PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
NORMALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
PROJETO GRÁFICO VISUAL
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
Professores: Andréa, Bruna e Homero Disciplina: Seminário Integrado
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Composição e Projeto Gráfico
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Programa e Plano de Ensino
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
Contrato Pedagógico Introdução à Contabilidade – 3 SIN A/07
Aplicativos gráficos (Apresentação)
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
PRODUÇÃO ACADÊMICA II Prof.: Rodney Caetano.
Percurso da Comunicação Aplicada
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
BENEDITO BARRAVIERA Professor Titular de Doenças Tropicais - UNESP Presidente da ABEC XVI CURSO DE EDITORAÇÃO CIENTÍFICA DA ABEC PRINCÍPIOS GERAIS E IMPORTÂNCIA.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Componente Curricular
Componente Curricular
Teoria da Computação Prof. Fabiano Sabha.
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Trabalho em grupo.
Prof.: Vinícius Quintas Souto Maior
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Escola de Educação Especial
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE VILA VELHA Carga Horária: 40 horas Professor: Bassini
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
Contrato Pedagógico – 2013/02
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
TCC I BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011/2.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Iniciação Científica º Série/EM.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Projeto Editorial.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Organização Normas e Qualidade
Por que o jornal na escola?
Faculdade Piaget - Brasil
Contabilidade I Apresentação da disciplina Profa. Adm. Mara Luiza Gonçalves Freitas Curso de Bacharelado em Administração.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO 2013(2)

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Professor responsável: Jorge Carlos Felz Monitora da disciplina: Liliane Oliveira (4a feira, das 14 às 17h00) E-mail da disciplina: plangraficofacom@gmail.com Blog da disciplina: www.graficovisual.wordpress.com

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO TURMA A 3a feira, das 10h00 às 11h50 4a feira, das 10h00 às 11h50 TURMA B 3a feira, das 20h00 às 21h50 4a feira, das 20h00 às 21h50 NAS AULAS PRÁTICAS, AVISAREMOS 10 MINUTOS ANTES DO TÉRMINO PARA SALVAMENTO E FINALIZAÇÃO DAS TAREFAS

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO OBJETIVOS: Objetivos gerais: Fornecer aos alunos noções básicas de planejamento visual como fundamento para produções jornalísticas, com ênfase na produção gráfica de veículos impressos, incluindo editoração eletrônica.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO OBJETIVOS: Objetivos específicos: Dominar os princípios básicos do planejamento visual; Conhecer a história e os processos evolutivos do design gráfico e da diagramação; Dominar as possibilidades técnicas formais e criativas da produção visual; Reconhecer as especificidades e conexões do design de periódicos e jornais com as demais práticas jornalísticas;

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO OBJETIVOS: Objetivos específicos: Compreender a natureza da relação entre representação visual e realidade; Desenvolver a capacidade de análise crítica aplicada ao planejamento de jornais e periódicos; Conhecer e dominar as técnicas e ferramentas da editoração eletrônica de jornais e periódicos.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Unidade 1: Bases históricas do desenho de páginas impressas: primórdios do design de páginas; Amílcar de Castro e a reforma gráfica do Jornal do Brasil; Informatização das redações brasileiras: o caso Folha de S. Paulo.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Unidade 2: fundamentos do planejamento gráfico: os sistemas de impressão: origens e matrizes; a Linguagem Visual e sua aplicação em layout: a mensagem visual; decomposição das imagens; códigos visuais; conceitos e princípios de Forma: escala, volumes, simetria, repetição, acumulação e distorção;

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Unidade 2: gestalt dos objetos: fundamentos teóricos da Gestalt, categorias conceituais; princípios de proximidade, alinhamento, repetição e contraste; as cores nas Artes Gráficas: seleção de cores, uso e técnica da cor, psicologia das cores; estudos de tipologia: letras e tipos, caixas, fontes, séries, categorias, contrastes.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Unidade 3: produção de periódicos e revistas: a revista: colunas e resultados, estrutura física das revistas; simetria, zonas ópticas primárias e zonas mortas; variação das formas; os jornais: formatos, características técnicas e formatos, elementos gráficos, desenhos.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Unidade 4: noções de editoração eletrônica: introdução à editoração eletrônica; gerenciando arquivos; visualizar e imprimir; trabalhando com documentos longos; inserindo textos e imagens; editando textos; formatação básica de textos – menus e paleta; formatação adiantada – menu e paleta; figuras e objetos.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Metodologia de Ensino: Propõem-se aqui três tipos de aula: aulas expositivas, voltadas para a aprendizagem dos temas, princípios e conteúdos definidos na estrutura do programa; aulas práticas, destinadas à aplicação e uso dos conhecimentos relativos a procedimentos e técnicas; aulas de orientação e análise, onde se deverá privilegiar a discussão em torno dos aspectos criativos e conceituais implicados nas atividades de produção individual ou coletiva.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: A avaliação dos alunos é baseada nos processos de aprendizagem indicados no programa e que se concretizam nas competências a adquirir. As orientações programáticas expressas são as diretrizes para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, tendo em conta os conhecimentos, competências técnico-artísticas, relacionais e organizacionais que habilitam o aluno para o desempenho profissional.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: Também é objeto de avaliação, as dimensões curriculares de caráter transversal, tais como a compreensão e expressão em língua portuguesa e a apresentação e defesa dos trabalhos realizados. As atividades de avaliação e os instrumentos utilizados serão articulados com o processo de ensino e aprendizagem.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO A avaliação da disciplina compõem-se das seguintes etapas: (A) Atividades individuais ou em grupo, desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem e em sala de aula convencional; (B) duas avaliações (provas) de caráter teórico-prático, individual e que objetivam perceber o nível de compreensão e de entendimento dos conceitos básicos do design e da editoração eletrônica; (C) Desenvolvimento de projetos de: jornal mural, boletins informativos, jornais tablóides, revistas e websites;

