SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Advertisements

Fundamentos de la teoria política democrática liberal
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
A Psicologia Sócio-Histórica
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Ética - Visão Histórica
Arcadismo Contexto Histórico.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
A ÉTICA MODERNA.
A Ética Religiosa.
Parte I – A evolução da ciência psicológica
Aula 5 - Teorias políticas da Idade Média
Humanismo e individualismo
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Cícero paulino dos santos costa
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A QUESTÃO DA LIBERDADE Colégio Adventista da Cohab
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Aula 4 - Estado e legitimidade do poder
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Profª Karina Oliveira Bezerra
BARÃO DE MONTESQUIEU – A DIVISÃO TRIPARTITE DO PODER ( ) França
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
Thomas Kesselring (Rev. Episteme nº 11) PHYSIS x TÈCNE (Grécia Antiga) COSMO – UNIVERSO – TUDO (A NATUREZA TEM SURGIMENTO DO ESPONTÂNEO) MUNDO INFINITO.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Teoria filosófica da arte.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Filosofia Contemporânea
1.Soc.Tribais/Idade Antiga
FILOSOFIA.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida.
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: Fim do feudalismo, surgimento das cidades e da burguesia. Porém a mentalidade permanecia.
Douglas Fernando Blanco
Renascimento século XIII - Itália
A ética.
OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS
O pensamento liberal Capítulo 18.
Danúbia Carol, Elisabeth G., Jonas Dill
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
• a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII),
O que é Sociologia?.
Nova concepção do homem e do mundo
O conhecimento na antiguidade
História da Filosofia Moderna I Prof. Suderlan Relação de: Sujeito e objeto Realista: Consciência = substância = sujeito (em si) capta o significado do.
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Conceitos e visões filosóficas
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII A SOCIEDADE MODERNA SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII

O MUNDO MEDIEVAL: VISÃO TEOCÊNTRICA (CENTRADA EM DEUS) DA REALIDADE O MUNDO MEDIEVAL: VISÃO TEOCÊNTRICA (CENTRADA EM DEUS) DA REALIDADE. TUDO SE EXPLICAVA COM BASE EM DEUS OU COMO SENDO FRUTO DE SUA VONTADE. A IGREJA TINHA O PODER DE INSTITUIR “VERDADES”: VISÃO PESSIMISTA DO MUNDO EM QUE VIVEMOS; VALORIZAVA A PASSIVIDADE E A OBEDIÊNCIA ENTRE OS CRISTÃOS.

O HOMEM MODERNO COMEÇAVA A DAR MAIS IMPORTÂNCIA A SI MESMO. VALORIZAÇÃO DA SUA CONDIÇÃO HUMANA E SUA CAPACIDADE DE AGIR, MUDAR E EXPLICAR A NATUREZA. INDIVIDUALISMO (VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO): BUSCA PELO PRAZER, DIVERSÃO, FASCÍNIO PELO DINHEIRO. RACIONALISMO (VALORIZAÇÃO DA RAZÃO): ACREDITAR MAIS EM SI MESMO PARA COMPETIR, PARA CRIAR E INVENTAR.

A CRISE DA IGREJA A REFORMA LUTERANA A DOUTRINA CALVINISTA (JOÃO CALVINO 1509-1564) O TRABALHO E A PROSPERIDADE ECONÔMICA DELE RESULTANTE ERAM MUITO VALORIZADOS. A VOCAÇÃO PARA UMA PROFISSÃO É UM DOM CONCEDIDO POR DEUS A RIQUEZA É UM SINAL DAS BENÇÃOS DE DEUS SOBRE A FAMÍLIA: REVOLUÇÃO ÉTICA

O RENASCIMENTO O HUMANISMO FOI UM DOS ELEMENTOS QUE CARACTERIZARAM E FUNDAMENTARAM O RENASCIMENTO CULTURAL. SER HUMANISTA SIGNIFICA: O HOMEM É O CENTRO DO UNIVERSO O MUNDO NATURAL É REINO DO HOMEM A VIDA ATIVA É MAIS IMPORTANTE QUE A CONTEMPLATIVA

A CONCEPÇÃO TRADICIONAL DA POLÍTICA NA GRÉCIA CLÁSSICA OS FILÓSOFOS PLATÃO E ARISTÓTELES PRESCREVIAM E NORMATIZAVAM COMO DEVERIA SER UM BOM GOVERNO (“DEVE SER”, “NÃO DEVE SER”). ESSES AUTORES BUSCAVAM A ESSÊNCIA DO BOM GOVERNO. BUSCAVA-SE A VALORIZAÇÃO DA TEORIA SOBRE A PRÁTICA. ESTREITA LIGAÇÃO ENTRE A POLÍTICA E A MORAL.

NA IDADE MÉDIA HAVIA UMA ESTREITA LIGAÇÃO ENTRE POLÍTICA E RELIGIÃO: A IDÉIA DE QUE AÇÃO POLÍTICA DEVIA ESTAR SUBORDINADA ÀS LEIS MORAIS OUTORGADAS POR DEUS. PREVALÊNCIA DO PODER ESPIRITUAL SOBRE O TEMPORAL O ESTADO NÃO PODERIA PERMITIR QUE AS EMOÇÕES E SENTIMENTOS HUMANOS CONDUZISSE AO PECADO: IMPOSIÇÃO DOS PRINCIPIOS DA MORAL CRISTÃ.

THOMAS MORUS 1478-1535 AUTOR DA “UTOPIA” NÃO HÁ PROPRIEDADE PRIVADA: TUDO PERTENCE A TODOS. TODOS SÃO IGUAIS, POSSUEM A MESMA RENDA E IGUAL CONDIÇÃO DE VIDA NÃO HÁ DIVISÃO DO TRABALHO O TRABALHO DURA APENAS SEIS HORAS DIÁRIAS NÃO HÁ APENAS UMA RELIGIÃO OU UM DEUS, E TODOS OS CIDADÃOS SABEM RESPEITAR AS DIFERENTES CRENÇAS