O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Registro de Estudo de Caso.
PROJECTO KU TIVA (SABER, CONHECIMENTO) O Projecto KU TIVA, que em changana quer dizer saber, conhecimento, é o 1º Projecto da ISSO, Inovação Social e Solidária,
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
(digite aqui o nome do jogo) (digite aqui o seu nome) (digite aqui seu ) Como jogar (digite aqui as regras e modo de jogar) Materiais necessários.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Avaliação de desempenho dos docentes
Língua de escolarização: estudo comparativo
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
“Ver para Dizer Ciência”
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
Intervenção psicológica
O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
D. Manuel Ferreira Cabral
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
Planejamento PNAIC 2014.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Orientações Gerais.
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
Metodologias de Intervenção Psicológica
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
ÁREA PROJECTO.
Projeto de Educação para a Saúde
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Metodologia e Didáctica A preparação do ensino ANÁLISE e ESCOLHA das ACTIVIDADES João Manuel Petrica.
Educação sexual Tema: Actividades e idades Mais factos sobre Bibliografia Recomendada em “Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras”
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
cultura e socialização
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
O papel pedagógico do órgão gestor
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Currículo LSE na Suazilândia (com componentes sobre SRHR/HIV/Saúde e Orientação Profissional) Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul
EMRC, uma disciplina... A EMRC E O ESTADO PORTUGUÊS EMRC E O ESTADO PORTUGUÊS.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras” Disponibilizamos muito mais informação em

Onde gostas que te toquem? (10/11 anos)

Penetração (dos 6 aos 12 anos)

Penetração - cont. (dos 6 aos 12 anos)

Linguagem e Sexo

Acabou de ver fotocópias do livro “Para me conhecer Para te conhecer...” editado pela APF (Associação para o Planeamento da Família) e referido pelo Ministério da Educação nas Linhas Orientadoras como...

" Este é um manual destinado à intervenção nos 1 ° e 2° Ciclos do Ensino Básico, com propostas de exercícios práticos já testados em sala de aula. As actividades propostas abarcam temas dos quais o corpo, as relações interpessoais, a resposta sexual humana e o planeamento familiar são apenas alguns exemplos. A obra constitui, por isso, um bom recurso para os professores a outros profissionais, descrevendo as vantagens a desvantagens dos diferentes estilos pedagógicos, técnicas a ideias de atelier. Muito úteis são ainda as sugestões para intervenções junto dos pais a encarregados de educação. A obra constitui, por isso, um bom recurso para os professores a outros profissionais, descrevendo as vantagens a desvantagens dos diferentes estilos pedagógicos, técnicas a ideias de atelier. Muito úteis são ainda as sugestões para intervenções junto dos pais a encarregados de educação. Apesar de ser explícita a sua aplicabilidade para as faixas etárias dos referidos ciclos de ensino, as sugestões que o livro contém permitem que cada profissional as adapte a situações diversas, inclusivamente a outro tipo de populações-alvo." Apesar de ser explícita a sua aplicabilidade para as faixas etárias dos referidos ciclos de ensino, as sugestões que o livro contém permitem que cada profissional as adapte a situações diversas, inclusivamente a outro tipo de populações-alvo." «Educação Sexual em Meio Escolar - Linhas Orientadoras», pág. 122

Orientação Sexual

Orientação Sexual – cont.

Como nos manifestamos sexualmente

Fontes de Prazer

Acabou de ver fotocópias do livro “Educação Sexual na Escola” editado pela Texto Editora e referido pelo Ministério da Educação nas Linhas Orientadoras como...

“Esta obra, sob a forma de um manual, é constituída por um conjunto de sugestões de actividades específicas para a educação sexual, desde o 2° Ciclo até ao Ensino Secundário, cobrindo várias áreas temáticas ‑ relações interpessoais, reprodução, contracepção, ITS, papéis de género, abusos sexuais... Seguindo um esquema semelhante a «fichas», para além da descrição das actividades, são indicados os materiais e os recursos necessários para a sua execução.” «Educação Sexual em Meio Escolar - Linhas Orientadoras», pág. 117

Linhas Orientadoras  Tudo isto se passa ao abrigo da publicação «Educação Sexual em Meio Escolar - Linhas Orientadoras», que contêm as linhas gerais sobre a Educação Sexual na Escola (objectivos, conteúdos por idades, e uma lista de materiais para que os professores possam preparar as aulas).  Esta publicação resulta da actualização, reformulação a adaptação do documento «Orientações Técnicas sobre Educação Sexual em Meio Escolar - contributos das equipas do projecto», publicado em Fevereiro de 1999 pelo Programa de Promoção a Educação para a Saúde, a Direcção-Geral da Saúde e a Associação para o Planeamento da Família (APF)  Foi distribuída por todas as escolas pelo Ministério da Educação a partir de Outubro de 2000.

Linhas Orientadoras  Nas Linhas Orientadoras, p. 55, linha 2, diz “a articulação escola-família não visa obter autorização para realizar acções concretas (…)” Para os autores das Linhas Orientadoras os pais não devem ter a possibilidade de escolher se querem ou não que os seus filhos tenham ES.

O Ministério da Educação torna, assim, possível e obrigatório que os nossos filhos assistam a estas “aulas” dadas por um qualquer professor, sobre o que ele quiser, sem que possamos dizer: Autorizo / Não Autorizo

Numa altura em que são pedidos mais sacrifícios aos Pais Portugueses com o aumento dos impostos e idade de reforma, vimos lembrar que...

Quem paga o Ministério da Educação são os Pais Portugueses! Quem está a pagar este protocolo com esta associação APF, são os Pais Portugueses!

Vivemos num País livre e democrático há 30 anos! Como Pais, contribuintes e cidadãos livres queremos poder dizer: Autorizo / Não Autorizo que o meu educando frequente estas “aulas”

Como Pais, contribuintes e cidadãos livres queremos poder dizer: Não queremos pagar a esta associação APF para “espalhar” as suas ideias pelos nossos filhos!

Não fique indiferente! Informe-se! Veja mais partes dos livros, depoimentos pessoais e como tudo se passa em Assine a Petição online! Imprima a versão em papel e recolha assinaturas! Divulgue! Temos uma palavra a dizer! Isto NÃO! Assine a Petição online! Imprima a versão em papel e recolha assinaturas! Assine a Petição online! Imprima a versão em papel e recolha assinaturas!