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Cálculo da Nota: O cálculo da média final será feita a partir da somatória dos valores absolutos obtidos em cada avaliação. Será ainda considerada participação dos alunos em todas as atividades presenciais e não presenciais bem como a frequência mínima de 75%.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Chamadas e controle de faltas: A chamada será sempre feita com 40 minutos de aula. O aluno que chegar depois, terá direito a apenas uma presença; O abono de faltas segue os procedimentos definidos pela legislação (MEC): Licença maternidade e afastamento médico; Atividades de caráter eleitoral; Serviço Militar; IMPORTANTE! Não é obrigação do professor o controle do número de faltas de cada aluno.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Cálculo da Nota: A pontuação está distribuída da seguinte forma: (A) atividades desenvolvidas em sala e extraclasse (resenhas, fichamentos, exercícios práticos desenvolvidos em cada unidade, análises de produtos, ...) = 20 pontos; (B) provas teórico-práticas = 20 pontos (C) produtos & projetos (boletins, jornais e revistas) = 60 pontos

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Observações: Os trabalhos e avaliações serão individuais, em duplas ou em grupos de, no máximo, 4 pessoas (sob pena de redução da pontuação). Nos trabalhos em grupo, será sempre considerado o desempenho individual dos membros da equipe.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Bibliografia Básica: FIDALGO, João. Diagramação com Adobe Indesign CS3. S. Paulo: Érica, 2007. FOLHA DE S. PAULO. Manual da redação. São Paulo: Publifolha, 2008. GUIMARÃES. Luciano. A cor como informação. S. Paulo: Annablume, 2000 WHITE, Jan V. Edição e design. S. Paulo: JSN, 2006 (livro base) WILLIANS, Robin. Design para quem não é designer, 2a edição. S. Paulo: Callis, 2008.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Bibliografia Complementar FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. S. Paulo: Edgard Blucher, 1982. GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto – sistema de leitura visual da forma. S. Paulo: Escrituras, 2000. GUIMARÃES, Luciano. As cores na mídia. S. Paulo: Annablume, 2003 LUPTON, Ellen. Pensar com tipos – guia para designers, escritores, editores e estudantes. S. Paulo: Cosac Naify, 2006. PEREIRA JR. Luiz Costa. Guia para a edição jornalística. Petrópolis: Vozes, 2006. RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. 7 ed. rev. ampl. Brasília: Linha Gráfica, 1998.

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Sites e portais: CADERNOS DE TIPOGRAFIA. Disponível em: http://tipografos.net/cadernos/ GUIA DO GRÁFICO. Disponível em: http://www.guiadografico.com.br NEWSEUM. Disponível em: http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/ THE GUARDIAN GUIDE. Disponível em: http://www.guardian.co.uk/theguardian/2011/mar/05/theguide TIME MAGAZINE. Disponível em: http://www.time.com/time/

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO MATERIAL DE USO INDIVIDUAL (PARA USO EM TODAS AS AULAS PRÁTICAS)   01 bloco de papel A4 tipo LAYOUT, 90 a 120 g/m2 – SEM MARGENS; 01 régua plástica de 30cm e conjunto de esquadros: 45 e 60 graus; 03 lápis para desenho – números: 6B, 2B e HB; 01 borracha branca para desenho; 01 PENDRIVE – mínimo de 1GB – uso exclusivo para a disciplina;

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL CONTRATO PEDAGÓGICO Observações finais: Favor manter celulares desligados quando em sala. Caso seja necessário, mantenha-o em modo vibracall; Computadores só devem ser ligados/ usados quando indicados pelo professor. Quando houver aula expositiva favor não ligar! Ao fim das atividades, caberá ao aluno desligar os equipamentos usados;