Universidade Federal de Minas Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
José Augusto A. K. Pinto de Abreu Guia de Boas Práticas da Regulamentação proposta de temas e processo de desenvolvimento.
Advertisements

B . EFEITO DOPLER (FIZZEAU)
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
A. Zanela - H. Freitas - J. L. Becker - GESID/EA/PPGA/UFRGS 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Programa de Pós-Graduação.
Proteção Auditiva.
(Volume I – Orientação a Professores)
Regressão Linear Aula 09 Prof. Christopher Freire Souza
Análise local de freqüências
Metodologia Científica Aula 6
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
Metodologia Científica
PESQUISA SOBRE A AVALIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS SOBRE A CORRUPÇÃO E OS MECANISMOS DE CONTROLE Fevereiro de 2011 Apoio:
O olhar psicopedagógico sobre os conteúdos escolares
Oficina de Apropriação de Resultados
Perfil comunicativo de crianças de 2 a 24 meses atendidas na atenção primária à saúde Ludimila Labanca, Lidia Lourenço Cunha Bragança, Avani de Fátima.
Simone Braz Ferreira Gontijo
Análise Exploratória de Dados
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
“Orientações para o gerenciamento audiométrico na empresa”
Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral
Universidade de São Paulo
ANTROPOMETRIA E MASTIGAÇÃO EM CRIANÇAS ASMÁTICAS
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
Auditoria da Qualidade
Departamento do Ensino Secundário
SAÚDE ORAL E DESEMPENHO DA FUNÇÃO MASTIGATÓRIA DE ADULTOS NAS FASES PRÉ E PÓS-OPERATÓRIA DA CIRURGIA BARIÁTRICA: UM ESTUDO PILOTO NA CIDADE DO RECIFE –
Oficina de Apropriação de Resultados
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Desempenho Acadêmico Graduação
MÃOS QUE FALAM: RELATO DOS ALUNOS OUVINTES SOBRE O SISTEMA DE INCLUSÃO ESCOLAR Izabelly Correia dos Santos :Fonoaudióloga e mestranda em Ciências da Linguagem.
1 QUALIDADE NO DESEMPENHO DE TÉCNICAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO Rev Saúde Pública 2006;40(5): MARINA PEDUZZI, MARIA LUIZA ANSELMI,
Evidências.com 1/24 Projeto de Pesquisa Método estatístico (Tamanho da Amostra)
MÉTODO :  Estudo transversal, de maio a julho 2009 em escolas municipais de Florianópolis;  Amostra aleatória de 420 professores do ensino fundamental,
Procura pela assistência vocal por professores municipais do ensino fundamental de Belo Horizonte Adriane Mesquita de Medeiros, Ada Ávila Assunção, Iara.
O processamento auditivo e a combinação de traços distintivos em crianças com desvios fonológicos 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba –
Biometria – Leitores de Impressão Manual
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
Fernanda Ferreira Caldas
Agentes Físicos 1º Período
Legislação aplicada ao controle da pressão sonora
Disciplina Sistemas Sensoriais Pós-graduação Ciências da Saúde- Unb Aluno: Tiago Freitas Professores: FAYEZ BAHMAD JUNIOR CARLOS AUGUSTO COSTA PIRES OLIVEIRA.
NÍVEIS DE RUÍDOS EM QUE PROFESSORES E ALUNOS ESTÃO EXPOSTOS EM SALA DE AULA E REVISÃO LITERATURA Introdução Batistella E 1, Camargo PAM 1, de Silva TP.
Escola Relações Humanas
Prof. Marcus Raele Física Experimental I.
Teste.
Condutas Técnicas em Saúde Auditiva do Trabalhador: Consolidação da NR-7 e NR-15 Marcos Aurélio Hartung.
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial - PET PET Biologia INTRODUÇÃO No Brasil, quando.
PCA – Programa de Conservação Auditiva
Caracterização e intervenção fonoaudiológica de escolares – atividades grupais como recursos privilegiados da Fonoaudiologia Mariana Mendes Bahia, Gisele.
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Uma pesquisa com duração de quatro anos realizada em uma amostra de escolas públicas e particulares nas cidades de Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande,
Título do Trabalho Nome do Apresentador Autores:.
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1- Caracterizar a presença de.
Limitações da Utilização do IMC na Avaliação do Estado Nutricional
TEMAS TRANSVERSAIS.
TESTE DE PROGRESSO.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
4.4 Implementação e Operação
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
PET Fonoaudiologia apresenta:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO DO ENSINO Autores: Énery.
Teste.
Teste.
Teste.
Teste\. testes.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Minas Gerais A INFLUÊNCIA DO RUÍDO AMBIENTAL NO DESEMPENHO DE ESCOLARES NOS TESTES DE PADRÃO TONAL DE FREQUÊNCIA E PADRÃO TONAL DE DURAÇÃO Ludimila Souza Nascimento Stela Maris Aguiar Lemos Universidade Federal de Minas Gerais

OBJETIVO GERAL Caracterizar e discutir o desempenho de escolares nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração em situação de silêncio e na presença de ruído ambiental. MÉTODO Trata-se de estudo experimental transversal, com amostra de conveniência, aprovado pelo COEP/ UFMG, sob parecer ETIC 640/08. Instrumentos: Formulário de percepção do ruído ambiental, avaliações individuais, avaliação do ruído escolar, testes de padrão tonal de frequência e duração. Grupos: G1(sem alteração fonoaudiológica) e G2 (com alteração fonoaudiológica).

PRINCIPAIS RESULTADOS Segundo a percepção dos estudantes, o ruído interno da escola é o que mais interfere em uma atividade em sala de aula.Os níveis de pressão sonora da escola encontram-se elevados e fora do padrão recomendado pelas normas nacionais. Nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração, observamos que a média de acertos no ambiente silencioso foi maior que no ambiente ruidoso, evidenciando que o desempenho dos escolares piora no ruído. O grupo sem alteração fonoaudiológica (G1) apresentou melhor desempenho nos testes de padrão tonal de frequência e padrão tonal de duração. No ruído, houve piora no desempenho dos dois grupos estudados. CONCLUSÃO No ruído, mesmo sujeitos sem alteração fonoaudiológica tem pior desempenho, demonstrando a grande interferência de níveis sonoros elevados no processamento da informação via audição.