framework proposto e pode(ria) ser aplicado em outros contextos. O sistema poderia sofrer algumas atualizações para facilitar a comparação e contraste entre métodos de avaliação.